Capela do Espírito Santo do Monsanto

IPA.00020631
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Capela construída nos séculos 16 ou 17, integrando a cerca da vila, de planta retangular composta por nave e capela-mor, com coberturas interiores de madeira e iluminada escassamente por janelas rasgada na capela-mor. Fachada principal rematada em empena, integrando sineira no lado direito, rasgada por portal de volta perfeita. Interior com púlpito seiscentista e simples mesa de altar.
Número IPA Antigo: PT020505080093
 
Registo visualizado 416 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor mais estreita, de volumes articulados de disposição horizontal com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, de aparelho isódomo e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena, tendo, no lado direito, sineira assente sobre cornija, em arco de volta perfeita, com alto remate em empena, tendo cruz latina no vértice, e possuindo sino de bronze suportado por cabeção de madeira. É rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura em cantaria e porta de duas folhas em madeira com bandeira. Fachada lateral esquerda cega. A fachada lateral direita tem porta travessa em arco de volta perfeita e pequena janela em capialço, a iluminar a capela-mor. Fachada posterior em empena cega, com cornija plana, marcando o arranque da empena. INTERIOR com cobertura de madeira, a duas abas, reforçada por tirantes de ferro, e pavimento em lajeado de granito. No lado do Evangelho, púlpito em cantaria de granito com guarda decorada por motivos florais. Arco triunfal de volta perfeita assente em impostas salientes. Capela-mor com mesa de altar e, na parede testeira, nicho de volta perfeita com a imagem do orago.

Acessos

Monsanto, Rua Fernando Namora

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo e Muralhas do Monsanto (v. IPA.00003930)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado a meia encosta, flanqueado pela cerca que envolve a povoação, numa zona de pendor muito inclinado, vencido por pequena plataforma artificial que permite a criação de um pequeno adro fronteiro à fachada principal, situado em cota inferior à via publica, sustentada por muros de suporte dos terrenos adjacentes. Próximo, localiza-se a Porta da Vila ou Porta do Espírito Santo ou Arco de São Sebastião.

Descrição Complementar

No PÚLPITO, surge insculpida a data "1649".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco - Arciprestado de Castelo Branco)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - séc. 17 - edificação da capela; 1649 - execução do púlpito; 1758, 20 março - nas Memórias Paroquiais de São Salvador do Monsanto, assinadas pelo pároco Ayres Francisco de Proença e Silva, é referida a capela como estando dentro da povoação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; modinaturas, cruz, cornijas, púlpito e sineira em cantaria de granito; coberturas e portas em madeira; tirantes em ferro forjado; telha cerâmica lusa na cobertura exterior.

Bibliografia

FARIA, Daniela Carvalho e GRILO, Eduardo - 50 maneiras de conhecer o Concelho de Idanha-a-Nova. Idanha-a-Nova: 2000; GRAÇA, Eduardo e SANTO, Manuela Espírito - Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha e Monsanto, Lisboa: INATEL, 2000, n.º 6; MARCELO, M. Lopes - Beira Baixa: a memória e o olhar. Lisboa: Presença, 1993; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira - As aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo. Lisboa: s.n., 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

CMIdanha-a-Nova

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1972 / 1973 - restauro e recuperação da capela.

Observações

Autor e Data

Luís de Castro 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login