Castro de São Miguel-o-Anjo / Estação Arqueológica de São Miguel-o-Anjo

IPA.00001914
Portugal, Braga, Vila Nova de Famalicão, União das freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com ocupação romana e medieval. Povoado fortificado / castro formado por uma linha de muralhas mais duas outras muralhas a E.
Número IPA Antigo: PT010312080009
 
Registo visualizado 674 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Povoado fortificado com uma linha de muralha circundando a plataforma superior, sendo esta defesa complementada a E. por mais duas muralhas. O facto do seu interior estar densamente coberto por vegetação, assim como a destruição provocada pela extracção de pedra, não permite distinguir qualquer tipo de construção habitacional. Neste local terá existido um castelo medieval, e embora tenha aqui sido registado espólio cerâmico coevo não se tenha detectou qualquer estrutura ou vestígio com ele relacionado.

Acessos

Calendário, Lugar de São Miguel-o-Anjo, estrada de acesso à urbanização de S. Miguel a partir do km 26 da EN 14

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1ª Série, nº 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural, na periferia de V. N. de Famalicão, outeiro coberto com pinhal, sobranceiro ao vale do Rio Pelhe.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Proto-história - construção e ocupação do povoado; Antiguidade / Idade Média - continuação da ocupação humana; 2021, fevereiro - dezembro - escavações arqueológicas no castro, com apoio logístico do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e participação de voluntários do Banco Municipal de Voluntariado; as escavações concentraram-se na zona mais elevada do povoado, em três setores selecionados, permitindo identificar várias estruturas medievais, nomeadamente sepulturas e alguns muros que poderão ter pertencido ao edifício fortificado, estruturas circulares relacionadas com a Idade do Ferro e materiais cerâmicos e pétreos da Idade do Bronze.

Dados Técnicos

Muralhas construídas com silhares assentes em seco.

Materiais

Muralhas em granito; cobertura de construções com tegula e imbrex.

Bibliografia

BRANDÃO, Abílio de Magalhães, Apontamentos Folklóricos Famalicenses, Revista de Guimarães, 9, Guimarães, 1891, p. 227, LIMA, A. P., A correspondência Martins Sarmento - P. Joaquim Pedrosa, Revista de Guimarães, 50, Guimarães, 1940, p. 211 - 212; COSTA, Avelino Jesus da, O Bispo D. Pedro e a organização da diocese de Braga, 2, Coimbra, 1959, p. 44; ALMEIDA, Carlos Alberto F. de, Castelogia Medieval de Entre-Douro-e-Minho. Desde as origens a 1220, dissert. complem. de doutoramento, policopiado, Porto, 1978, p. 36; QUEIROGA, Francisco, Património Histórico de Vila Nova de Famalicão, Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, 4, Vila Nova de Famalicão, 1983, p. 49; CENTENO, Rui M. S., Circulação Monetária no Noroeste de Hispânia até 192, Porto, 1987, p. 112; DINIS, António Pereira, Ordenamento do território do Baixo Ave no 1º milénio a.C, dissert. de Mestrado em Arqueologia, Porto, 1993, p. 55 - 57.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Este local parece identificar-se com o mons Costoias referido na documentação do séc. XI e XII. Na proximidade do povoado apareceu uma ara votiva à divindade indígena Bandua Bricus. Os terrenos na base do castro encontram-se fortemente urbanizados. O povoado está particularmente afectado pelo intenso trabalho de extracção de pedra. O seu espólio é constituído por fragmentos de cerâmica comum da Idade do Ferro, cerâmica comum romana, tegula, imbrex, ânfora, pesos de tear, contas de pasta vítrea, numismas, machado em bronze, chapa em bronze, alongada e furada nos extremos.

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Amaral 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login