Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de Póvoa de Varzim
| IPA.00021033 |
Portugal, Porto, Póvoa de Varzim, União das freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai |
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Arquitetura de comunicações, do séc. 20. Estação de correios, do tipo n.º 3, de planta rectangular irregular marcado pela existência de alguns ressaltos nas fachadas laterais, de linhas simples, rectilíneas e eminentemente funcionais. Possui fachadas simples, rasgadas por vãos rectilíneos. Adossada ao corpo principal apresenta torre, de ângulos circulares, ligeiramente mais elevada. Edifício de linhas retas e linguagem sóbria, mantendo-se fiel ao projeto original, de construção e ampliação. Destaca-se na rua pela sua sobriedade. |
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Número IPA Antigo: PT011313100035 |
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Edifício e estrutura Edifício Comunicações Estação de correios (CTT)
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Descrição
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Planta retangular irregular, composta por três corpos de volumes articulados e coberturas diferenciadas, com telhados de duas, três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, e em cantaria à vista, terminadas em cornija de betão, sobrepostas por beiral, rasgadas por vãos retilíneos, envolvidos por moldura de granito, saliente. Corpo principal com duas fachadas voltadas para as duas ruas de acesso, a S. e E.,formando angulo, marcado por dois registos, o primeiro em cantaria de granito, percorrido por bordo destacado no terço inferior, e duplo bordo, intercalado por composição de vãos regulares, mais ou menos a meio das fachadas, sendo três na fachada S. e quadro na fachada E. No segundo registo, destacam-se nas duas fachadas janelas de sacada, com varandas de betão, assentes sobre mísulas de cantaria, protegidas por grades de ferro. No extremo da fachada S., apresenta pequeno terraço deixado pelo recuo da fachada, que assume forma de "L". A porta principal, de verga reta localiza-se a E., antecedido por degraus. Ao centro da fachada S., apresenta o símbolo dos CTT em relevo, gravado no granito e no canto superior esquerdo da fachada E., mísula de granito para apoio do mastro de bandeira. Ao extremo E., adossa-se torreão de angulo arredondado, de dois registos, sendo o primeiro em cantaria de granito, rasgado no angulo por vão protegido por grades de ferro, e o segundo, rebocado e pintado, apresenta composição envidraçada de três registos, intercalados por cornija de granito. Ainda a E., ligado ao copo principal por porta de entrada de viaturas, desenvolve-se corpo de menor volumetria, de ângulos curvos, com embasamento de cantaria rematado por bordo saliente, e remate em cornija encimada por entablamento de cantaria. É rasgado ao nível do embasamento por pequenos vãos retos e a meio da fachada por composição de vãos interligados por moldura de granito de bordo saliente e intercalados por nembos também de granito. INTERIOR não observado. |
Acessos
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Rua João Dias, Rua Engenheiro Duarte Pacheco |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, no gaveto formado pela Rua João Dias com a Rua Engenheiro Duarte Pacheco, em zona mais ou menos plana, integrando-se de forma harmoniosa com o edificado envolvente. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Comunicações: estação de correios (CTT) |
Utilização Actual
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Comunicações: estação de correios (CTT) |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Sem afetação |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITETO: Adelino Alves Nunes (1903 - 1948). |
Cronologia
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1931 - Foi solicitada a aprovação da Administração-Geral de um conjunto de seis projectos-tipo, elaborados pela Direcção dos Serviços de Estudos, Construção e Conservação-CTT; os projectos foram submetidos à apreciação da DGEMN, que achava que a elaboração dos planos eram da sua competência, encarregando um arquitecto de elaborar três estações-tipo: Tipo I, Tipo III e Tipo 3 - região granítica; durante a elaboração destes projectos não existiram quaisquer contactos entre os CTT e a DGEMN, para avaliar quais as reais necessidades dos técnicos daquela instituição; 1932, 22 Setembro - Duarte Pacheco refere que é necessário e mais vantajoso construir os edifícios dos CTT, em vez de se proceder a arrendamento, ficando a DGEMN encarregue de elaborar os projectos e ver as necessidades de cada região; foi enviado