Casa do Seminário

IPA.00020283
Portugal, Vila Real, Montalegre, Gralhas
 
Casa abastada, de construção setecentista, mas muito alterada em data posterior, conforme denota o aparelho bastante irregular, e recentemente adaptada a turismo de habitação. Apresenta planta em U, fechado por muro alto e fachadas de dois pisos, com alguns vãos biselados, tendo numa delas passadiço de construção oitocentista sobre a rua.
Número IPA Antigo: PT011706120080
 
Registo visualizado 217 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta em U, com alas desenvolvidas à volta de um pátio, fechado por muro, encimado por sineira. Coberturas diferenciadas em telhados de duas ou três águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de dois pisos, em cantaria de granito aparente, terminadas em friso e cornija, rasgadas por janelas retilíneas, em ritmo assimétrico. A fachada principal surge virada a sul. Na fachada lateral nascente, com alguns vãos biselados, possui passadiço sobre a rua, em arco abatido, estabelecendo ligação com uma eira do outro lado, com a aduela de fecho datada, e guarda plena em cantaria. No pátio, a ala central tem escada de pedra, de acesso ao segundo piso, onde corre alpendre. Na ala direita, existe varanda alpendrada, sobre pilares biselados, atualmente envidraçada, sobre pilares avançados ao nível do piso térreo.

Acessos

Gralhas, Rua Central, n.º 51; Rua de Trás

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Assembleia Municipal de Montalegre de 29 abril 2005

Enquadramento

Urbano, adossado, no interior da aldeia, inserido num quarteirão poligonal, com vias públicas de ambos os lados e viela transversal.

Descrição Complementar

O passadiço tem a aduela de fecho sobreposta por cartela inscrita com a data de "1863".

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo rural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - época provável da construção da casa; 1920 - data da morte do padre João Álvares Fernandes de Moura, que deixa à Diocese de Braga todos os seus bens, impondo como condição a fundação de um seminário menor em Gralhas, a sua aldeia natal; 1922, 06 janeiro - após obras transformação da antiga casa de família do padre João Álvares de Moura, entra em funcionamento o seminário menor, constituindo o primeiro estabelecimento de ensino secundário do distrito de Vila Real; 1925 - data do término do funcionamento do seminário em Gralhas; 2005, depois - adaptação a Turismo de Habitação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; caixilharia de alumínio; vidros simples; pavimentos de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

«Casa do Seminário» (http://www.casadoseminario.com/historia-da-casa/), [consultado em 11 janeiro 2017]; OLIVEIRA, Catarina - «Antigo Seminário de Gralhas, 2016». In Direção-Geral do Património Cultural (http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/341960), [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2000, década - obras de recuperação e adaptação a turismo rural.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2017

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login