Capela de Nossa Senhora das Verdades

IPA.00021246
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa maneirista e barroca. Capela de planta rectangular simples com espaço interior único, coberto com abóbada de berço. Fachadas enquadradas com cunhais apilastrados toscanos. Fachada principal rematada por frontão, com portal de verga recta, com moldura de cantaria, encimado por frontão sustentado por mísulas. Fachada lateral, rematada por cornija sobre beiral, rasgada por janelas rectangulares com moldura de cantaria em capialço, com características ainda seiscentistas. Retábulo-mor de estrutura maneirista, com alguns elementos e decoração exuberante em estilo nacional. Organiza-se por andares definidos por entablamentos, sendo os eixos definidos por colunas torças decoradas com pâmpanos. Os eixos laterais apresentam painéis pintados sobrepostos. Esta estrutura é envolvida por decoração exuberante de elementos fitomórfica, volutas e querubim, característica do final do séc. 18.
Número IPA Antigo: PT011312140312
 
Registo visualizado 533 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular de massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal voltada a N., com cunhais apilastrados toscanos e remate em frontão, no vértice com acrotério e lateralmente com pináculos de bola sobre alto acrotério rematado por cornija. Portal de verga recta, com moldura em cantaria de granito, com ombreiras molduradas que sustentam entablamento, apresentando no friso, ao centro, almofada rectangular jacente, e nos extremos mísulas de sustentação do frontão de remate. Fachada lateral O. e fachada posterior com alto embasamento em aparelho irregular, devido ao declive do terreno. A lateral é rematada por cornija sob beiral, e apresenta duas janelas rectangulares com moldura de granito em capialço, gradeadas, e a posterior, a S., cega, com cunhais apilastrados toscanos e remate em empena, com cruz no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, apresentando pavimento em laje de granito, com cobertura em abóbada de berço assente em estreita cornija que corre as paredes laterais. Na parede testeira, sobre supedâneo, retábulo de talha dourada de planta rectangular, de dois andares definidos por entablamentos, com friso decorado com elementos fitomórficos, e cinco eixos, definidos por colunas espiraladas decoradas com pâmpanos, e nos extremos por pilastras colossais, com decoração vegetalistas, encimadas por pinhas. Remate recortado, ricamente decorado com elementos fitomórficos e volutas, apresentando ao centro dois putti confrontantes, enquadrando cabeça de anjo. No eixo central, inferiormente, imagem da padroeira, enquadrada por decoração exuberante de elementos fitomórficos, com putti, encimada por cartela sustentada por putti. Nos eixos intermédios, painéis pintados sobrepostos com imagens de santos. No banco, ao centro sacrário encimado pelo crucificado, e lateralmente as bases de sustentação das colunas. Ao sotobanco, adossa-se ao centro altar rectangular, apresentando no frontal três painéis pintados com elementos florais.

Acessos

Rua D. Hugo, Escadas das Verdades

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163) e na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086).

Enquadramento

Urbano, adossado a E. a edifício de planta em L de dois pisos, em terreno de declive acentuado em direcção ao rio Douro. Na proximidade encontra-se o Paço Episcopal do Porto (v. PT011312140007).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - O Cónego Nicolau de Parada manda construir uma capela; 1843 - era proprietária da capela Ângela Jácome do Lago e Moscoso; 1950 - a capela encontra-se em ruínas; é adquirida pela CMP a Sebastião Lopes de Calheiros e Menezes da Silveira, neto de Ângela Jácome do Lago e Moscoso, e casado com D. Maria del Carmen Albizu y Elorza.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito rebocada e pintada; embasamento, cornija de remate da fachada, molduras dos vãos, cornija do frontão, acrotério e cruz dos vértices das fachadas, pináculos, pavimento interior e supedâneo em granito; ferro no gradeamento das janelas; telha na cobertura; talha no retábulo-mor.

Bibliografia

QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto, Vol. XIII, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1843 - Obras de restauro; CMP: 1950, após - obras de restauro.

Observações

Perto deste local deverá ter existido a Porta de Nossa Senhora da Verdade, da muralha românica, destruída no séc. 18.

Autor e Data

Patrícia Costa 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login