Igreja Paroquial de Freixeda / Igreja de Santo André

IPA.00019138
Portugal, Bragança, Mirandela, União das freguesias de Freixeda e Vila Verde
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e sacristias adossadas às fachadas laterais, com coberturas interiores diferenciadas, em madeira, em falsa abóbada de berço na nave e em masseira com caixotões, na capela-mor, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena recta, com campanário de duas ventanas, com portal de verga recta sobrepujado por nichos, ladeado por óculos. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados encimados por pináculos, rematadas em cornija, as laterais com portas travessas, de verga recta. Interior com coro-alto, baptistério e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por retábulos colaterais, sendo o retábulo mor em talha dourada barroca de estilo nacional. Igreja paroquial barroca, com planta e fenestração simétricas, com fachada prncipal em empena recta, alteada na zona central por aletas, com portal de verga recta sobrepujado por entablamento e frontão interrompido por volutas, esquema que se repete na porta travessa S., com nicho flanqueado por quarteirões e óculos quadrilobados. O campanário possui remate volutado, onde assenta uma cruz com resplendor e os pináculos são espiralados, excepto o da empena do arco triunfal, em pinha. As pias baptismal e de água benta são caneladas, evidenciando construção contemporânea. As coberturas internas têm pintura, a da nave com uma simples alusão ao Espírito Santo, e a da capela-mor com caixotões pintados, de sabor popular. Destacam-se os retábulos colaterais, fingidos, pintados sobre estuque, revelando um esquema erudito, barroco, de que se terão perdido os altares; o retábulo-mor, de três eixos e profusa decoração de acantos e anjos encarnados, onde se distinguem os quarteirões exteriores do sotobanco, apesar de adulterados por pintura recente. Os vãos de acesso à sacristia têm vestígios de policromia e o arco triunfal tem pedra de fecho saliente.
Número IPA Antigo: PT010407170117
 
Registo visualizado 79 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor mais estreita, com sacristias rectangulares adossadas, simetricamente às fachadas laterais, de volumes escalonados, com pé direito superior na capela-mor e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de três nas sacristias. Fachadas em alvenaria, rebocada e pintada de branco, percorridas por embasamento pintado a cinzento escuro, com cunhais apilastrados encimados por pináculos e rematadas em friso e cornija. Fachada principal orientada, em empena recta, sobrepujada por campanário de dupla ventana em arco de volta perfeita assente em impostas salientes, terminado em cornija e encimado por cruz com resplendor, sobre pedestal formado por volutas e ladeada por pináculos; portal de verga recta, moldurado e flanqueado por duas pilastras toscanas, que suportam entablamento e frontão interrompido por volutas, sobrepujado por nicho concheado, flanqueado por quarteirões, volutas e rematado em frontão semicircular, ladeado por dois óculos quadrilobados; o portal tem a data "1758". Fachada lateral esquerda virada a S., com porta de verga recta encimada por frontão interrompido por volutas, ladeada por dois janelões rectangulares na nave, um na capela-mor e janelão rectilíneo na fachada E. da sacristia. Fachada lateral direita virada a N., com porta de verga recta ladeada por dois janelões rectangulares na nave, um na capela-mor e outro mais pequeno na sacristia, a qual tem, na face E., porta de verga recta. Fachada posterior em empena coroada por pedestal a que falta a cruz; sobre a empena do arco cruzeiro pináculo sobre pedestal. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril pintado a negro, com pavimento em lajeado de granito e em falsa abóbada de berço de madeira pintada de azul claro, asente em cornija e com tirantes metálicos; tem reserva central com a representação da pomba do Espírito Santo. Coro-alto em madeira, sobre mísulas de cataria, com guarda balaustrada de madeira e acesso por escada de lanços perpendiculares, sendo o primeiro lanço em granito, com seis degraus, e o segundo em madeira, no lado da Epístola; no sub-coro, baptistério definido por pavimento sobrelevado em lajeado de granito, com pia baptismal do mesmo material com decoração canelada, assente em pilar facetado; confessionários em madeira colocados simetricamente e, a ladear o portal axial, pia de água benta gomeada. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular, sobre consola de cantaria, com guarda de madeira torneada e acesso por escada de lanço adossada à parede, no lado direito. Porta travessa ladeada por pia de água benta embutida, com decoração canelada. Confrontantes, retábulos de talha dourada e pintada de azul, dedicados Crucificado (Evangelho) e a Nossa Senhora do Rosário, no lado oposto. Arco triunfal, em cantaria de granito, de volta perfeita sobre pilastras toscanas e pedra de fecho saliente, ladeado pelo retábulos colaterais de talha policroma, dedicados a Santa Bárbara, do lado do Evangelho e a Nossa Senhora das Graças, do lado da Epístola. Capela-mor elevada por um degrau, com pavimento em lajeado de granito e cobertura em caixotões de madeira, em masseira, pintados em azul claro e com representações hagiográficas. Nas paredes laterais, portas de verga recta de acesso às sacristias, com molduras ostentando vestígios de policromia. Sobre supedâneo de três degraus, retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e três eixos definidos por seis colunas torsas ornadas por pâmpanos, asentes em plintos paralelepipédicos decorados de acantos, que se prolongam em duas arquivoltas unidas no sentido do raio, ladeadas por painéis de talha com anjos, constituindo o ático; ao centro, tribuna de volta perfeita com trono e cobertura em falsa abóbada de berço decorada com caixotões, surgindo, nos eixos laterais, edículas com abóbadas semelhantes, encimadas por painéis de talha; sotobanco policromo de azul, branco e amarelo com marmoreados fingidos e quarteirões laterais, e altar paralelepipédico, sobre o qual surge o sacrário embutido com a imagem do Redentor, rodeado por anjos.