um inquérito aos Chefes das Secções Electrotécnicas, solicitando informações sobre instalações, pessoal, tráfego e cálculo de necessidades relativas às áreas de serviço; 1933 - segundo um relatório de Couto dos Santos, administrador-geral dos CTT, empossado nesse ano, existiam 665 edifícios dos Correios, de que detinham a propriedade de apenas 92, sendo 28 do Estado, 82 cedidos gratuitamente e 463 arrendados, com o que se despendia anualmente 650.000$00; 1933 - 1934 - numa vistoria, concluiu-se que apenas 16 edifícios se encontravam em bom estado; 1934, 03 abril - Couto dos Santos exige um inquérito mais detalhado que o de 1932; 16 novembro - Duarte Pacheco reconhece que os projectos-tipo de 1931 não se coadunavam às necessidades reais e criou uma comissão para estudar os futuros projectos, composta por um delegado da Administração-Geral dos CTT, o engenheiro Duarte Calheiros, um delegado da DGEMN, engenheiro Roberto Espregueira Mendes, e o arquitecto Adelino Nunes; 1936, 02 abril - a Comissão elabora o seu relatório final com seis projectos-tipo, considerando o tráfego e pessoal existentes, bem como o seu aumento a curto prazo; previa que se utilizassem estruturas de alvenaria de tijolo ou metal distendido nas divisórias interiores, pavimentos em betão armado, que poderiam ser deslocados se necessário; nesse mesmo ano, os planos foram aprovados pelo Conselho Superior das Obras Públicas; 9 Agosto - Couto dos Santos refere a necessidade de substituir todo o mobiliário das estações; as Oficinas Gerais foram encarregadas de delinear tipos de mobiliário, optando-se por um de linhas simples, em madeira de macacauba, mogno, nogueira, carvalho e castanho; 1937, 03 agosto - publicação da lei n.º 1959, referente ao programa geral de Remodelação Financeira, do Material e Instalações da Administração Geral dos CTT, baseada em vários estudos iniciados em 1932-33, visando o Plano Geral de Construção de Redes Telefónicas e Telegráficas, a cumprir no prazo de 15 anos, Plano Geral de Edificações, no prazo de 5 anos e o Plano de Aquisição de Material, no prazo de 5 anos, para o que foi criada a Delegação dos Novos Edifícios para os CTT; 1938 - 1951 - construção do imóvel; 1943 - definição da tipologia dos móveis para o interior; 1951 - O Plano de Construções dos Novos Edifícios para os CTT, sofreu um abrandamento em virtude de estar a ser revisto pelos Serviços da Administração Geral dos CTT; Decreto-Lei n.º 38454 pelo qual se extingiu a Delegação e determinou que as respectivas atribuições transitassem para a DGEMN; 1956 - obras de ampliação, pelos Serviços de Construção e Conservação. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes autónomas. |
Materiais
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Estrutura em alvenaria de granito, tijolo e betão, rebocado e pintado; embasamento, modinaturas, mísulas, frisos, cornijas, pilastras, escadas em cantaria de granito; janelas protegidas por grades de ferro fundido; caixilharias de madeira e metal e vidro simples; portas de madeira e metal; cobertura em telha. |
Bibliografia
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BÁRTOLO, Carlos Humberto Mateus de Sousa - Desenho de Equipamento no Estado Novo: As Estações de Correio do Plano Geral de Edificações. Porto: s.n., 1998. Texto policopiado. Dissertação de Mestrado em Design Industrial apresentada à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1951. Lisboa: Ministério das Obras Públicas,1952; Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1952. Lisboa: Ministério das Obras Públicas, 1953; Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1956. Lisboa: Ministério das Obras Públicas, 1957. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DREMN-0027/04 |
Documentação Fotográfica
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IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DREMN cota: 0024/4, 0366/1, 0366/2, 0366/3, 0366/4, 0366/5, 0366/6, 0367/1, 0367/2, 0367/3, 0367/4, 0367/5, 1564/21, 0246/02, 1833/15, 1677/22,1833/15, 1489/07, 1677/21, 0027/04; DGEMN/REE - 0015/095, 0017/07. |
Intervenção Realizada
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Observações
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*1 - O Plano de Construções dos Novos Edifícios para os CTT, foi em grande parte, realizado durante o período de subida de preço dos materiais e mão de obra, mercê das circunstâncias devidas à Segunda Guerra Mundial, que veio a prejudicar o andamento previsto do referido plano. |
Autor e Data
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Patrícia Costa 2004 / Ana Filipe 2012 |
Actualização
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