Convento e Igreja de Santo António / Convento da Imaculada Conceição

IPA.00020711
Portugal, Portalegre, Campo Maior, Nossa Senhora da Expectação
 
Arquitectura religiosa, barroca, rococó, vernacular. Igreja conventual franciscana de planta longitudinal composta por nave, antecedida por coro-alto, capela-mor escalonada, sala do trono e torre sineira adossada à fachada lateral direita; a linguagem do barroco vernacular é bem patente na fachada principal, virada a S., na qual a simplicidade do alçado, de tipologia ainda maneirista - pano único entre cunhais, rasgado por portal mármoreo munido de frontão aberto (único elemento erudito) e janelas simples - é animada pela alternância de frontões das janelas e sobretudo pelo frontão contracurvado, de características cenográficas, já barrocas. Característicamente rococó é a fachada S. de uma das dependências conventuais, com trabalhos de estuque de grande riqueza decorativa. No interior mantém-se a austeridade típica da arquitectura franciscana, que nem a riqueza decorativa dos retábulos em talha joanina ou em mármore rococó (com acento no contraste preto e branco) e dos estuques rococó parecem derrogar. Retábulos das Capelas laterais do Evangelho neo-clássicos e da Epístola bem como o retábulo-mor rococó; este de linhas, italianizantes, faz parte de um conjunto alargado atribuível a José Francisco de Abreu, nomeadamente, em Campo Maior, dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Expectação (v. PT041204010005) e da Igreja de São João Baptista (v. Pt041204030012), da Igreja de Santo António de Borba (v. Pt040703010017), da Igreja de Nossa Senhora da Lapa (v. PT040714030010) e da Igreja dos Agostinhos (v. PT040714030005) em Vila Viçosa, dos retábulos laterais das igrejas da Madalena e de Santa Maria do Castelo de Olivença e do retábulo da capela-mor da Sé de Elvas (v. PT041207030001). Retábulos colaterais joaninos. Azulejos setecentistas.
Número IPA Antigo: PT041204010013
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província dos Algarves)

