Capela de São Lourenço

IPA.00019978
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, Vilar de Andorinho
 
Capela construída provavelmente no séc. 17 / 18 e muito reformada no séc. 20. Apresenta planta retangular, interiormente pouco iluminado, por vãos axiais, alargados na década de 1990, antecedida por alpendre aberto, de feitura recente, assente em pilares. A fachada principal termina em empena, truncada por sineira, mas reformada no séc. 19 / 20, altura em que se fez festão em estuque relevado, e rasgada por portal de verga reta e moldura boleada, encimada por friso inscrito com nome do orago e cornija, entre frestas. As fachadas laterais terminam em cornija, sendo a esquerda cega e a oposta rasgada por porta travessa de moldura simples.
Número IPA Antigo: PT011317230126
 
Registo visualizado 66 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave, antecedida por alpendre, e tendo corpo adossado posteriormente, que se prolonga para a fachada lateral direita. Volumes articulados e coberturas escalonadas, em telhado de duas águas na nave e corpo posterior e de três no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, de cunhais apilastrados, os frontais sobrepostos por pináculos piramidais com bola, sobre plintos paralelepipédicos, e rematadas em cornijas. Fachada principal virada a oeste, em empena truncada e alteada, decorada por festão em estuque relevado, encimado por sineira, em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sino e coroado por cruz latina. Esta é antecedida por alpendre sustentado por dois pilares, assentes no muro do adro, que sustentam o entablamento e a cobertura de três panos, em madeira. A fachada é rasgada por portal de verga reta, com moldura boleada, encimada por friso inscrito e cornija reta, e por duas frestas largas laterais. Fachada lateral esquerda cega e percorrida por faixa em cinzento, e a direita rasgada por porta travessa de verga reta, simples; no pequeno corpo adossado, abre-se um outro portal. Fachada posterior terminada em empena, a da nave coroada por cruz latina sobre plinto paralelepipédico e a do corpo adossado ligeiramente mais baixa.

Acessos

Vilar de Andorinho, Rua de São Lourenço

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, no interior do lugar, formando frente de rua e disposto de gaveto, adossando-se pela fachada posterior e parte da lateral direita a outras construções. Em frente e junto à fachada direita desenvolve-se pequeno adro, vedado por muro, em alvenaria de pedra, com as juntas pintadas de branco, encimado por gradeamento em ferro e acedido por portão frontal, do mesmo material. O adro é pavimentado em placas cimentadas, com seixo rolado.

Descrição Complementar

No friso sobre o portal existe a inscrição "S. LÇO DE VILAR DE ANDORINHO". Sobre o vão lateral direito existe lápide de granito polido, com a inscrição relevada "REMODELAÇÃO DA CAPELA EM 1995 / COM OS AGRADECIMENTOS A: / "SALVADOR CAETANO E ESPOSA / "COMISSÃO DE FESTAS DO ANO 1992".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - séc. 18 - época provável da construção da capela; 1758, 14 abril - segundo nas Memórias Paroquiais da freguesia, a capela, no lugar de São Lourenço, pertence ao Convento de Santa Clara da cidade do Porto; séc. 19 - séc. 20 - provável execução da decoração em estuque no remate da empena; séc. 20 - construção do atual alpendre.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cunhais, pináculos, frisos, cornijas, cruzes, molduras dos vãos em cantaria de granito; grades e portão em ferro; portas de madeira; decoração em estuque; algerozes metálicos; coberturas de madeira, revestida a telha cerâmica no exterior.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; SILVA, Isabel (coord.), Dicionário Enciclopédico de Freguesias, vol. I, Porto, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1995 - obras de remodelação da capela.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2015

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login