Capela de Nossa Senhora do Rosário

IPA.00021294
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e São Vicente)
 
Arquitetura religiosa, seiscentista. De acordo com Eduardo Pires de Oliveira, a capela de Nossa Senhora do Rosário merece especial destaque por ser um dos poucos testemunhos que se conservam, em Braga, deste género de capelas integralmente forradas a azulejo de padrão seiscentista.
Número IPA Antigo: PT010303110230
 
Registo visualizado 506 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular composta por nave única e capela-mor, de dimensões reduzidas. Fachada principal virada a SO., aberta por portal de verga recta e por um janelão rectangular, com pirâmides rematadas por esferas nos cunhais, são ainda visíveis as marcas do antigo alpendre. INTERIOR da nave e capela-mor, totalmente revestido por azulejos de padrão polícromo.

Acessos

Largo da capela

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado.

Descrição Complementar

Interior da capela revestido a azulejos, possui padrão azulejar que corresponde, no Corpus de Azulejaria de Santos Simões, ao P-105, isto é, ao denominado padrão de maçarocas de pintas grandes (SIMÕES, 1997, pp. 41-42). Apenas sob o retábulo-mor, do lado esquerdo e entre o frontal e a parede, foi aplicado, por razões desconhecidas, um outro padrão.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - data provável da construção da capela; 1999, 25 Janeiro - proposta de classificação de particular; 23 Fevereiro - despacho de classificação do vice-presidente do IPPAR; 2010, 25 Junho - proposta da DRCNorte para a classificação como de IP; 15 Dezembro - parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a não atribuição de uma classificação de âmbito nacional; 17 Dezembro - despacho de arquivamento do Director do IGESPAR; 2012, 17 outubro - anúncio nº 13582/2012, do DR, 2ª série, nº 201, com o arquivamento do procedimento de classificação da Capela.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/156318/, 26 Abril 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sónia Basto 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login