Descrição

Planta composta por igreja, claustro e dependências conventuais *1. Igreja de planta longitudinal, composta por coro-alto, nave única e capela-mor rectangular escalonadas, sala do trono ( actual sacristia ) e torre sineira.Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave e capela-mor, de duas e uma água nas dependências conventuais, em coruchéu bolboso na torre sineira. Fachadas de alvenaria rebocada e caiada, com molduras de vãos, cunhais, embasamentos e portadas e caixilharias de madeira pintados a azul celeste. Fachada principal a S., de três panos, os laterais correspondentes aos corpos dos edifícios conventuais flanqueando a Igreja; corpo da esquerda delimitado por cunhal apilastrado, com remate em cornija e beirado saliente, rasgado superiormente por pequenas janelas quadrangulares; corpo da direita delimitado por cunhal apilastrado, disposto em dois registos, com decorações em estuque de florões e elementos vegetalistas; remate em frontão curvilíneo coroado no vértice por fogaréu; de dois registos, definidos por cornija saliente, tem embasamento de azulejo polícromo de padrão; inferiormente rasgam-se 3 janelas de verga curva, com molduras de alvenaria, parapeitos em capialço e vergas decoradas de estuques compondo frontões abertos, os laterais com motivos vegetalistas, o central, maior, com cartelas deitadas envolutadas e no vértice florão; entre a janela da esquerda e a central, abre-se porta simples com acesso por 2 degraus; superiormente rasgam-se 3 janelas de sacada, munidas de varandins com gradeamentos simples de ferro; possuem molduras de alvenaria, com vergas curvilíneas sobrepujadas de pequenos frontões angulares de abas curvas; entre as janelas decorações em estuque compondo pilastras com os extremos decorados de florões; sobre o janelão central, ocupando o tímpano do frontão de remate da fachada, frontão canopial em baixo-relevo, preenchido por motivos em estuque de carácter vegetalista, concheados, volutas, acantos, cogulhos, emoldurando ao centro as armas dos Franciscanos; corpo central, correspondente à fachada principal da igreja, ligeiramente avançado, delimitado por cunhais munidos de bases e capitéis moldurados; de dois registos definidos por cornija moldurada envolvente, embasamento em azulejo ( idêntico ao corpo conventual adossado à direita ) e remate em frontão curvilíneo de aletas e volutas com vértice em frontão triangular corado de cruz; nos lados pináculos piramidais; no tímpano abre-se nicho axial, de volta perfeita, em semi-cúpula, com imagem de Santo António sobre peanha de alvenaria; inferiormente rasga-se portal axial, com molduras de mármore, de verga recta encimada por frontão triangular interrompido por cruz sobre peanha, com a data "1732", tudo em mármore; ao nível da cornija rasgam-se 3 janelas rectangulares, com molduras de alvenaria, sobrepujadas de frontões de alvenaria, os dos extremos triangulares, o central curvo. Fachada lateral E. tendo adossados vários corpos das dependências conventuais, delimitados a NE. por muro rematado de beirado contendo a zona cemiterial intramuros; a fachada E. da capela-mor é cega, de um pano delimitado por cunhal, com remate em cornija e beirado saliente; o alçado posterior da nave remata em empena rasgada por postigo. Fachada lateral O. com os corpos transversais adossados das dependências conventuais e da Torre Sineira, este de planta quadrada, com os alçados O. e E. rasgados pelas sineiras de volta perfeita munidas de sinos de bronze, cunhais angulares suportando entablamento coroado nos ângulos por pináculos em forma de urnas piramidais; entre os pináculos frontão de alvenaria, em forma de flor de lis; cobertura bolbosa em forma de coroa com coronel fechado por 4 diademas e remate em catavento de ferro. Fachada N. da igreja, correspodente à cabeceira da capela-mor, de pano único delimitado por cunhais salientes, remate em empena e cornija moldurada e embasamento saliente; ao centro rasgam-se duas pequenas janelas rectangulares, sobrepostas, com molduras de alvenaria. A entrada para a parte conventual faz-se pelo lado direito deste corpo. INTERIOR: alçados de alvenaria, rebocados e caiados; coro-alto assente sobre arco abatido descarregando sobre pilares adossados, tendo embebidas nos seus fustes pias de água benta de mármore em forma de concha; remate