Capela de São Tiago

IPA.00019951
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, Oliveira do Douro
 
Capela de construção antiga, do séc. 16 ou 17, de pequena dimensão, como se depreende da altura da pequena fresta existente na área do presbitério, atualmente desativada, e da altura a que se implanta a pia de água benta, ampliada e remodelada no final do séc. 19 e na segunda metade do séc. 20. É de planta retangular simples, com corpos anexos de dois pisos, com cobertura interior em teto plano, iluminada pelos vãos da fachada principal, estes rasgados em eixo composto por portal, janela e pequeno nicho. A fachada lateral direita mantém uma porta travessa primitiva. Interior com coro-alto e, sobre presbitério, simples mesa de altar de madeira.
Número IPA Antigo: PT011317120104
 
Registo visualizado 86 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e anexos no lado direito, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por faixas pintadas de cinza e rematadas em frisos de cimento, também rebocados e pintados de branco. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena, tendo cruz latina de cantaria no vértice, rasgada por portal de verga reta e moldura simples, encimado por pequena fresta e nicho de volta perfeita, protegido por porta metálica e em vidro, contendo a imagem do orago, encimado por pequeno friso contracurvo. Fachada lateral esquerda cega, sendo a oposta rasgada por porta travessa de verga reta, estando marcada pelos corpos anexos de dois pisos, adossados e o do lado esquerdo mais baixo, com janelas no segundo piso e porta no primeiro, protegida por pala, surgindo na face ocidental uma janela. Sobre a empena ocidental, sineira de cimento, retilínea. Fachada posterior rematada em empena, com cruz latina sobre dado no vértice, com pequena janela no corpo anexo. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por dois frisos de madeira, exceto a parede testeira, pintada de vermelho, e teto plano, integrando o sistema de iluminação; pavimento em ladrilho cerâmico. Coro-alto em vigas de betão, pintado de vermelho, com guarda metálica, com acesso por porta no lado da Epístola, a partir do corpo anexo. O portal axial está ladeado por pia de água benta embutida no muro, em cantaria de granito e de bordo boleado. Presbitério elevado por dois degraus, com a mesa de altar e ambão, de madeira. Na parede testeira, mísulas de madeira e nicho embutido no muro, servindo de sacrário, protegido por porta metálica, ornada por cruz. No lado da Epístola, nicho de alfaias e vestígios da antiga fresta. No mesmo lado, porta de acesso aos anexos, onde se situa a sacristia e uma sala de catequese.

Acessos

Oliveira do Douro, Lugar de São Tiago, Rua de São Tiago; Calçada da Fonte de São Tiago

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona de forte declive, vencido por plataforma artificial, em alvenaria, que se revela nas fachadas posterior e lateral esquerda. A fachada principal abre para estrita via pública e para um terreno fronteiro, onde se realizam os festejos em honra do orago, onde se ergue um espigueiro. No lado esquerdo, ergue-se uma casa unifamiliar e o portão de acesso à mesma. No lado direito, um pequeno adro aberto, onde se integra um cruzeiro em cantaria de granito composto por plataforma quadrangular de dois degraus, por dado e cruz latina. Encontra-se rodeada por casas de habitação unifamiliares e terrenos de cultivo.

Descrição Complementar

A verga do PORTAL está encimada por pequeno silhar com a inscrição incisa e avivada a negro: "1888".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - séc. 17 - provável construção da capela, associada a uma fonte de água milagrosa; 1758, 12 abril - nas Memórias Paroquiais assinadas pelo pároco António da Silva, surge referida a capela no lugar de Garfães, pertencente aos paroquianos; 1888 - obras de reconstrução, com construção de um coro-alto e provável ampliação do templo em altura; séc. 20 - ampliação da capela em altura e arranjo do interior, com construção do novo coro-alto, sineira e corpos anexos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; cobertura e coro-alto sobre vigas de betão; modinaturas, cruzes e pia de água benta em cantaria de granito; mesa de altar, frisos, porta, guarda do coro, mísulas e mobiliário de madeira; pavimento em ladrilho cerâmico; cobertura de telha cerâmica.

Bibliografia

SILVA, Isabel (coord.) - Dicionário Enciclopédico de Freguesias. Porto: ANAFRE, 1997, vol. I; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério - As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património. Braga: Universidade do Minho, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - restauro da capela, com substituição da cobertura, revisão dos rebocos e pinturas; colocação de novo pavimento e novo mobiliário.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2016 (no âmbito da parceria DGPC / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login