Casa de Telhôa e jardins

IPA.00001936
Portugal, Braga, Celorico de Basto, Arnóia
 
Casa nobre barroca de Celorico de Basto, sem ostentação e riqueza, com planta rectangular, desenvolvimento horizontal, ornatos simples e uma escadaria sóbria. Corresponde à tipologia das casas com jardim de japoneiras, tão característicos da região de Basto. São jardins de buxo e japoneiras, muitos deles com a forma de terraço adossado à casa: poder-se-iam chamar jardins de influência italiana. Fachada principal de dois panos de diferente dimensão. Embora o andar nobre seja marcado por molduras de janelas de sacada o vão existente é de janelas de peito.
Número IPA Antigo: PT010305020013
 
Registo visualizado 136 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Imóvel constituído por dois núcleos, fisicamente separados e desenvolvido no sentido do comprimento, de planta longitudinal, sendo as massas dispostas horizontalmente. Cobertura diferenciada em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada a S., de dois panos desiguais e de dois pisos, sendo o primeiro referente aos anexos agrícolas e o segundo, o andar nobre, reservado à habitação. A escadaria desenvolve-se ao centro do pano maior, com dois lanços, o primeiro a abrir em leque e o segundo com urnas no início do corrimão; dá acesso ao piso nobre por porta de moldura superior recortada e tendo do lado direito um brasão. No segundo piso as janelas são de sacada, já sem protecção, arquitravadas superiormente e com cantaria interligando-as inferiormente aos estreitos vãos rectangulares do piso térreo; neste abrem-se ainda irregularmente janelas quadradas e porta muito simples. O pano mais estreito tem o mesmo tipo de fenestração. A fachada posterior, voltada a E. apresenta uma varanda alpendrada ao nível do piso nobre construída em tijolo de barro.

Acessos

EM 619, Lug. São Sebastião

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado; confronta a S. com a EM 619, a O. com o jardim, a E. com vegetação arbórea de grande porte e a N. (fachada posterior) com casas de caseiro que revelam alterações arquitectónicas com vista a uma melhor adaptação às necessidades da vida quotidiana, mas sem qualidade. Não dispõe de quaisquer elementos separadores da via de circulação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Séc. 18

Cronologia

Séc. 18 - Provável construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paramentos de granito rebocado, pilastras, cunhais e molduras das janelas em granito aparente, madeira, vidro, pavimento do primeiro piso em terra batida, cobertura de telha de barro sobre estrutura de madeira, tijolo.

Bibliografia

BARROS, João, Geografia de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, 1919; VASCONCELOS, J. A., Etnografia Portuguesa, vol. 3, 1942; GUSMÃO, Adriano de, Solares Barrocos da Região de Basto, 1949; CORREIA, José, Cidades e Vilas de Portugal, Março, 1957; CCRN, GAT do Baixo Tâmega, Concelho de Celorico de Basto, Estudos Sumários de Planeamento, Porto, Fevereiro de 1986; VIEIRA, J. A., O Minho Pitoresco, 1987; LEMOS, João M., Celorico de Basto, Entre o Passado e Futuro, Celorico de Basto, 1988; Braga, Encontros e Descobertas, Lema, Cultura e Divulgação Regional, 1989; MOURA COUTINHO, Descripção de Basto, m.s. do Arquivo Particular da Casa de Telhôa.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O jardim da Casa de Telhôa, a O. carece, sem dúvida, de um projecto de restauro. Julga-se de todo o interesse a protecção jurídica do imóvel através da sua classificação, considerando-se o mesmo como uma unidade com o seu jardim. Seria ainda importante que viesse a ser estudada uma Zona Especial de Protecção.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login