Hospital de Santa Maria de Palhais

IPA.00001973
Portugal, Santarém, Santarém, União de Freguesias da cidade de Santarém
 
Arquitectura de saúde, medieval. Hospital. Possui várias arcadas apontadas e de volta perfeita, que constituiriam o primitivo pátio do hospital, parcialmente demolido.
Número IPA Antigo: PT031416190032
 
Registo visualizado 107 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital    

Descrição

Planta poligonal composta por dois corpos retangulares, articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de três e quatro águas.

Acessos

Largo de Palhais

Protecção

Em estudo / Incluído na Zona de Proteção do Chafariz de Palhais (v. IPA.00002225)

Enquadramento

Peri-urbano, no limite N. da povoação de Ribeira de Santarém, nas imediações da Estação Ferroviária de Santarém (v. IPA.00004597). Encontra-se adossado a vários edifícios residenciais e ao Chafariz de Palhais, abrindo para um amplo largo de terra batida, na margem O. da Ribeira de Santarém, próximo do local onde esta desagua no rio Tejo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 - 16 - construção do hospital, associada a uma antiga igreja, implantada no local; 2002 - 2003 - escavações levadas a cabo no largo, põem a descoberto várias estruturas do antigo complexo assistencial e uma necrópole.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada e pintada; modinaturas, mísulas em cantaria de calcário; guardas em metal; caixilharia de madeira e vidro; coberturas exteriores em telha cerâmica.

Bibliografia

CONDE, Manuel Sílvio e DAVID, Dionísio J. – O hospital de Santa Maria de Palhais da Ribeira de Santarém e a assistência medieval portuguesa (monografia histórico - -arqueológica). História e Crítica. n.º 5, 1980, pp. 32-46 (não consultado); MATOS, António José - Evidência de treponematose no Hospital Medieval de Santa Maria de Palhais (Ribeira de Santarém) in I Jornadas Portuguesas de Paleopatologia. Coimbra: Universidade de Coimbra - Departamento de Antropologia, 6 junho 2008.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login