em balaustrada de mármore preto e branco fechada por grade de madeira de tabuinhas; cobertura do sub-coro em abóbada de aresta, embasamento alto pintado a cor cinza e pavimento em lageado de granito; no coro-alto cobertura em abóbada de berço, sobre sanca, que se prolonga pela nave; alçados cegos. Na nave cobertura em abóbada de canhão de lunetas sobre sanca envolvente e pavimento de lageado de granito em parte oculto por estrado de madeira *2; alçados da Epístola e Evangelho idênticos, rasgados por porta de moldura de mármore, de verga recta, sobrepujada por frontão triangular de estuque; superiormente rasga-se vão rectangular disposto na horizontal fechado por tabuinhas de madeira; segue-se vão de acesso a confessionário, em arco canopial sobre pilastras munidas de bases de barriga e capitéis sobrepostos de mísulas, fechado por portada de madeira recortada; nos dois tramos seguintes, sob as lunetas da abóbada, rasgam-se os arcos das capelas laterais, mais profundas e intercomunicantes as do lado da Epístola, de volta perfeita sobre pilastras munidas de bases e capitéis; entre as capelas laterais púlpito adossado à parede, com bacia de alvenaria de secção quadrada, moldurada, e caixa de balaústres de madeira, com acesso por porta simples protegida por pálio de madeira pintada. Do lado do Evangelho, Capela de Nossa Senhora de Fátima com retábulo de talha dourada e alvenaria de planta recta e eixo único e Capela do Calvário com retábulo em mármore preto e talha dourada de planta recta e eixo único. Do lado da Epístola, capela de Nossa Senhora da Conceição com arco de entrada revestido de estuques e mármores rosa e preto, fechado por teia recortada de mármore rosa e branco e cancela de madeira trabalhada; apresenta retábulo de mármore, rosa, cinza, vermelho e branco, de planta concâva e três eixos; pavimento de pedra polícroma e cobertura em abóbada de berço, com decorações de estuques polícromos, rasgada por duas grandes lunetas; nos alçados laterais silhares de azulejos azuis e brancos figurando episódios da vida de São Francisco: do lado esquerdo "Morte de São Francisco" e "Tentação", do lado direito "Estigmatização" e "Aprovação da Regra"; ao centro rasgam-se duas portas afrontadas, de molduras de mármore sobrepostas de frontões recortados, compostos de elementos vegetalistas; a da direita de acesso à Torre Sineira, a esquerda de acesso ao púlpito e comunicando com a Capela seguinte, de Santa Beatriz da Silva; esta possui teia de mármore recortada, cinza e rosa, com cancela de madeira trabalhada; retábulo de mármore preto e branco, de eixo único; pavimento de madeira e cobertura em abóbada de berço relevada de cartelas em estuque; alçados com embasamento alto resvestido a placas de mármore, rasgados ao centro por portas afrontadas de vergas curvas e molduras de mármore, a da direita de acesso ao púlpito e comunicando coma Capela da Conceição, a da esquerda comunicando com dependência conventual. Retábulos colaterais em talha dourada, polícroma o do lado da Epístola, de eixo único, e mesas de alvenaria pintadas imitando mármore branco e negro; nos extremos dos alçados da nave painéis de azulejos azul e branco, o do lado do Evangelho, recortado, figurando milagre de Santo António, datado de "1743"; arco triunfal de volta perfeita. Capela-mor profunda com pavimento em estrado de madeira e em xadrez em lages de mármore rosa, branco e cinzento na zona do altar, mais elevada, a que se acede por escadaria de 4 degraus de mármore, flanqueada por pódio fechado por teia de balaústres de mármore preto e branco; cobertura em abóbada de berço sobre sanca; alçado da Epístola rasgado por dois janelões rectangulares, em capialço; do lado do Evangelho porta de molduras de mármore e verga recta sobreposta de painel de azulejos azuis e brancos, 6X4, figurando "São Diogo"; à direita, grande vão rectangular, gradeado; retábulo-mor de mármore preto e branco, de planta recta e um eixo, com camarim, sacrário de mármore branco e nos extremos portas de acesso à sala do trono ( actual Sacristia ); esta apresenta planta rectangular com cobertura em abóbada de berço de perfil abatido, com luneta central a N.; pavimento cerâmico em xadrez azul e branco; no alçado N. rasga-se janela ocupando a luneta da abóbada; a O. portinhola de madeira; e S. porta de acesso ao trono.

