Casa do Comendador Albino de Oliveira Guimarães

IPA.00020938
Portugal, Braga, Fafe, Fafe
 
Casa abastada do séc. 20, inserida no contexto da chamada "Casa de Brasileiro", de planta rectangular, de dois pisos e desenvolvimento horizontal. Fachadas principal e laterais revestidas a azulejo industrial relevado verde. Fachadas de linhas austeras rasgadas regularmente por vãos compostos por portas e janelas de peito, no primeiro registo e janelas de sacada e peito, no segundo. Originalmente a fachada principal era ladeada por portões de acesso ao jardim, que envolvia a casa.
Número IPA Antigo: PT010307090036
 
Registo visualizado 607 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, massa simples, volumetria de dominante horizontal, com coberturas em telhado de quatro águas, com mansarda rasgada por janelas de verga recta. Fachadas revestidas a azulejo industrial monocromo a verde, de padrão fitomórfico relevado, excepto a fachada posterior, rebocada e pintada de branco. Apresentam dois registos, na principal e laterais enquadradas por cunhais de cantaria, com embasamento, friso a separar os registos e vãos em arco abatido emoldurados. Fachada principal virada a O., com onze vãos no primeiro registo e treze no segundo, No primeiro, ao centro abre-se porta principal, ladeada por painel de azulejos com inscrição, e flanqueada por uma janela de cada lado, a que se segue uma porta, duas portas geminadas e uma última porta, sendo simétrico este esquema em ambos os lados. No segundo registo, os três vãos centrais são janelas de sacada única, seguem-se duas janelas de peito geminadas, em cada um dos lados, uma janela de sacada e duas janelas geminadas, em ambos os lados, mantendo a simetria. As guardas das sacadas são em ferro. O esquema de vãos no frontispício é assim alternado nos dois registos, sendo que sobre os vãos geminados do primeiro há um só vão no segundo, e vice-versa. Portas e janelas com caixilhos de alumínio lacado de branco. As fachadas laterais N. e S. apresentam três portas no primeiro registo e três janelas no segundo, a central de sacada. A fachada posterior rasgada assimetricamente por vãos de verga recta. INTERIOR não observado.

Acessos

Avenida 5 de Outubro, n.º 33 a 59

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, com fachada principal virada à rua e restantes abertas para terreiro não murado e de reduzida dimensão que confina, a E., com talude e dos outros lados com construções recentes de um e dois pisos. Fronteira encontra-se a Casa de Miquelina Alves de Sousa (v. PT010307090046). Na mesma rua, a S. o edifício da Câmara Municipal de Fafe (v. PT010307090065).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Inscrição pintada em pequeno painel de azulejos, com representação da Virgem; leitura: 1940. A Virgem Maria foi concebida sem pecado original.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Política e administrativa: repartições públicas / Serviços: edifício de escritórios

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1908 - A casa é mandada construir por Albino de Oliveira e Castro, nascido em Fafe, em 1834, filho de José de Oliveira, da freguesia de Golães e de Maria Joaquina da Silvas, de Santa Cristina de Arões, ambos lavradores; foi emigrante no Rio de Janeiro, Brasil, onde substituiu o apelido Castro pelo de Guimarães, sendo a partir de então conhecido por Comendador *1; casou no Rio de Janeiro com Luísa Mendes de Oliveira, filha de António Mendes de Oliveira e Castro, de Pardelhas, Fafe e Castorina Álvares Pereira de Oliveira e Castro, do Rio de Janeiro, irmã do Barão de Oliveira e Castro; Albino de Oliveira e Castro e sua mulher tiveram sete filhos; 1908, 6 Maio - falecimento de Albino de Oliveira Guimarães, numa casa onde residia, no Largo Ferreira de Melo, em Fafe; 1987, 27 Outubro - registo de entrada nos serviços da Câmara Municipal do projecto de adaptação da Casa do Comendador a "edifício destinado a comércio, escritórios e habitação" segundo a respectiva memória descritiva (processo 2074/87, Departamento de Obras); 1989 - aquisição do edifício pelo Estado para instalação dos Serviços do Ministério das Finanças, e obras de adaptação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria, embasamento, cunhais, e molduras dos vãos em granito; portas e janelas em alumínio lacado; guardas das sacadas em ferro forjado; fachadas principal e laterais revestidas a azulejo industrial; cobertura em telha de aba e canudo.

Bibliografia

MONTEIRO, MIGUEL, Fafe dos Brasileiros (1860-1930), Perspectiva histórica e patrimonial, Fafe, 1991, p. 189-191.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1989 - Obras de adaptação do edifício para a instalação dos Serviços do Ministério das Finanças e escritórios, implicando a demolição integral de todo o interior, a alteração da fachada posterior e da cobertura.

Observações

*1 - Albino de Oliveira Guimarães era rico proprietário e capitalista, íntimo do imperador D. Pedro II. A sua casa no Rio de Janeiro localizava-se na Avenida Rui Barbosa e é hoje um museu.

Autor e Data

Alexandra Lima e Paulo Dordio 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login