Capela do Espírito Santo

IPA.00001912
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Sande São Lourenço e Balazar
 
Arquitectura religiosa seiscentista e setecentista. Capela alpendrada setecentista e cruzeiro seiscentista singelo.
Número IPA Antigo: PT010308550033
 
Registo visualizado 469 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal composta por um alpendre antecedendo nave única e capela-mor rectangular. Está orientada no sentido E. - O., constituída por dois volumes articulados segundo coberturas em telhado diferenciadas de duas águas. Fachada principal voltada a poente, precedida por alpendre quadrangular com colunata apoiada em muro; no seu entablamento, inscrição gravada com o ano de 1727; a capela tem pilastras nos cunhais e termina em empena, sendo marcada apenas por um portal simples, ladeado por duas pequenas janelas de portada de madeira e uma outra janela pequena sobre o telhado do alpendre. A N. é ladeada por um campanário com dois sinos e apresenta ainda respectiva escadaria de acesso e o volume da sacristia. Interior com lambril de azulejos, coro-alto, púlpito de talha no lado da Epístola e nichos de talha ladeando o arco triunfal. Tecto de madeira de perfil curvo em caixotões. Capela-mor com retábulo dourada e tecto também em caixotões. O cruzeiro de base quadrangular gravada com a data de 1628, assenta num soco formado por três degraus; possui fuste circular, liso, encimado por uma esfera e a rematar uma cruz.

Acessos

Lugar da Rechã, Gaveto da Rua Fonte da Auzande e Rua Castro Sabroso

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 516/71, DG, I Série, nº 274 de 22 Novembro 1971 *

Enquadramento

Urbano, isolado, sobre uma plataforma junto a um adro que faz gaveto entre a R. Fonte da Auzande e R. Castro Sabroso. Este adro em terra batida com um coreto de traçado recente e uma grande fonte é marcado por algumas árvores. Um percurso, em lajeado de granito, definido por árvores encaminham para uma escadaria de acesso á plataforma em terra batida que apresenta do lado S. um cruzeiro e relaciona-se para O. por uma escadaria recente ainda inacabada.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: No Cruzeiro pode ler-se a inscrição: 1628. Na fachada principal da Capela pode ler-se a inscrição: "Feita no Ano de 1727".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1628 - Construção do Cruzeiro; 1727 - Construção da Capela; séc. 20 - colocação dos azulejos na capela imitando padrão antigo; 2004 - a Câmara Municipal de Guimarães realiza obras coercivas na zona envolvente à capela, de modo a repor a legalidade em relação a construções clandestinas e destoantes.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de granito rebocado pelo lado interior e exterior; Revestimento do pavimento da nave a mosaico cerâmico preto e branco; Pavimento da capela-mor em lajeado de granito; Tecto em caixotões na nave e capela-mor de madeira encerada; Caixilharias de madeira; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro de aba e canudo.

Bibliografia

IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. I, Lisboa, 1993; FORTE, Joaquim, Processo de casas ilegais no Ministério da Cultura, in Jornal de Notícias, Minho, 7 Dezembro 2005, p. 24; Provedoria arquiva processo sobre Capela do Espíríto Santo, em Sande S. Lourenço, in O Povo de Guimarães, 12 Junho 2006, p. 12.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Colocação de Lambrim de azulejos recentes na nave e capela-mor; Colocação de Mosaicos no pavimento da nave e capela-mor; Eliminação do reboco do volume de acesso ao campanário.

Observações

*DOF: Capela do Espírito Santo, incluindo todo o seu recheio, (...), e o cruzeiro que lhe fica fronteiro.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login