Quinta da Capela

IPA.00019779
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Quinta de recreio, residencial, de traçado simples e sóbrio, eminentemente renascentista com zonas de influência do barroco francês. Arquitectura civil residencial; Jardim formal de estilo barroco francês;
Número IPA Antigo: PT031111110240
 
Registo visualizado 139 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial unifamiliar  Quinta    

Descrição

Quinta desenvolve-se sobre colina em declive adaptando-se ao terreno. Jardins são recortados de acordo com a morfologia do terreno, em terraços. Possui capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade.

Acessos

Estrada Velha de Colares, Monserrate

Protecção

Incluído na Vila Velha e Serra de Sintra (v. PT031111110081); Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural. Sistema de vistas para o Palácio da Pena, Castelo e para a Serra de Sintra, junto ao Parque de Monserrate. Ao redor, capela de N.S. da Piedade, Quinta da Bela Vista e Quinta da Piedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR de AZULEJOS: António de Oliveira Bernardes (1721).

Cronologia

Séc. 16 - a quinta é mandada construir pelo Duque do Cadaval; 1721 - Quinta restaurada pelo 3.º Duque do Cadaval, D.Jaime e nessa época revestida a azulejos azuis e brancos atribuídos a António de Oliveira Bernardes; 1755, 1 Novembro - parte da quinta é destruída pelo terramoto; nesta época, o duque também organiza grandes festas em honra de N.S. da Piedade *1; 1773 - obras de reconstrução e valorização da quinta; 1940 - alugada a Landsberg e depois a Marc, que a recuperaram depois de longos anos de falta de manutenção e ruína;

Dados Técnicos

Muros de suporte; sistema de rega por gravidade em caleiras a céu aberto e minas de água.

Materiais

Inerte: calccário, mármore, azulejo, alvenaria; Vegetal: buxo (Buxux sempervirens), palmeira (Chamaerops excelsa), pinheiro-manso (Pinus pinea), sobreiros (Quercus suber).

Bibliografia

STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos arredores de Lisboa, livraria Civilização editora, Porto, 1986; www.quintadacapela.com, Abril 2007.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - as festas de N.S. da Piedade de 1720, em Setembro, organizadas pelo Duque do Cadaval, foram particularmente solenes, e ficaram célebres, como evoca D.José Barbosa, dizendo "Nunca imaginei que visse tão soberanamente povoada a inculta aspereza destas serras, e destes penedos, mas tudo sabe fazer a devoção, e a curiosidade... o grande número de gente, que não só concorreu da vizinhança, mas também de Lisboa... vi a serra de Cintra convertida em corte".

Autor e Data

Patrícia Costa 2003 / Luísa Estadão 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login