Igreja Paroquial de Ortigosa / Igreja de Santo Amaro

IPA.00020763
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa
 
Arquitetura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal com nave única e capela-mor e fachada principal enquadrada por duas torres.
Número IPA Antigo: PT021009180053
 
Registo visualizado 261 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta pelos rectângulos justapostos da nave e capela-mor. Volumes articulados horizontalmente, contrastando com a verticalidade das torres sineiras. Cobertura diferenciada em telhado de 2 águas, de aba corrida e em coruchéu. Fachada principal virada a E. dividida em 3 panos delimitados por cunhais de cantaria abertos ao mesmo nível por 4 janelões de verga em arco quebrado sobre portal central de verga em arco abatido, de molduração simples. Sobre cornija contínua que contorna o frontão, iluminado por óculo, elevam-se paralelamente 2 torres rasgadas em 4 sineiras alteadas rematadas por coruchéus bojudos assentes entre 4 esguios pináculos, apresentando 2 mostradores de relógio. Fachadas N. e S. simetricamente constituídas pela ritmada fenestração dos corpos correspondentes à nave e capela-mor, sendo este último algo mais alto. Fachada O. de pano único, aberto por 2 janelas, com ligeiro ressalto em relação à empena da capela-mor. INTERIOR: sobre 3 arcos abatidos assenta coro alto de parapeito aberto em ferro forjado, sobre nave única com silhar de azulejos e tecto ornamentado por friso pintado na sanca e medalhão ao centro. Integra púlpito assente em mísula, com balcão de base quadrangular e altares laterais e colaterais de talha com remate em frontão curvo de lanços com resplendor no tímpano. Arco triunfal pleno acede à capela-mor de abóbada de aresta com medalhão no vértice. Retábulo destacado, com avançamento, rematado no tímpano por resplendor com olho. Guarda camarim com trono. A iluminação profusa é feita mediante janelões que abrem para a nave e capela-mor com peitoril recto (nave) e avançado (capela-mor).

Acessos

EN 109; Rua Joaquim de Sousa

Protecção

roposto pelo PDM como imóvel de Valor Concelhio

Enquadramento

Urbano. Isolado, de implantação destacada e elevada. Localiza-se no centro da povoação, junto à estrada nacional Leiria-Figueira da Foz. Na fachada lateral direita ergue-se uma casa de 2 pisos, Casa Saudade (v. PT021009180185) e fronteiro, do lado da Estrada Nacional, o Chalé (PT021009180186). Ergue-se ao centro de amplo adro calcetado delimitado por muro, ao qual se acede por escadaria.

Descrição Complementar

No adro, frente à porta lateral esquerda do templo, no pavimento, uma lápide tumular com a seguinte inscrição: "AQUI JAZ/NU CAMPO DA EGUALDADE/JOAQUIM DA COSTA E SOUZA/FILHO DO CAPITAO COSTA E SUA/MULHER MARIA DA ENCARNAÇÃO/QUE FORAO DO VEDIGAL FREG./DOS POUZOS AONDE NASCEU/A [24] DE MAIO DE [1828] E /FALLECEU NO MATTO DE EIRA/A 15 DE JUNHO DE 1888."e "VOS OUTROS QUE POR AQUI PAS/SAES A DEUS POR MIM ROGAI/NÃO DEIXEIS DE BEM FAZER/PORQUE ASSIM HAVEIS/DE SER" - "PEDE POR SUA ALMA/UM PADRE NOSSO/E UMA AVE MARIA."

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1610 - construção da primitiva igreja; séc. 18 - construção do atual templo; 1965, 12 maio - visita do Papa Paulo VI; 1995, 04 setembro - o edifício surge proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Leiria, DR n.º 204.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista.

Materiais

Estrutura de pedra calcária, telha, vidro simples, coberturas interiores revestidas a estuque pintado, talha, azulejo tradicional.

Bibliografia

Portugal, Diccionario Historico, Chorographico, Biographico, Bibliographico, Heraldico, Numismático e Artística, Vol VI, Lisboa, 1912.

Documentação Gráfica

Carta militar n.º 273

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login