Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara

IPA.00019362
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Lousa
 
Arquitetura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples, de corpo único, com fachada principal em empena rematada por cornija de betão, e rasgada por portal em arco de volta perfeita, com moldura formada pelas aduelas de granito. Fachadas com cunhais simples e remates em cornija de betão sobreposta por beiral simples, a lateral esquerda rasgada por porta de verga reta.
Número IPA Antigo: PT010409110118
 
Registo visualizado 1911 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, volume único e cobertura de duas águas. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho irregular, com cunhais simples, rematadas por cornija de betão pintada de branco, sobreposta nas fachadas laterais por beiral simples. Fachada principal voltada a SO., com cunhais encimados por pináculos piramidais e terminada em empena coroada por cruz latina sobre acrotério, de granito; é rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura formada por aduelas de granito, lisas. Fachada lateral esquerda virada a NO., rasgada porta de verga reta, antecedida por um degrau. Fachada lateral direita cega. Fachada posterior cega, em empena, rematada por cornija de betão, pintada de branco. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua do Cabeço

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, próximo da povoação, para SO, no topo de um cabeço, sobranceiro ao Rio Douro, desfrutando de uma vasta paisagem que abrange terras dos distritos Bragança, Guarda, e Viseu. Do local avista-se a Capela de Santa Bárbara / Miradouro de Santa Bárbara (v. PT010914080072), Capela de São Martinho / Miradouro de São Martinho (PT010914150109).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Cultural e recreativa: miradouro

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - Provável data de construção da capela; 1758 - O pároco António Estêvão Domingos Barbosa, nas memórias paroquiais, refere que a Capela de Santa Barbara se encontra junto à freguesia, para poente, num alto cabeço; séc. 20 - reconstrução.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito à vista, com juntas preenchidas e cimento; cornija de cimento, portas de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

http://ttonline.dgarq.gov.pt, 26 de Outubro de 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login