Fábrica da Ramada / Instituto de Design

IPA.00001938
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura industrial, popular e moderna. Unidades orgânicas fechadas em torno de um pátio. Aberturas reduzidas, estruturas porticadas de granito e superfícies com madeira à imagem dos sequeiros. Relação dependente da forma função, constituindo elemento fundamental o uso de cada espaço para a caracterização arquitectónica do volume.
Número IPA Antigo: PT010308630050
 
Registo visualizado 429 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Extração, produção e transformação  Fábrica    

Descrição

Conjunto de fábricas localizadas no interior de um quarteirão envolvido fundamentalmente pela Av. de D. João IV, Lg. da República do Brasil, da ex Al. de Salazar e Av. de D. Afonso Henriques. As diferentes unidades industriais concentradas neste núcleo são marcadas fundamentalmente por edifícios de r/c e r/c + 1 piso, quase todas elas sobrepostas ao Ribeiro de Couros. Elemento presente em quase todas elas é a madeira disposta à imagem dos sequeiros, em contraponto com paredes de granito quase sem aberturas. As diferentes unidades fabris têm volumes articulados e orgânicos envolvendo normalmente um pátio exterior.

Acessos

São Sebastião, Rua da Ramada, n.º 52. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,440341; long.: -8,290972

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de 03 novembro 1978 do Secretário de Estado da Cultura) / Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano. O conjunto localiza-se numa zona baixa da cidade, em contacto com o Ribeiro de Couros junto ao centro histórico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Educativa: instituto superior

Propriedade

Privada: pessoa singular, pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - Provável construção; 1993 - Incêndio na zona de Couros.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito e / ou em madeira aplicada sobre uma estrutura de suporte do mesmo material; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias de madeira e / ou ferro.

Bibliografia

FOLGADO, Deolinda - "Uma indústria em Guimarães: os curtumes". Revista Monumentos. Lisboa: Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, outubro 2013, nº 33, pp. 38-51 (e-book).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Este conjunto encontra-se práticamente desocupado, existindo apenas dois casos com alguma utilização, estando uma delas ocupada por uma tipografia. A C.M.G. pretende lançar um concurso de arquitectura para a reutilização da sua propriedade, destinada ou a um Museu Industrial ou um Albergue de Juventude. Várias vezes, mas pontualmente ao longo do tempo o seu espaço foi utilizado para manifestações culturais ao ar livre.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login