Torre dos Coimbras / Torre de Oriz

IPA.00001913
Portugal, Braga, Vila Verde, União das freguesias de Oriz (Santa Marinha) e Oriz (São Miguel)
 
Arquitectura residencial, medieval. Torre de habitação senhorial de planta quadrangular, de dois pisos. Piso térreo com vão em arco apontado e superior, destinado a salão nobre, com janelas duplas de perfil trilobado e com mainel. Caracteriza-se pelo seu aspecto robusto. O conjunto testemunha a evolução de um determinado estilo de habitação nobre rural minhota, que se expandiu a partir de um polo original de características defensivas. Adossado possui ala residencial de construção posterior.
Número IPA Antigo: PT010313430020
 
Registo visualizado 572 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo torre

Descrição

Torre de planta quadrangular, com dois pisos e cobertura em telhado de 4 águas. Tem duas portas de acesso: a primitiva porta com arco quebrado, situada no 1º piso, e uma outra, adaptada de uma janela de arco de volta inteira e que, desde época mais recente, liga a torre ao andar da casa que lhe está adossada. No 1º piso a iluminação faz-se através de seteiras muito estreitas. No 2º piso existem dois tipos diferentes de janelas. Nos lados E. e O., janelas duplas, com ambas as aberturas trilobadas e separadas por colunelo sem base nem capitel. Na fachada S. uma janela estreita, de arco pleno no exterior e no interior quebrado. Por cima destas janelas duas peças salientes de granito assemelham-se a cachorros. Todas as janelas têm portadas de madeira e conversadeiras em pedra no interior. Na parte superior da torre, as fiadas de pedra são bastante desordenadas, mais estreitas que as restantes e sem qualquer remate. A casa adossada à torre é um edifício de planta rectangular e 2 pisos, estando o andar ligado a um terraço de pedra a que se tem acesso por uma escadaria também em pedra. As janelas, à semelhança da torre, possuem conversadeiras. A parte da casa está actualmente destelhada.

Acessos

EM 53, dista cerca de 10 Km da sede do concelho

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 740-AL/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Rural, implantada em pequeno aglomerado, a meia encosta, envolvida por casas, algumas de construção recente, uma destas casas está mesmo adossada à torre. Na proximidade, localiza-se a Igreja de Oriz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 14 (conjectural) / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 - Construção, segundo J. J. Rigaud Sousa; 1530 - D. João de Coimbra compra a D. Tareja, mulher de D. João de Sousa a quinta de Oriz, seus casais e pertenças; 1988, 15 novembro - proposta de classificação da CM de Vila Verde; 1990, 20 julho - Despacho de abertura do Presidente do IPPC; 2012, 30 março - Proposta da DRCNorte para a classificação como MIP da Torre de Oriz ou dos Coimbras; 9 maio - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura, alterando a designação para Torre de Oriz ou dos Coimbras; 2012, 13 setembro - publicação do projeto de decisão de classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção em Anúncio n.º 13410/2012, DR, 2.ª série, n.º 178.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em granito, pavimentos em madeira e cobertura em telha de barro.

Bibliografia

ABREU, Leonídio (coord.), História, Arte e Paisagem do Distrito de Braga. 1 - Concelho de Vila Verde, Braga, 1963; COSTA, Carvalho da, Corografia Portugueza; SOUSA, J. J. Rigaud, Torre de Oriz, Porto, 1984; idem, Casas Torre ainda existentes nos arredores de Braga, O Distrito de Braga, Braga, vol. 3, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

D. João de Coimbra foi fundador da capela dos Coimbras, em Braga, provisor e vigário geral desta diocese e mais tarde, abade de Oriz Santa Marinha.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login