Capela de Nossa Senhora das Neves / Capela de São Gonçalo

IPA.00001900
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Arentim e Cunha
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca, com planta longitudinal e sacristia adossada, lateralmente. Fachada principal em empena, enquadrada por pilastras nos cunhais sobrepujadas por pináculos, com portal de verga recta encimado por frontão triangular e óculo circular, ladeado por dois pequenos vãos quadrangulares. Decoração interior com retábulo de talha polícroma.
Número IPA Antigo: PT010303030059
 
Registo visualizado 417 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangulares e sacristia rectangular adossada à direita. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Alçados, do corpo principal, percorridos por embasamento e cornija, pilastras nos cunhais sobrepujadas por pináculos, cruzes sobre acrotério nas empenas e pequena sineira em ferro. Fachada principal rematada por empena e rasgada por portal de verga recta, encimada por frontão triangular e pequeno óculo circular, ladeado por pequenos vãos quadrangulares. Fachada lateral esquerda com porta rectangular de acesso à nave e janela de iluminação da capela-mor, fachada lateral direita com a sacristia onde se acede por porta rectangular e pequena abertura rectangular. No interior, coro-alto com balaustres de carvalho, assente em duas mísulas de pedra, a que se acede por escada de pedra e madeira, do lado esquerdo do sub-coro. Colateralmente duas portas rectangulares, a do lado da Epístola de acesso à sacristia e a do lado do Evangelho ao exterior e púlpito de base quadrada assente sobre mísula. Tecto de perfil curvo, em cimento e pavimento em lajes de ardósia na nave e madeira na capela-mor. Esta possui belo retábulo de talha polícroma, organizado em três panos, no do meio um trono e os laterais separados por colunas e atlantes, com mísulas. Sacristia com pavimento em soalho, com arcaz e oratório.

Acessos

Lugar da Estrada

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolada, situa-se numa plataforma murada, circundada por campos de cultivo e casas, sobranceira ao Lg. da Estrada, a partir do qual se lhe acede por carreiro íngreme e escadaria de pedra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17, finais - Provável construção; séc. 20, meados - deixa de haver culto na capela e de se festejar a festa de São Gonçalo que atraía ao local muitos romeiros.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura; ardósia no pavimento; madeira nas portas, travejamento e balaustrada do coro-alto, soalho da sacristia e altar-mor; ferro nas grades das janelas, pelo exterior; tecto em cimento e cobertura exterior em telha.

Bibliografia

NUNES, Henrique Barreto, OLIVEIRA, Eduardo Pires, MATEUS, Luis Manuel, BOTELHO, Francisco, Património Artístico de Arentim. 1. Capela de Nossa Senhora das Neves, in Mínia, nº 5, Braga, 1981, pp. 199 - 200.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia *1: 1980 - Recuperação do telhado e colocação de placa em cimento; 1988 - reboco das paredes exteriores e interiores, remodelação da instalação eléctrica e restauro dos santos.

Observações

As imagens de São Gonçalo, Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora da Lapa, Santa Catarina, São Gabriel e Sagrado Coração de Jesus que estavam expostas na capela foram deslocadas para a Igreja Paroquial. *1 - As obras foram superintendidas por uma comissão local com a participação do pároco.

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login