Capela de Santo António

IPA.00001894
Portugal, Braga, Celorico de Basto, União das freguesias de Veade, Gagos e Molares
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca, com planta longitudinal de uma só nave, galilé, sacristia lateral e pequena sineira. Fachadas enquadradas por cunhais, empenas salientes pináculos e cruzes latinas e a principal com portal decorado com caneluras, verga recta encimada por frontão curvo interrompido, cruz sobre capitel jónico e óculo quadrifoliado, ladeado por óculos em duplo círculo. Decoração interior com talha, estilo nacional. Excelente exemplar de igreja barroca, com galilé, fachada principal e talha originais. Os óculos em duplo círculo, usados na decoração da fachada principal, são comuns a outros edifícios religiosos na região de Basto.
Número IPA Antigo: PT010305140007
 
Registo visualizado 146 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por galilé, nave única e capela-mor rectangulares, adossados em eixo e sacristia rectangular adossada à direita. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e uma água; Galilé destelhada. Alçados percorridos por cornija, pilastras nos cunhais encimados por pináculos e cruz latina sobre acrotério nas empenas. Fachadas da galilé abertas por arcos de volta inteira, definidas por cunhais e muretes. Fachada principal da nave terminada em frontão curvo, interrompido, coroado por pináculos laterais e cruz latina ao centro, tendo no tímpano óculo quadrifoliado. Portal de verga recta suportando frontão curvo interrompido com cruz sobre capitel jónico, que interrompe a cornija, encostando no óculo. Colateralmente dois pequenos óculos em forma de duplo círculo, e do lado direito uma cruz latina. Fachada lateral esquerda da nave rasgada por porta rectangular encimada por óculo quadrifoliado e a da direita por janelão rectangular a tocar a empena, e óculo quadrifoliado. Capela-mor rasgada por janelão rectangular à esquerda. Sacristia delimitada por grossos cunhais, encimado, o frontal, por sineira de arco pleno suportado por pilastras, decorado com volutas e folhagens, rematado por pináculos e cruz latina sobre acrotério ao centro. Porta rectangular na fachada principal e janelão rectangular na direita. Interior percorrido por cornija saliente que no lado direito é interrompida por janelão rectangular, tendo colateralmente mísula de pedra, pia de água benta de granito gomada e concheada, porta rectangular, a direita emparedada, e óculo quadrifoliado, e dois altares colaterais de talha, inscritos em vão de arco pleno. À direita púlpito de base quadrangular, mísula com folhas de acanto em granito e guardas em talha e pequeno nicho semicircular. Tecto de madeira em masseira. Arco cruzeiro de arco em volta perfeita assente em pilastras, com a pedra do fecho com florão no intradorso. Capela-mor percorrida por cornija tipo papo de rola tendo à direita porta para a sacristia e pequeno nicho semicircular, sobreelevada, a que se acede por um degrau granítico, altar-mor de talha em arco pleno assente em estrado de pedra com dois degraus. Tecto de madeira em masseira. Sacristia com nicho rectangular, encimado por janelão rectangular e porta rectangular para o exterior.

Acessos

Lugar de Santo António

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, situada numa pequena elevação, rodeada por casas e campos de cultivo, num adro murado, a que se acede por escadaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Construção; 1989 - Com a morte do pároco a capela passa ao abandono; 2007 - início da recuperação da capela.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito nas paredes, pavimentos, mísulas, pias, nichos e vãos; madeira nos tectos, talha, púlpito, arcaz, telha nos telhados.

Bibliografia

Capelas 1 Celorico de Basto - Parte 1, in Diário do Minho, 8 Março 2007, p. 24.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da igreja paroquial: 1989, até - obras de restauro dos telhados, paredes e parte da talha dos altares; 2007 - Em obras: restauro dos retábulos; arranjo do tecto; colocação de soalho em carvalho; reconstrução do coro-alto, sua ligação ao púlpito e escada exterior de acesso.

Observações

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login