Acessos

Largo do Convento. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,009517, long.: -7,070592

Protecção

Enquadramento

Urbano, meia-encosta, em terreno desnivelado, isolado, a S. do centro histórico da vila, próximo da Capela do Senhor dos Aflitos (v. PT041204030022 ), do Castelo e da Porta da Vila (v. PT041204030002) que lhe ficam a NO.; para S. afronta o Meio Baluarte de São Sebastião e o Baluarte da Boavista (v. PT041204030002). Possui cerca a NO. sendo a Igreja antecedida por adro ligeiramente elevado, lageado, limitado por muros e gradeamento com portão central, a que se acede por 3 degraus de cantaria; no interior do adro, adossados aos muros, bancos de alvenaria com assentos capeados, dois deles com espaldares recortados. Fachadas E. e N. abrindo para via de circulação automóvel, calcetada, nalgumas zonas com faixa separadora a calçada branca.

Descrição Complementar

EPIGRAFIA: cartela sobre a porta N. da Capela da Conceição "ADOMINO PACTUM / EST ISTUD ET EST / MIRABILE IN OCULIS / NOSTRIS". No retábulo colateral do evangelho. ESTUQUES: nos confessionários, as vergas em arco contracurvado têm as enjuntas decoradas de estuques imitando mármore em forma de orelhões; os capitéis das pilastras e o tímpano do arco conopial apresentam estuques idênticos de motivos de florões, orelhões, acantos e outros elementos vegetalistas; no vértice do arco pomba ladeada em baixo de dois querubins; a moldura do arco, os fustes e bases das pilastras recebem decoração pintada de marmoreados. Capela da Conceição: sobre o arco de entrada cartela de elementos vegetalistas emoldurando as armas dos franciscanos; na abóbada decoração de concheados, rosetas, rendilhados ( que se prolonga pelas molduras das lunetas) e 4 anjinhos, envolvendo o símbolo da Trindade sob fundo azul preenchido de estrelinhas; intradorso das lunetas com cartelas rendilhadas. RETÁBULOS: na Capela de Nossa Senhora de Fátima, nicho central, protegido por baldaquino em cupulim, enquadrado por duas pilastrtas jónicas e nos extremos duas colunas coríntias; ático em frontão triangular sobre friso decorado de três querubins em talha polícroma; no tímpano medalhão de talha dourada de elementos vegetalistas ostentando ao centro uma torre; nos vértices palmetas de talha dourada; o fundo do retábulo recebe tratamento pictórico imitando tecido adamascado em tom vermelho escuro; no interior do nicho pintura de acantos e enrolamentos a grisaille sob fundo vermelho; no banco rasgam-se dois nichos de volta perfeita com molduras em talha dourada; mesa de altar em urna. Na capela do Calvário duas colunas coríntias com bases e capitéis de talha dourada enquadrando painel e suportando entablamento e frontão semicircular com escudete no tímpano; banco preto e branco e mesa de altar paralelepipédica. Retábulo da Capela da Conceição com nicho central e camarim; ático em frontão semicircular enquadrando espaldar contracurvado rematado por frontão borromínico; os tímpanos do frontão e do espaldar apresentam trabalho de encanastrado de malha mais apertada o do espaldar, na qual se inserem cartela central, com as armas franciscanas, ladeada de orelhões recortados, decoração esta que se prolonga inferiormente ladeando a moldura de mármore negro do nicho central; panos laterais, em planta concâva semi-circular, enquadrados por colunas compósitas com fustes e plintos de mármore negro e restantes elementos a mármore branco suportando entablamento; mísulas de mármore preto e branco relevadas; banco em mármore rosa, ao centro constituindo painel e encanastrado sob fundo de mármore vermelho; sotobanco em mármore rosa e preto e mesa de altar em urna em mármore idêntico. Retábulo da Capela de Santa Beatriz da Silva com nicho de volta perfeita, coroada por querubim envolto em glória e resplendor; camarim e trono de talha dourada e policromada; frontão triangular de arestas curvas, suportado por colunas compósitas de mármore, negro nos fustes e branco nos capitéis e bases que se elevam sobre plintos também de mármore branco; mesa de altar de mármore preto e branco. Retábulo Colateral do Evangelho com nicho central em arco de volta perfeita enquadrado por estipides com cariátides suportando entablamento com cartela central com inscrição pintada a vermelho; ático em frontão contracurvado ladeado de fogaréus e coroaado de taça de flores; os elementos arquitectónicos são decorados com elementos vegetalistas de palmetas, acantos, concheados, fitas, e outros; sacrário também em talha dourada em tempietto coberto de semicúpula, de 3 panos decorados de querubins e elemetos vegetalistas; banco com volutões e sotobanco com friso de anjinhos; mesa de altar paralelepipédica. Retábulo Colateral da Epístola semelhante mas com apliques de talha sobre fundo branco ou azul marmoreado; cariátides polícromas a vermelho e azul e sacrário sem cobertura. Retábulo-mor com nicho de volta perfeita sobrepujado de frontão borromínico inserido em ático de frontão aberto suportado por colunas coríntias de mármore, negro nos fustes, branco nas bases, capitéis e um terço dos fustes; erguem-se sobre altos plintos de mármore branco; pano central com fundo de mármore negro no qual ressalta o branco do mármore dos vãos e outros elementos arquitectónicos; nas ilhargas fundo branco emoldurando pilastras a negro com cartelas de mármore branco e vermelho, presentes também, mas com diferente formato, no tímpano do ático; sacrário com cupulim suportado por pilastras contrafortadas por aletas volutadas e elementos vegetalistas; banco de mármore branco e sotobanco constituído por friso de mármore vermelho com trabalhos de mármore branco de cariz vegetalista; mesa de altar de mármore sobre oito colunelos jónicos de mármore.

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: mosteiro feminino

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ESCULTOR: José Francisco de Abreu (atr., séc. 18).

Cronologia

1493 - fundação do convento primitivo pelos franciscanos Frei Jorge de Paiva e Frei Amador da Silva, sob a invocação de Santo António; 1514 - ampliação com a construção de um segundo convento; 1645 - mudança da comunidade para outro local e demolição do convento para ampliação das fortificações do castelo da vila (v. PT041204030002); 1685 - início construção do convento actual; 1709 - instalação da comunidade no convento; 1732 - conclusão da construção da igreja, segundo data no pórtico principal; 1738 - construção do claustro; obra de José Francisco de Abreu; 1834 - expulsão dos frades; 1942 - a pedido do Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos, chegam a Campo Maior 5 monjas espanholas, provenientes do Mosteiro da Conceição de Vilafranca del Bierzo que se instalam no arruinado convento entretanto adquirido pela Diocese; 1942 - 1968 - reconstrução do convento, com alteração de todo o interior na zona de clausura.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada; mármore na moldura de vãos, pavimentos e retábulos; telha; madeira em retábulos, pavimentos, portadas e caixilharias.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Vol. I, Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, 1943; MATOS, Jorge Manuel Marques de, Igrejas e Capelas de Campo Maior, Campo Maior, Paróquia de Campo Maior, 1995; MAGALHÃES, Margarida, Santa Beatriz da Silva. Uma glória de Portugal, Lisboa, Rei dos Livros ed., 1999.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1942 - 1968 - obras de reconstrução do espaço de clausura.

Observações

*1 - dada a existência de clausura não foi possível o acesso às dependências conventuais; *2 - Keil refere no pavimento da capela-mor duas campas rasas datadas de 1738 e 1742 e no da nave uma sepultura brasonada e 4 outras datadas de 1713, 1736, 1738 e 1755; *3 - D. Brites da Silva (1424 - 1490), filha de D. Isabel de Meneses e de Rui Gomes da Silva, alcaide-mor de Campo Maior e Ouguela viria recolher-se a um convento de Toledo de onde lançou os fundamentos da Ordem da Conceição.

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2002 / Rosário Gordalina 2004

Actualização

 
 
 
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