Fonte da Abertura / Fonte do Chafariz

IPA.00020713
Portugal, Portalegre, Campo Maior, Nossa Senhora da Expectação
 
Arquitectura infraestrutural, novecentista. Fonte erguida durante o Estado Novo utilizando uma linguagem de características vernaculares, nomeadamente ao nível do espaldar de alvenaria caiada e pintada a azul de linhas curvas, remotamente evocando os formulários barrocos; painel de azulejo com cena popular característico da produção do Estado Novo.
Número IPA Antigo: PT041204010015
 
Registo visualizado 211 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Tanque de planta rectangular estreita, com zona central ligeiramente avançada, adossado a murete, de planta em "U", de alvenaria rebocada e caiada, de topos arredondados; o tanque de mármore tem embasamemto envolvente baixo e saliente e idêntico rebordo de remate com gatos de ferro na zona central; na ilharga direita cano de saída de água e no rebordo de rebordo orífício ligado a mangueira. Ao redor do tanque, pavimento de placas de mármore delimitadas por lambril também em mármore. Espaldar virado a NO., em frontão curvilíneo, de alvenaria rebocada e caiada col moldura dupla em relevo pintada azul, interrompida no vértice por placa de mármore afixada, com a inscrição "" C.M. - C.M. / CONSTRUIDO PEL / CAMARA MUNICIPAL / EM 1936. / ESTADO NOVO " *1; no tímpano, painel de azulejos inserido numa moldura, de alvenaria rebocada e pintada a azul, de formato rectangular e verga curva; o painel repete o formato da moldura, delimitando por friso a amarelo-laranja e cordão com elementos vegetalistas estilizados, paisagem, de azulejos azuis e brancos, figurando no 1º plano uma carroça puxada por dois cavalos, um cão, uma árvore e um homem; em 2º plano uma outra carroça e outro homem; a cena está inscrita numa oval circundada por cordão amarelo-laranja e duas cartelas marmoreadas a azul; no canto inferior esquerdo da oval a inscrição pintada "CERÂMICA.LUSITANA.LISBOA/ FEZ". Sob o painel de azulejos bica central.

Acessos

Rua de São Francisco. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,010293, long.:-7,067798

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 1020/2014, DR, 2.ª série, n.º 218, de 11 novembro 2014.

Enquadramento

Peri-urbano, meia-encosta, isolado, na beira de via de circulação automóvel, calcetada, que faz reentrância, também calcetada, onde se ergue a fonte, com o tardoz do espaldar virado sobre o campo aberto a SE.; margens laterais em terra batida que desce em ligeiro declive pontuado de vegetação rasteira e canavial esparso; marginando a via de circulação de ambas as margens, árvores de algum porte. Para NO. fica o Antigo Convento de Santo António (v. PT041204010013).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR de AZULEJOS: Cerâmica Lusitana (1936).

Cronologia

1936 - construção da fonte pela Câmara Municipal e execução do painel de azulejo pela Cerâmica Lusitana de Lisboa.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, mármore, ferro, azulejo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - as palavras "ESTADO NOVO " encontram-se raspadas mas ainda legíveis.

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2002 / Rosário Gordalina 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login