Edifício da Casa da Sorte

IPA.00020278
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Edifício de rendimento e estabelecimento comercial de características pombalinas. Dado o tipo de implantação em que se encontra, apresenta as duas frentes com organização das respectivas fachadas segundo esquemas idênticos, podendo denotar-se a existência de duas entradas distintas, uma em cada um dos alçados e com acessos a zonas e pisos diferenciados, bem como a presença de sobreloja a preceder o andar nobre, de tratamento afim ao do 2º andar. Apesar de se tratar de um prédio de rendimento de fachadas discretas, integra no seu exterior e interior um espólio azulejar bastante rico e variado em termos de opções plásticas e temáticas adoptadas - datáveis da 2ª metade do século 18 e do século 20, reconhecem-se lambris policromos, de natureza decorativa, e com temática figurativa de índole bucólica do final do rococó ou ainda, lambris padronados do período pombalino. Salvaguarde-se ainda, no que respeita ao espaço ocupado pelo Clube Tauromáquico, a manutenção de soluções decorativas e funcionais originais, designadamente a Sala do Telefone, ainda revestida com capitonné tão característico dos interiores oitocentistas, ou um compartimento antigamente destinado a barbearia exclusiva aos sócios do Clube Tauromáquico e ainda hoje preservado como tal.
Número IPA Antigo: PT031106200624
 
Registo visualizado 848 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial, comercial e serviços  

Descrição

De planta retangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica sendo a cobertura efectuada por cobertura em mansarda perfurada por trapeiras. De 7 pisos (um deles ao nível da cobertura), o edifício exibe superfície murária em reboco pintado, animada pela abertura de vãos predominantemente rectangulares com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Composto por 2 frentes a N. e a E., análogas em termos de organização das fachadas, nestas reconhece-se piso térreo ocupado por espaços comerciais, entre eles, a Casa da Sorte, no ângulo NE. do imóvel - diferenciada pela aplicação de painéis azulejares quer na fachada quer no revestimento interior - e sobreloja, animada por janelas de peito de verga recta intercaladas com algumas de verga curva. O 1º e o 2º andar demarcam-se do conjunto pela presença de janelas de sacada com bandeira rectangular servidas por varandins com base em cantaria e guarda em ferro fundido. Precede o último piso, separado por cornija com falso beiral, janelas de peito com guarda metálica correspondentes ao 3º andar. Este apresenta-se ritmado por fenestrações de peito, algumas destacadas relativamente à fachada e acentuadas pelo remate superior do edifício, em cornija articulada com beirado que acompanha o perfil dos vãos. INTERIOR: organizado em função de 2 acessos distintos, cada um deles localizado numa das fachadas, neste destaca-se a sobreloja e o 1º andar do edifício *2 com acesso através do lado E.: reconhece-se escadaria de pedra de lanços opostos com lambril azulejar padronado característico do período pombalino, conducente aos pisos mencionados, que integram compartimentos distribuídos ao longo dos 2 alçados e comunicantes entre si. Na sobreloja demarca-se uma sala anteriormente correspondente a barbearia e no 1º andar, os espaços de natureza social, todos eles animados pela aplicação de lambril de azulejos ora com cenas de costumes e bucólicas inscritas em molduras policromas de gosto rococó, ora de padrão, como os da zona de circulação. No acesso da fachada N., perduram no vestíbulo, de planta rectangular, vestígios de um espaço anteriormente ocupado por um exgraxador de sapatos.

Acessos

Rua Garrett, n.º 37 - 39; Rua Ivens, n.º 76 - 78. WGS84 (graus decimais): lat. 38,710746; long. -9,140594

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 75/2018, DR n.º 18/2018, 2.ª série, de 25 janeiro *1 / Incluído na classificação da Lisboa Pombalina (v. IPA.00005966)

Enquadramento

Urbano. Incluído na malha urbana do Chiado, em quarteirão fazendo gaveto, dando para a Rua Garrett e para a Rua Ivens. Na proximidade da Igreja de Nossa Senhora dos Mártires (v. PT031106200085), do Edifício do Grémio Literário (v. PT031106200594), do Edifício da Rádio Renascença (v. PT031106200596) e da Igreja do Sacramento (v. PT031106270246).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício de rendimento / Comercial: loja / Recreativa: clube

Utilização Actual

Residencial: edifício de rendimento / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

CERAMISTA: Querubim Lapa (1963).

Cronologia

1888, antes de - funcionaram sucessivamente no piso térreo do imóvel a retrosaria de Miguel Maria Bravo e Bandeira, a loja de chá e café de M. L. Ferreira; séc. 19, último quartel - no piso térreo do edifício funcionavam o armazém da firma J. Wimmer & Cia. e o posto do Correio n.º 7; 1892 - no 2.º andar do prédio instala-se o Clube Tauromáquico Português (fundado a 23 Fevereiro; desse ano do qual foram principais organizadores João Rodrigues Batalha, Palha Blanco e Luís Gama); 1933 - fundação da Casa da Sorte; 1963 - remodelação do espaço do estabelecimento comercial, até então a Tabacaria Estrela Polar, com vista à instalação da Casa da Sorte, responsável designadamente pela transformação do interior do estabelecimento e pela aplicação de revestimento cerâmico da autoria de Querubim Lapa; 1963, 3 Dezembro - inauguração da nova dependência da Casa da Sorte; 2015, 25 novembro - abertura do procedimento de classificação da antiga Casa da Sorte, incluindo o património artístico integrado, em Anúncio n.º 268/2015, DR, 2.ª série, n.º 231; 2017, 10 outubro - é publicado no DR, n.º 195, 2.ª série, o Anúncio n.º 173/2017, que torna publica a intenção da DGPC em propor a classificação da antiga Casa da Sorte e o seu património integrado como MIP - Monumento de Interesse Público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, revestimento cerâmico.

Bibliografia

COSTA, Mário - O Chiado Pitoresco e Elegante. Lisboa, 1965.

Documentação Gráfica

DGPC: PT DGEMN/DSID; CML

Documentação Fotográfica

DGPC: PT DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Arquivo de Obras, Procº nº 14305 (processo de obras requisitado pelos serviços da CML)

Intervenção Realizada

INQUILINO: 2000 - obras gerais de beneficiação interior.

Observações

* 1 DOF: Antiga Casa da Sorte, incluindo o património artístico integrado. * 2 Parcialmente ocupados pelo Clube Tauromáquico.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login