Mosteiro de São Salvador de Palme / Casa do Mosteiro

IPA.00021312
Portugal, Braga, Barcelos, Aldreu
 
Mosteiro masculino beneditino..
Número IPA Antigo: PT010302550099
 
Registo visualizado 595 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro masculino  Ordem de São Bento - Beneditinos

Descrição

Fachada principal com igreja de cunhais firmados por pilastras, coroados por pináculos, terminada em frontão triangular, decorada por segmentos de cornija e com brasão no tímpano. É rasgada por portal de verga abatida, com moldura rematada em cornija contracurva, e janelão, também de verga abatida. À direita desenvolve-se copo do convento, avançado, com fachada de dois pisos, o superior rasgado por janelas de sacada, com guarda em ferro, encimadas por frontão triangular, tendo ao centro escada de dois lanços opostos, com patamar coberto por alpendre quadrangular, assente em colunas sobre plintos. INTERIOR: a capela-mor tem as paredes em cantaria, com silhar de azulejos policromos, e coberta por abóbada artesoada, com as nervuras e bocetes pintados. Possui retábulo de talha dourada e policroma, de corpo reto e três eixos, definidos por seis colunas, de fuste espiralado e terço inferior decorado com motivos vegetalistas, sobre plintos paralelepipédicos ornados com cartelas, e capitéis coríntios, sustentando arquitrave. Em cada eixo tem nicho pouco profundo, em arco de volta perfeita, com fecho relevado, o central com querubins nos seguintes, albergando imaginária. A estrutura remata em tabela, definida por quartelões, tendo ao centro cartela com imagem da Virgem, rematada em cornija e frontão interrompido. A tabela é ladeada por meias cartelas, e orelhas, em talha. Claustro com alas de dois pisos, separados por cornija e rematado em friso e cornija, tendo no primeiro piso arcos de volta perfeita sustentados por colunas toscanas, e, no segundo, janelas de varandim, com guarda em ferro; as alas possuem pavimento em cantaria, integrando várias sepulturas. Ao centro da quadra, arrelvada, surge fonte facetada, com uma taça.

Acessos

Aldreu, Lugar do Souto, estrada a partir da EN 306

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, envolvido por campos de cultivo.

Descrição Complementar

No interior da nave, está colocado o túmulo de José Maria da Fonseca Moniz, o 1º Barão de Palme (1794 - 1862), obstruindo a antiga porta de ligação ao claustro. Conserva o antigo aqueduto de abastecimento.

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro masculino

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1028 - fundação de um mosteiro beneditino, pelo filho do fidalgo Lovesendo, no local onde detinha uma ampla quinta; 1568 - segundo Frei Bartolomeu dos Mártires, o edifício pertencia a uma comenda, sendo o seu último comendador D. João de Portugal (1556-1585), bispo da Guarda, que recebia mais de 500$000 anuais; 1575 - nomeação de um prior; 1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa, no edifício residem 12 frades; 1834, 28 maio - após a extinção das Ordens Religiosas, o convento é integrado nos bens da Fazenda Nacional, sendo mais tarde comprado pela família Fonseca Moniz; 1836 - devido à reforma administrativa, passa a integrar a freguesia de Aldreu; 1929, 14 janeiro - sentença do Tribunal Eclesiástico de Braga determina a inclusão do mosteiro na freguesia de Santo André de Palme; 2017, 22 dezembro - publicação do Anúncio de abertura do procedimento de classificação do Mosteiro de São Salvador de Palme, incluindo o património móvel integrado e respetiva cerca, em Anúncio n.º 226/2017, DR, 2.ª série, n.º 245/201.

Dados Técnicos

Sistema estrutura de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza..., Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706, tomo I.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Obras de restauro e conservação.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Ao que parece o altar existente na nave é proveniente da igreja de Beiriz, Póvoa de Varzim, que foi reconstruída entre 1865 e 1872.

Autor e Data

Paula Noé 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login