Casa dos Arcos / Edifício na Rua de 5 de Outubro / Edifício pertencente ao Senhor Valentim

IPA.00002089
Portugal, Santarém, Sardoal, Sardoal
 
Casa unifamiliar maneirista e ecléctica, constituída por corpos de diferentes épocas: o corpo prismático, seguindo a tipologia da "casa-torre", de tradição medieval e o anexo corpo central, rasgado por loggia aberta para a rua e portal com frontão de volutas, correspondem ao edifício maneirista, de traça erudita e sóbria; o corpo direito, mais elevado, com vãos de verga em arco segmentar, reflecte o gosto ecléctico do séc. 19. O diferente trabalho das sacadas confirma a distinção estilística apontada. No corpo prismático funcionou a capela do edifício.
Número IPA Antigo: PT031417030007
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planimetria composta por vários corpos rectangulares dispostos em torno de um pátio de planta quadrada. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado com beirais. A fachada principal, voltada a nascente, é constituída por 3 corpos de 2 pisos, os 2 corpos do lado S. assentes em forte embasamento, delimitados por cunhais e por pilastras, com cimalha corrida; o corpo da esquerda, prismático, com piso inferior cego e piso superior rasgado por porta-janela de verga recta arquitravada com sacada em ferro, o corpo central, com o piso térreo apenas rasgado por portal descentrado com verga recta arquitravada e frontão em massa com volutas laterais, o superior por loggia de 7 arcos em asa de cesto sobre colunas toscanas, esta recuada em relação à fachada; o corpo direito, mais elevado, é rasgado por 2 portas de vão rectangular, uma delas ladeada por 2 janelas de verga em arco redondo, no piso térreo, por 4 portas-janelas de verga arqueada e sacadas em ferro, no piso superior; a fachada S., correspondente ao corpo prismático, é vazada por janela de guilhotina no piso superior. INTERIOR: ao corpo prismático corresponde uma única divisão, ao corpo do lado direito, no piso térreo, loja e escada de acesso, no piso superior várias divisões de diferentes dimensões alinhadas, as salas e a cozinha abertas para o pátio e para a fachada principal, vários quartos para a fachada lateral direita; sótão recuado, com trapeira. Ao fundo do pátio dependências agrícolas. O portal estabelece acesso directo ao pátio.

Acessos

Rua 5 de Outubro, n.º 19 a 23

Protecção

Categoria:: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 *1

Enquadramento

Urbano. Integrado na malha urbana da povoação, com a fachada principal abrindo para a via de circulação; a fachada lateral N. e a posterior são rodeadas por amplo logradouro, a fachada lateral S. é flanqueada por habitação de 1 piso.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e serviços

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 (1ª metade) - data de construção do corpo prismático e da loggia; séc. 19 (2ª metade) - construção do corpo do lado direito.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada a ocre, contrastando com os cunhais, pilastras, cimalha e molduras brancas; cantaria em colunas e algumas molduras; cobertura em telha cerâmica; tectos em madeira.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71538 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Edifício na Rua Cinco de Outubro.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login