Mercado do Livramento

IPA.00002127
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Arquitecturacomercial, Art Deco, revivalista, contemporânea. Mercado de exterior ao gosto de Art Deco, pela sua traça de jogo de linhas rectas com grande geometrismo. Elegante pavilhão coberto, em que se destacam as estruturas de betão e ferro ao gosto da Arte Nova. Elementos de tipologia romântica de neoclassicismo na simetria da fachada principal e nos elementos ornamentais, com uso de frontão, e com temas nacionalistas na decoração dos painéis de azulejos; de neobarroco no traço curvo rico de sinuosidade e de movimento dos mesmos.
Número IPA Antigo: PT031512030044
 
Registo visualizado 574 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Mercado    

Descrição

Planta longitudinal simples e regular, com coincidência exterior / interior. Massa simples disposta na horizontal; cobertura homogénea em telhado de 2 águas. Fachada principal orientada a N., de simetria perfeita, com embasamento e ladeada por cunhais; desenvolve-se em 5 panos principais divididos por bandas lombardas colossais; 2 pisos com grande número de vãos de forma rectangular recuados: o 1º com vãos de portas e o 2º com janelas, que emprestam a horizontalidade que sobressai nas 3 fachadas desafogadas à vista; aos 2 portais sobrepõe-se um pequeno telheiro; remate em platibanda de ressalto e continuada, à volta do edifício, destacando-se nele um frontão angular e 2 panos de platibanda que se elevam mais alto, na continuação da empena dos portais, no pano central. Fachadas a E. e O. com desenvolvimento idêntico à principal, com a mesma horizontalidade e grande número de vãos rasgados; apenas a platibanda, nestas, é acentuada por pequeno ressalto em altura, no remate do pano da empena sobre o portal central. Fachada posterior formada por empena cega remata de modo simples. Articulação exterior / interior nivelada e o interior de espaço único; a iluminação vem dos vãos abertos a toda à volta e do vidro que cobre parte do tecto; pavimento em cerâmica e calçada portuguesa; 1º piso, em volta do pavilhão, com compartimentos de lojas e armazéns; no pé direito do 2º desenvolve-se uma galeria em forma de U, sustentada por finas colunas rectangulares, com efeito de cortina, a dividir o espaço; a cobertura é em tecto de 2 asnas sem forro, com a estrutura de ferro deixada a nu. No interior, o topo orientado a E. é decorado por painéis de azulejos figurativos, de tema nacionalista, em tons de azul e branco com friso inferior a azul e amarelo; definem-se junto aos portais, outros painéis com o mesmo tema em tons de azul e amarelo em fundo branco. Bancas de venda de peixe em mármore.

Acessos

Av. Luísa Todi nº 157

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano em harmonização com o meio, isolado, confrontado a N. pela Av. Luísa Todi e sua Fonte Luminosa, a S. pela Tv. Nova do Mercado, a E. e O., respectivamente pelas R. Oriente do Mercado e R. Ocidente do Mercado *1

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: mercado

Utilização Actual

Comercial: mercado

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Marcellino Allemão de Mendonça Cisneiros de Faria *2

Cronologia

1876, 31 de Julho - Inauguração do antigo mercado que foi então considerado o melhor do país; séc. 20, final dos anos trinta - construção do novo mercado que foi substituir o primeiro; 1930 / 1940 - de execução dos azulejos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Alvenaria, cantaria, mármore, pedra de calçada portuguesa, ferro fundido, azulejos, zinco, vidro.

Bibliografia

LEAL, Augusto Soares de A. Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Vol. 9, Lisboa, 1880; Setúbal Cultural, Roteiro Cultural da Cidade de Setúbal, Setúbal, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Em Julho de 1887 a Câmara delibera que os terrenos adjacentes ao mercado passassem a ser designados desta maneira; *2 - Fez a planta sendo apontador das obras públicas.

Autor e Data

Albertina Belo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login