Complexo Termal do Luso / Termas do Luso

IPA.00019878
Portugal, Aveiro, Mealhada, Luso
 
Complexo termal
Número IPA Antigo: PT020111040038
 
Registo visualizado 897 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Saúde  Termas    

Descrição

Acessos

Rua Dr. Costa Simões, Avenida Emídio Navarro

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano. As termas do Luso encontram-se situadas na encosta da Serra do Buçaco. Conjunto construído à volta das nascentes da água termal, destacando-se a fonte de São João e a Capela do mesmo orago.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: termas

Utilização Actual

Saúde: termas

Propriedade

Privada: Pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1726 - o Dr. Francisco da Fonseca Henriques, autor do «Aquilégio Medicinal», refere a existência de "um olho de água quenteque chamam de banho assim como de caldas, mas que não de usa hoje para remédio, nem serve mais, que de regar algumas terras", entre o lugar do Luso da Igreja e Luzo de Além, termo do couto da Vacariça; 1775 - o médico José António Moraes mandou os primeiros doentes fazerem tratamento nestas águas, que tomavam banho nas próprias nascentes, resguardando a nascente por uma barraca de ramagem que depois substituiu por madeira; 1838 - eram 5 o número das barracas existentes; a câmara municipal da Mealhada substitui as barracas por uma casa de alvenaria com as divisões interiores de madeira com 4 casas de banho; 1845 - fazem-se melhoramentos no edifício dos banhos; 1849 - Costa Simões, que já anteriormente tinha tentado melhorar e rentabilizar os banhos do Luso, consegue um contrato com a câmara, organizando uma sociedade para o melhoramento dos banhos do Luso; 1852 - publicação de um ensaio de autoria de Costa Simões sobre a "analyse qualitativa das águas do Luzo"; 25 de Agosto - é fundada a "Sociedade para melhoramentos dos Banhos do Luso"; 1853 - são aprovados os Estatutos da Sociedade por Alvará Régio; 1854 - a câmara assina a primeira concessão; 1854/1855 - construção das primeiras instalações hidroterápicas no Luso; 1855 - descoberta de uma fonte de água férrea próxima do edifício dos banhos; 1895 - a exploração das águas do Luso é entregue à Sociedade da Água do Luso (SA), por alvará de 17 de Maio; 1903 - as águas do Luso são analisadas por Charles Lepierre que a classifica de "água muitissimo pura"; 1994, 30 julho - Proposto como Valor Concelhio pelo PDM da Mealhada, DR 175 de 30 Julho 1994.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MATOS, Augusto C. da Silva Matos, O Buçaco, pp. 85-91, Lisboa, 1874;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *: Constituído por escritórios da Águas do Luso, antigo Casino, Capela de São João (v. PT020111040010), fonte e termas. Indicações terapêuticas das Termas do Luso : Litíase Renal; Insuficiência Renal; Hipertensão Arterial; Doenças Respiratórias; Doenças Metabólicas; Reumatismos e perturbações do Aparelho Locomotor; Patologia Dérmica.

Autor e Data

Cecília Matias 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login