Penedo de Santa Eufémia

IPA.00001944
Portugal, Braga, Terras de Bouro, Covide
 
Santuário pré-histórico constituído por gravuras de ar livre que se inscrevem no designado Grupo II do Noroeste *1, sacralizado na Época moderna com a construção de um cruzeiro. Exemplo de continuidade do culto pela cristianização de um santuário proto-histórico.
Número IPA Antigo: PT010310080013
 
Registo visualizado 223 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Santuário rupestre    

Descrição

Afloramento granítico recoberto por gravuras rupestres constituídas essencialmente por covinhas e podomorfos. Na área central foi implantado um cruzeiro composto unicamente por cruz latina simples com haste vertical inteira servindo de coluna, com decoração nas hastes constituída por linha incisa acompanhando a forma das hastes. A parte central do afloramento foi delimitado por um gradeamento. Mais recentemente foi colocada uma ara junto à cruz e, imediatamente a S. do afloramento, ergueu-se um altar.

Acessos

Covide, Junto à EN 307 e à capela de Santa Eufémia, à saída de Covide em direcção a nascente

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Na meia encosta suave, a N. da capela de Santa Eufémia, transpondo a cancela de um campo murado, muro sobre o qual se erigiu uma singela cruz, abre-se um pequeno espaço definido por um tapete de gravilha que se estende até ao penedo. Em torno há campos agricultados ocupando a extensa veiga orlada de pinhais. Em fundo, os cumes do Gerês.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: santuário rupestre

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Idade do Bronze / Época moderna

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Idade do Bronze, final - gravação do penedo; Época moderna - sacralização pela construção da capela na proximidade e aposição do cruzeiro sobre o afloramento insculturado; 1958, anterior a - colocação do gradeamento; 1958, posterior a - colocação da ara e do altar.

Dados Técnicos

Estruturas autoportantes.

Materiais

Granito, ferro.

Bibliografia

VIEIRA, José Augusto - O Minho Pitoresco. Vol. 1, 1886; SILVA, Domingos Maria da - Entre Homem e Cávado, Amares e Terras de Bouro. Vol. 3, 1958, p. 116; BAPTISTA, A. Martinho - História da Arte em Portugal. Lisboa: 1986, vol. 1.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Segundo tipologia definida em BAPTISTA 1986. Informações sobre as gravuras de A. Martinho Baptista. Uma lenda estabelece ligação entre as gravuras rupestres e a presença de Santa Eufémia sendo aquelas interpretadas como as marcas que a Santa deixou ao andar e se ajoelhar sobre o rochedo.

Autor e Data

Paulo Dordio 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login