Casa de Constança Lobo

IPA.00020950
Portugal, Braga, Fafe, Fafe
 
Casa oitocentista e educativa contemporânea, inserida no contexto da chamada "Casa de Brasileiro", de planta composta por corpo primitivo residencial rectangular ao qual foi adossado um corpo recente irregular, com desenvolvimento horizontal, originalmente envolvida por jardim com acesso por portões coroados por urnas neoclássicas, a ladear à fachada principal. Corpo recente do jardim de infância, de fachadas lisas e simples, amplamente rasgado por vãos e coberto por terraço.
Número IPA Antigo: PT010307090047
 
Registo visualizado 250 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por corpo rectangular, correspondendo à primitiva residência, ao qual se adossam na fachada posterior dois corpos recentes, em eixo, irregulares, correspondendo às dependências do jardim de infância. Volumes articulados de dominante horizontal, com cobertura no corpo residencial em telhado de quatro águas e em terraço nos recentes. Corpo residencial com fachadas de dois registos, rebocadas e pintadas de branco, excepto na fachada principal revestida a azulejos industriais de padrão floral, monocromo a azul. Apresentam embasamento, friso a separar os registos e remates em cornija sob beiral, na fachada principal a cornija é encimada por platibanda vazada por balaustrada. Fachada principal virada a NO., enquadrada por cunhais apilastrados toscanos, rasgado por porta ao centro atravessando o friso que divide os dois registos, estando flanqueada, já ao nível da elevada bandeira, por duas janelas de sacada à face, de cada lado. Todos os vãos apresentam molduras, com pilastras sob em arco pleno. As guardas das sacadas são em ferro forjado pintado de verde. Alongando-se a altura da porta para posicionar o arco do remate sobre a mesma linha que os das sacadas que a flanqueiam, mostra a respectiva bandeira duas secções, uma protegida por grade rectangular e a outra por grade em forma de leque, ambas em ferro forjado de desenho e pintura idêntica às guardas das sacadas. Portas e janelas em alumínio lacado. A fachada lateral NE. apresenta no primeiro registo, porta de verga recta e quatro óculos ovais que iluminavam as antigas lojas, encimados, no segundo registo, por uma janela em arco pleno, no extremo direito, seguida de três janelas de verga recta. A fachada lateral SO. apresenta no primeiro registo, quatro largas portas sem moldura e de três folhas, encimadas no segundo registo, sem atender ao alinhamento, por uma janela em arco pleno seguida de quatro janelas de verga recta. A fachada posterior oculta parcialmente pelo corpo recente, rasgado amplamente por vãos de verga recta. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua de João XXIII

Protecção

Enquadramento

Urbano e isolado, com a fachada principal virada à rua, envolvido pelo antigo jardim, murado, com acesso por dois portões que flanqueiam a fachada principal, enquadrados por pilares coroados por urnas, e que se estende em profundidade para SE. Na proximidade, a E., o Hospital de São José de Fafe, a Igreja Paroquial de São José e o Tribunal de Comarca de Fafe (v. PT010307090024, PT010307090019 e PT010307090029). A NO. o Cine-Teatro de Fafe, e as casas de José Florêncio Soares e José Luís Mendes de Oliveira e Castro (v. PT010307090009, PT010307090030 e PT010307090011).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: jardim de infância

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, finais - A casa é mandada construir por um emigrante no Brasil casado com D. Constança Lobo, tendo a filha e herdeira do casal, D. Constança Maria Teixeira Lobo, casado com o Dr. José Malheiro C. da Silva; 1986, 1 Abril - contrato de gestão do edifício com a Santa Casa da Misericórdia de Fafe; 1994 - proposto como Imóvel de Interesse Local pelo PDM de Fafe, DR 224/94, 1ª Série B, de 27 de Setembro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura corpo primitivo e muros, embasamento, cunhais, frisos, molduras dos vãos, e cornijas de remate, em granito; corpo recente em tijolo e betão; portas e janelas em alumínio lacado; fachada principal revestida a azulejos industriais; portões, guardas das sacadas e bandeira do portal, em ferro forjado; cobertura em telha.

Bibliografia

MONTEIRO, MIGUEL, Fafe dos Brasileiros (1860-1930), Perspectiva histórica e patrimonial, Fafe, 1991, p. 235.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1970, década - Obras de adaptação do edifício para a instalação do jardim de infância implicando a demolição integral de todo o interior e a alteração da cobertura e do alçado posterior, em resultado de obra de ampliação que lhe adossou um corpo de nova construção.

Observações

Autor e Data

Alexandra Cerveira e Paulo Dordio 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login