Capela de São Frutuoso

IPA.00020465
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, União das freguesias de Ermelo e Pardelhas
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela setecentista de planta longitudinal simples e espaço único interior coberto por tecto, seguindo a tipologia mais comum das capelas da região, com fachada principal terminada em empena, horizontalizada sobre os cunhais, encimada por cruz sobre acrotério e com portal de verga recta. Fachadas laterais terminadas em cornija, abrindo-se na lateral direita fresta a iluminar a zona do altar-mor, e a posterior terminada em empena, igualmente horizontalizada sobre os cunhais. Interior com cobertura de madeira e nicho rasgado na parede testeira revestido a madeira com vidraça.
Número IPA Antigo: PT011705040077
 
Registo visualizado 148 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único, rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito, com as juntas tomadas e pintadas de branco, percorridas por cornija horizontalizada nos cunhais, coroados por pináculos piramidais, sobre acrotérios e terminados em bola. Fachada principal virada a NO., terminada em empena de cornija sobrepujada por cruz, de secção quadrangular, sobre acrotério. Portal de verga recta, encimado por dois suportes de ferro *1. Fachadas laterais terminadas em cornija, sendo a voltada a SO. rasgada por fresta e a posterior em empena, rematada por cruz de secção quadrangular, sobre acrotério. INTERIOR de espaço único, rebocado e pintado de branco, com alto embasamento azul, tendo pia de água benta a ladear a porta, no lado da Epístola, e na zona do altar-mor fresta de iluminação e pequeno nicho, em arco de volta perfeita, para albergar as galhetas. Na parede testeira abre-se nicho de perfil curvo, forrado a madeira pintada de azul e amarelo, protegida por vidraça albergando imaginária. Mesa de altar paralelepipédico simples. Pavimento soalhado e tecto em masseira, de madeira, pintado de azul.

Acessos

Lugar de Assueira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, numa encosta voltada ao rio Olo, isolada, à entrada da aldeia, num socalco marcado por afloramentos graníticos, sobranceiro a um pequeno largo, rodeada por espigueiros, casas e campos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1758 - o abade de Ermelo, Pe. Paulino de Leão Cabral, refere a existência, na povoação de Assureira, de uma capela em honra de "Sam Fructuozo"; 1769, 17 Janeiro - benzida a actual capela; 1783, 11 Abril - pedido dos moradores de Assureira para serem enterrados na capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Fervença.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura e pia de água benta de granito; porta, pavimento, tecto e oratório de madeira; suportes da sineira en ferro; cobertura exterior de telha.

Bibliografia

LOPES, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto Memórias Históricas, Mondim de Basto, 2000, p. 230.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Estes suportes suspendiam o sino que se encontra guardado na capela.

Autor e Data

António Dinis 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login