Acessos

Em Freixeda

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado, num vale. A povoação situa-se junto ao curso da ribeira de Freixeda, ocupando as encostas das duas margens. A igreja implanta-se no centro de um adro, pavimentado em cubo de granito e limitado por muro de alvenaria de xisto, localizado no limite S. da povoação. A entrada no adro faz-se por escadaria em cantaria de granito, situada no canto SE do adro, com orientação N./S., possuindo dois lanços sucessivos de escadas, de 8 e 11 degraus, separados por patamar e com parapeito decorado com volutas.

Descrição Complementar

Na cobertura da capela-mor, caixotões em madeira, pintados com fundo azul e representando, no caixotão central, a Sagrada Eucaristia, e, intercalando caixotões decorados com motivos florais com outros com representações de Santos: Santa Luzia, São Marcos, São Lucas, Santo André, São Paulo, Nossa Senhora do Rosário, Santo António, São Pedro, São Tadeu, Santa Teresa de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São João e São Mateus. Retábulos colaterais fingidos, pintados sobre o estuque, representando um banco marcado pelos plintos de duas colunas de fustes lisos e capitéis coríntios, que enquadram um painel central, e suportam entablamento e frontão interrompido com motivos concheados. Retábulo lateral do Evangelho em talha dourada e policroma, de azul, branco e amarelo, com corpo de planta côncava e um eixo, integrado em nicho de volta perfeita assente em pilastras toscanas pintadas com acantos, sendo o eixo composto por duas colunas torsas, que se prolongam em duas arquivoltas unidas no sentido do raio, formando o ático; ao centro, painel de volta perfeita com tela pintada em fundo, tendo sacrário na base; altar em forma de urna com marmoreados fingidos. Retábulo lateral da Epístola integrado em nicho semelhante ao anterior, em talha dourada e pintada de azul e vermelho, de planta recta e um eixo definido por duas colunas torsas, com painel central de volta perfeita com elementos fitomórficos e mísula, flanqueado por painéis de acantos e anjos; no tímpano, semicircular, resplendor segurado por dois "putti"; altar em forma de urna com cartela de talha marmoreada.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1706 - segundo Carvalho da Costa, Freixeda era Comenda da Ordem de Cristo, rendendo 40$000 réis, sendo comendador Francisco de Távora, primeiro Conde de Alvor; a igreja de Santo André era de apresentação do reitor de Mirandela e a freguesia tinha 80 vizinhos, mais uma ermida e 17 fontes; 1758 - conclusão da construção da igreja, conforme data sobre o lintel do portal; 1796 - a freguesia de Freixeda, era comenda da Ordem de Cristo, sendo comendador António José Pinto Ribeiro, pertencia ao termo de Mirandela, na comarca de Torre de Moncorvo, tinha 99 fogos e 226 almas; a igreja de Santo André era curato de apresentação do Reitor de Mirandela, tendo de rendimento 70$000 réis; 1943 - pinturas na cobertura da capela-mor; 1945 - a freguesia de Freixeda, concelho de Mirandela, tinha 93 fogos e 298 habitantes, a igreja era reitoria.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Paredes em alvenaria; cornijas, embasamento, cunhais e molduras em cantaria de granito; coro-alto, púlpito, portas, pavimentos, tectos e retábulos em madeira; cobertura em telha marselha.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa, Lisboa, 1706; "Freixeda" in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa, 1945; MENDES, José Maria Amado, Trás-os-Montes nos finais do séc. XVIII, Coimbra, 1981.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, 2.ª metade - arranjo de rebocos e pinturas; pintura do sotobanco do retábulo-mor; Proprietário / CMM: 2002 / 2003 / 2004 - rebocos e pintura exterior, portas e arranjo do adro.

Observações

Autor e Data

Miguel Rodrigues 2004

Actualização

 
 
 
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