Capela de Santo António

IPA.00020632
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Capela quinhentista que mantém alguns elementos da construção primitiva, nomeadamente na modinatura do portal e na estrutura da cobertura da capela-mor, em abóbada de nervuras, exigindo a utilização dos contrafortes de ângulo na capela-mor, encimados por pináculos piramidais com bola, a que se acrescentaram elementos caracteristicamente seiscentistas, como as janelas que ladeiam o portal. É de planta retangular composta por nave e capela-mor, com coberturas interiores diferenciadas, de madeira em masseira na nave e em abóbada de nervuras na capela-mor. Fachada principal rematada em empena com vãos rasgados em três eixos compostos por portal em arco de volta perfeita, encimado por óculo circular, e por dois postigos laterais. Sobre a empena, no lado esquerdo, pequena sineira. O portal é de estrutura manuelina, com várias arquivoltas assentes em colunelos finos com capitéis de decoração fitomórfico, apresentando dois falsos colunelos flor-de-lisados que o emolduram. Fachadas rematadas em cornija, a lateral esquerda rasgada por portal em arco de volta perfeita.
Número IPA Antigo: PT020505080094
 
Registo visualizado 396 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor mais estreita, de volumes articulados de disposição na horizontal com coberturas diferenciadas em telhados de duas (nave) e três (cabeceira) águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em cantaria de granito aparente com aparelho isódomo, percorridas por socos salientes, flanqueadas por cunhais perpianhos e rematadas em cornija. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena, alteada relativamente à cornija, com cruz latina no vértice e tendo, no lado esquerdo, sineira em arco de volta perfeita assente em impostas salientes, decorado com elementos volutados e encimada por pináculo.É rasgada por portal em arco de volta perfeita com três arquivoltas boleadas assentes em colunelos finos, de fuste liso e capitéis com decoração fitomórfica, assentes em altas bases de toros e escócias; lateralmente, evoluem dois falsos colunelos rematados em elemento fitomórfico flor-de-lisado. O portal é ladeado por duas janelas retangulares gradeadas e com molduras simples e encimado por óculo circular vazado por cruz de Cristo. Fachada lateral esquerda rasgada, no corpo da nave, por portal em arco de volta perfeita emoldurado. Fachada lateral direita rasgada por duas frestas, uma no corpo da nave e outro no da capela-mor. Fachada posterior rematada em empena reta, também cega e com os cunhais afirmados por contrafortes de ângulo, coroados por pináculos piramidais com bola. INTERIOR da nave rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril pintado, com cobertura de madeira em masseira, reforçada por tirantes em ferro, e pavimento em lajeado de granito. Arco triunfal de volta perfeita assente em impostas salientes, ladeado por dois plintos em granito com imaginária. Capela-mor com paredes em cantaria de granito aparente, em aparelho almofadado, com cobertura em abóbada de nervuras e pavimento em lajeado de granito. Na parede testeira, retábulo-mor.

Acessos

Monsanto, Rua de Santo António

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo e Muralhas do Monsanto (v. IPA.00003930)

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado a sudoeste da povoação, a meia encosta, em zona em declive, a que se adapta, com a fachada principal a abrir para um pequeno largo, com acesso pelas Portas de Santo António. Encontra-se ladeado por via pública, no lado esquerdo, e, no lado oposto, pelo Cemitério. O acesso ao portal axial processa-se por três degraus de cantaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco - Arciprestado de Castelo Branco)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - edificação da capela; séc. 17 - abertura dos postigos na fachada principal; 1758, 20 maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas por Aires Francisco de Proença e Silva, surge referida a capela como estando dentro da povoação; 1836 - construção do cemitério.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; cornija, sineira, cruz, contrafortes, modinaturas, pavimento e cobertura da capela-mor em cantaria de granito; cobertura da nave, retábulo e portas de madeira, grades das janelas em ferro forjado; coberturas exteriores em telha de meia cana; janelas com vidro simples.

Bibliografia

FARIA, Daniela Carvalho e GRILO, Eduardo - 50 maneiras de conhecer o Concelho de Idanha-a-Nova. Idanha-a-Nova: 2000; GRAÇA, Eduardo e SANTO, Manuela Espírito - Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha e Monsanto, Lisboa: INATEL, 2000, n.º 6; MARCELO, M. Lopes - Beira Baixa: a memória e o olhar. Lisboa: Presença, 1993; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira - As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo. Lisboa: s.n., 1996; SILVA, Pedro Miguel Canitos Rego da - Concelho de Idanha-a-Nova - Memórias Paroquiais - Transcrições. Castelo Branco: Ediraia, 2003.

Documentação Gráfica

CMIdanha-a-Nova

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID; CMIdanha-a-Nova

Documentação Administrativa

CMIdanha-a-Nova

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMIAN: séc. 20 - restauro da capela, com a recuperação e conservação das coberturas.

Observações

Autor e Data

Luís Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login