Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Monsanto

IPA.00020639
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Igreja da Misericórdia construída no séc. 16, com planta retangular simples, com interior marcado por nave e presbitério, tendo sacristia e anexo adossados ao lado direito, com coberturas interiores de madeira em masseira e iluminada unilateralmente por janelas rasgadas na fachada lateral esquerda. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em três eixos, compostos por portal de volta perfeita e nicho com enquadramento arquitetónico, e por duas frestas em capialço. Fachada lateral esquerda com porta travessa de volta perfeita. Interior com coro-alto assente em colunas integrando pias de água benta, púlpito no lado da Epístola e retábulo-mor de talha pintada, do estilo rococó.
Número IPA Antigo: PT020505080101
 
Registo visualizado 525 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta retangular composta por nave, sacristia e anexo adossados à fachada lateral direita, de volumes articulados de disposição na horizontal com cobertura em telhado de duas águas na igreja, prolongando-se a uma sobre a sacristia e anexo. Fachadas em cantaria aparente com aparelho isódomo, a principal rematada em cornija. Fachada principal virada a sudeste, rematada em empena, tendo, no lado esquerdo sineira de volta perfeita rematada por volutas e plinto a sustentar cruz grega. É rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura de cantaria de três arquivoltas, uma delas côncava, rematado por ampla cornija, de onde evolui um nicho ladeado por colunelos do tipo balaústre, que sustentam remate em cornija, pináculos e pequeno frontão semicircular ornado por meio rosetão, contendo a imagem da Virgem; está ladeado por duas frestas em capialço. No lado direito, o corpo do anexo, rematada em meia-empena, com porta dintelada e janela retilínea. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas retilíneas e por porta travessa de volta perfeita, com a moldura formada pelas aduelas do arco. Fachada lateral direita com cinco janelas retilíneas. Fachada posterior rematada em empena, cega, que se prolonga em meia-empena sobre os anexos, este com vários orifícios, denotando o adossamento de estruturas primitivas. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura de madeira em masseira, pintada de castanho e reforçada por tirantes em ferro, e pavimento em lajeado de granito. Coro-alto em madeira, sustentado por duas colunas graníticas integrando pias de água benta, com guarda de madeira e tendo acesso por escadas de dois lanços no lado do Evangelho. Do lado da Epístola, púlpito quadrangular, com bacia de cantaria assente em consola, com guarda de talha pintada de bege e dourado, formando pequenas cartelas ornadas por concheados, com acesso por porta de verga reta e moldura em cantaria. Sobre supedâneo de um degrau em cantaria, a mesa de altar, em talha pintada de bege, marmoreados fingidos rosa e dourado, em forma de urna e decorado por cartela. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de bege e dourado, de corpo côncavo e um eixo definido por duas colinas de fustes lisos e decoração de acantos na zona superior, assente em plintos galbados e duas pilastras, ladeadas por frisos exteriores. Ao centro, nicho de perfil abatido, contendo plinto com a imagem do orago. A estrutura remata em fragmentos de frontão, encimados por anjos, que centram espaldar recortado ornado por concheados e resplendor com glória de querubins. É ladeado por colunas em granito, que sustenta, bacia, protegida por baldaquinos de madeira pintada de bege e com sanefas em pano, contendo imaginária.

Acessos

Monsanto, Largo da Misericórdia

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Pelourinho do Monsanto (v. IPA.00005125)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado a meia encosta, em zona de forte pendor de inclinação, com a fachada virada a ocidente assente em embasamento. A fachada principal abre-se para um largo e a lateral esquerda confina com via pública. Próximo, localiza-se o Pelourinho, a Torre de Lucano (v. IPA.00020640) e a Casa do Povo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1500 - provável fundação da Misericórdia; séc. 16 - construção da igreja; séc. 17 - provável pintura da bandeira; 1708 - o Padre Carvalho da Costa refere a existência de uma Casa da Misericórdia e hospital; séc. 18, 2.ª metade - execução da estrutura retabular; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo prior Aires Francisco de Proença e Silva, que a povoação tinha um hospital, administrado pelo provedor da Misericórdia e anexo a esta; não se conhecia o rendimento da Misericórdia, porque há anos que não tinha livros.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada no interior; sineira, cornijas, cruzes, nicho, modinaturas, pavimento, colunas do coro-alto, bacia do púlpito e supedâneo em cantaria de granito; cobertura, coro-alto, portas, mobiliário e baldaquinos de madeira; tirantes em ferro forjado; retábulo-mor e guarda do púlpito em talha pintada; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

COSTA, Padre Carvalho da - Corografia Portuguesa..., Lisboa: 1708, p. 406; FARIA, Daniela Carvalho e GRILO, Eduardo - 50 maneiras de conhecer o Concelho de Idanha-a-Nova. Idanha-a-Nova: 2000; GRAÇA, Eduardo e SANTO, Manuela Espírito - Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha e Monsanto, Lisboa: INATEL, 2000, n.º 6; «Inaugura amanhã obras nas igrejas de S. Salvador e Misericórdia» in Vida Ribatejana. 14 Agosto 2002; SALVADO, Maria Adelaide Neto - Elementos para a História da Misericórdia de Monsanto. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 2001.

Documentação Gráfica

CMIdanha-a-Nova

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID; CMIdanha-a-Nova

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1995 - obras de conservação geral e limpeza; 2001 / 2002 - restauro da igreja

Observações

Autor e Data

Luís Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login