Igreja Paroquial de Candoso / Igreja de São Martinho

IPA.00001926
Portugal, Braga, Guimarães, Candoso (São Martinho)
 
Arquitectura religiosa, românica e neoclássica. Igreja paroquial românica de nave única com grandes remodelações posteriores, sobretudo em estilo neoclássico. Da primitiva construção conserva restos da cachorrada com modilhões lavrados e o arco triunfal. Retábulos colaterais de finais do séc. 17 e restante decoração essencialmente neoclássica.
Número IPA Antigo: PT010308570009
 
Registo visualizado 833 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Igreja de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, rectangulares, torre sineira e anexos adossados a S.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na igreja e uma nos anexos. Fachada principal orientada a O., de empena sensivelmente ondulada rematada por cruz e pináculos no alinhamento dos cunhais. Portal simples de verga recta encimado por pequena janela lisa. As fachadas laterais patenteiam cornija assente em friso de modilhões simples e decorados. A torre possui na fachada O. uma sineira e na S. duas, sendo a cornija em ambas rematada por fogaréus. Interior iluminado por candeeiros de pé. Nave com guarda-vento em madeira com vidros coloridos, coro-alto com balaustrada de madeira, altar de talha policroma no lado do Evangelho e púlpito quadrado do mesmo tipo de talha no lado da Epístola, colocados simetricamente, e dois outros altares colaterais de talha dourada colocados no topo da nave. Tecto de madeira de perfil curvo pintado com motivos naturalistas e medalhões. Arco triunfal pleno decorado motivos lanceolados e outros geométricos encimado por friso enchaquetado. Na capela-mor retábulo de talha policroma e tecto de perfil curvo com pintura decorativa.

Acessos

Lugar do Assento. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,426197, lat.: -8,335607

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto 16-06-1910, DG nº 136 de 23 Junho 1910

Enquadramento

Rural, Isolado. Localiza-se junto à estrada de acesso, separada por pequeno adro, ligeiramente desnivelado a O.. A N. e E. envolvem o adro algumas construções. Localizada ao cimo da estrada, disfruta de panorâmicas sobre Guimarães e a Penha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural) / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

DESIGN: Álvaro Siza Vieira (desenho dos candeeiros de pé).

Cronologia

Séc. 13 - Provável construção; séc. 17 - altares colaterais; séc. 19 - reforma.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente; Revestimento do pavimento da nave e capela-mor a soalho de madeira; Tecto da nave em madeira com pinturas; Tecto da capela-mor com acabamento a estuque; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro tipo "aba e canudo"; Caixilharias em madeira pintada.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, História da Arte em Portugal. O Românico, vol. 3, Lisboa, 1986; FONTE, Barroso da, Guimarães - Roteiro Turístico, Guimarães, 1991; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, vol. 1, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMN

Intervenção Realizada

DGEMN: 1991 - Conclusão do sistema de iluminação e beneficiação de caixilharias; 1992 - beneficiação das coberturas, reposição das frestas na traça original e tratamento dos paramentos exteriores; Paróquia: 1996 - projecto de construção de uma capela mortuária na área envolvente da igreja, mas numa cota inferior a esta, permitindo assim o alargamento frontal do adro.

Observações

Apesar de ter sido intervencionada recentemente, a cobertura encontra-se empenada.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

Paula Noé 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login