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Edifício e estrutura Estrutura Religioso Santuário rupestre
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Descrição
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Afloramento granítico recoberto por gravuras rupestres constituídas essencialmente por covinhas e podomorfos. Na área central foi implantado um cruzeiro composto unicamente por cruz latina simples com haste vertical inteira servindo de coluna, com decoração nas hastes constituída por linha incisa acompanhando a forma das hastes. A parte central do afloramento foi delimitado por um gradeamento. Mais recentemente foi colocada uma ara junto à cruz e, imediatamente a S. do afloramento, ergueu-se um altar. |
Acessos
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Covide, Junto à EN 307 e à capela de Santa Eufémia, à saída de Covide em direcção a nascente |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Rural. Na meia encosta suave, a N. da capela de Santa Eufémia, transpondo a cancela de um campo murado, muro sobre o qual se erigiu uma singela cruz, abre-se um pequeno espaço definido por um tapete de gravilha que se estende até ao penedo. Em torno há campos agricultados ocupando a extensa veiga orlada de pinhais. Em fundo, os cumes do Gerês. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: santuário rupestre |
Utilização Actual
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Religiosa: cruzeiro |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica |
Afectação
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Época Construção
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Idade do Bronze / Época moderna |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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Idade do Bronze, final - gravação do penedo; Época moderna - sacralização pela construção da capela na proximidade e aposição do cruzeiro sobre o afloramento insculturado; 1958, anterior a - colocação do gradeamento; 1958, posterior a - colocação da ara e do altar. |
Dados Técnicos
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Estruturas autoportantes. |
Materiais
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Granito, ferro. |
Bibliografia
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VIEIRA, José Augusto - O Minho Pitoresco. Vol. 1, 1886; SILVA, Domingos Maria da - Entre Homem e Cávado, Amares e Terras de Bouro. Vol. 3, 1958, p. 116; BAPTISTA, A. Martinho - História da Arte em Portugal. Lisboa: 1986, vol. 1. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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DGPC: DGEMN:DSID, SIPA |
Documentação Administrativa
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DGPC: DGEMN:DSID |
Intervenção Realizada
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Observações
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*1 - Segundo tipologia definida em BAPTISTA 1986. Informações sobre as gravuras de A. Martinho Baptista. Uma lenda estabelece ligação entre as gravuras rupestres e a presença de Santa Eufémia sendo aquelas interpretadas como as marcas que a Santa deixou ao andar e se ajoelhar sobre o rochedo. |
Autor e Data
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Paulo Dordio 1996 |
Actualização
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