Casa na Rua José Estêvão, n.º 47 a 49

IPA.00002087
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Arquitectura residencial, oitocentista. Casa de três andares e águas-furtadas, inicialmente com zona de serviços e armazém no piso térreo, habitação nos pisos superiores; características arquitectónicas eruditas, nomeadamente na linguagem das pilastras, munidas de altos plintos e impostas bem marcadas; friso divisório do piso térreo e intermédio, cimalha moldurada, acompanhando o remate rectilíneo da fachada principal e o frontão da lateral; vãos rasgados de forma ritmada, com molduras lisas em cantaria, janelas de guilhotina, guardas dos balcões em ferro forjado com motivos geométricos de características oitocentistas. O frontão que remata a fachada lateral é vazado por janela.
Número IPA Antigo: PT031401130050
 
Registo visualizado 112 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal virada a N., de pano único, com rodapé, delimitado por pilastra e cunhal apilastrado e rematado por cimalha moldurada; três pisos, o inferior por friso, vazado por duas portas de verga recta, de diferentes vãos, intercaladas por pequeno óculo; os pisos superiores são rasgados por vãos de verga recta, simetricamente dispostos: duas portas-janelas com balcão com guardas em ferro forjado, com uma janela de guilhotina de permeio, no piso médio, três janelas de guilhotina no piso superior; no eixo da fachada, uma água-furtada de empena angular, com aletas laterais, rasgada por porta-janela, com balcão com guardas em ferro forjado. Fachada lateral direita de pano único igualmente delimitado por pilastras, rematado por frontão triangular, com três pisos vazados por porta e janela no térreo, três janelas de guilhotina de verga recta em cada um dos pisos superiores, uma janela idêntica no tímpano do frontão. Não foi possível o acesso ao interior do edifício.

Acessos

Rua José Estêvão (antiga Rua do Outeiro *1), n.º 47 a 49 (antiga Rua do Outeiro)

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, meia encosta. Integrada na malha urbana, flanqueada por edifício de três pisos. Deita a fachada principal para a Rua José Estêvão, a lateral para a Travessa do Almada, a posterior para logradouro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, 1.ª metade - data presumível de construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cantaria em molduras, pilastras e cimalha; cobertura em telha cerâmica; ferro forjado, vidro, madeira.

Bibliografia

CAMPOS, Eduardo, Toponímia Abrantina, 2ª ed., Abrantes, 1989; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71583 (consultado em 08-07-2016).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a Rua José Estevão compreende a antiga Rua do Concelho ou do Outeiro, sendo referida com esta última designação desde 1374; em 1889 tomou o nome actual.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login