Igreja Paroquial de Samora Correia / Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

IPA.00002054
Portugal, Santarém, Benavente, Samora Correia
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja de nave única e capela-mor escalonada. Revestimento azulejar do séc. 18.
Número IPA Antigo: PT031405020002
 
Registo visualizado 959 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal orientada, composta por nave única, cabeceira escalonada composta por capela-mor, sacristia e capela baptismal. Cobertura diferenciada em telhados de 3 e 4 águas e a cúpula nas torres sineiras.Fachada principal de 3 panos formados os laterais pelo corpo das torres sineiras quadrangulares, com ventanas de moldura circular, coroadas nos 4 ângulos por pináculos e coberturas em cúpula piramidal, igualmente rematadas por pináculos; pano central rasgado por pórtico de verga e grande janelão rectangular; remate em empena de aletas curvas e coroado por coruchéu, rematado com cruz. Fachadas laterais rasgadas, logo abaixo da cornija, de 4 janelões quadrangulares e 2 portas no corpo da nave, na torre por 2 janelas quadradas. No INTERIOR de uma só nave com arco triunfal de acesso à capela-mor, 2 altares laterais e 2 colaterais, todos com retábulos de talha do séc. 18. Paredes interiores revestidas a azulejos figurativos com relatos da vida de São Tiago Maior.Tecto da nave em madeira de 3 planos pintada ao centro com o brasão real e cruz de São Tiago; cobertura da capela-mor em abóbada de canhão, de madeira pintada de ornatos polícromos, tendo ao centro um painel alusivo à Eucaristia. Coro alto com balaustrada, acesso por escadaria no corpo da torre sineira, e 2 púlpitos frontais, rasgam as paredes da nave, totalmente revestidas de azulejos do séc. 18, representando cenas da vida da virgem e do Apóstolo São Tiago. Capela-mor com silhar cerâmico, de ornatos e figuras, e, superiormente, duas composições largas, também de figura; altar-mor em talha dourada com a imagem da padroeira.

Acessos

Praça da República

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 41 191, DG, 1.ª série, n.º 162 de 18 julho 1957 *1

Enquadramento

Urbano.Situada na Praça da República é ladeada pelo edifício dos antigos Paços do Concelho; na Praça o Palácio do Infantado (v. PT031405020004) e vários arruamentos com casas de habitação e comércio dos sécs. 19 e 20. Frontispício e fachadas laterais protegido por gradeamento, onde se abrem três portões, formando um pequeno átrio que a isola dos restantes edifícios.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJO: P.M.P. (1721).

Cronologia

1718 - começou a construção do templo no local da antiga igreja "que se alagou para se fazer de novo com fundamentos em razão da que havia velha não ter forma de Igreja e ser tão pequena..." segundo o registo Paroquial da Igreja; 1721 - estaria concluída incluindo o seu azulejamento, tendo sido mandada construir pelo Pároco Freire Henrique da Silva Araújo, da Ordem de São Tiago da Espada; os painéis de azulejos apresentam a assinatura de P.M.P.; 1755 - sofre grandes danos com o terramoto de 01 de Novembro; 1909 - novo terramoto causa danos no interior.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, telha, madeira, talha, azulejos.

Bibliografia

AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal. Ribatejo, vol. VI, Lisboa, 1992; Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Santarém, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1949.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

CMBenavente / PROPRIETÁRIO: 1966 - obras de limpeza, caiações exteriores, execução de uma porta exterior; DGEMN: 1979 - obras de beneficiação; 1980 - reparação das coberturas; 1982 - instalação de um ramal de alimentação eléctrica; 1984 - reparação da instalação eléctrica.

Observações

*1 - DOF: Igreja de Nossa Senhora de Oliveira incluindo os altares de talha, os paineis de azulejo e as pinturas murais.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login