Capela de Nossa Senhora da Assunção / Capela de Nossa Senhora da Trena

IPA.00018890
Portugal, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, União das freguesias de Lagoaça e Fornos
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas internas diferenciadas, em tecto plano na nave e em falsa abóbada de berço abatido, de madeira, na capela-mor, iluminada por janelas rasgadas na fachada lateral direita. Fachada principal em empena truncada por sineira, em arco de volta perfeita, com portal de verga recta. Fachada com cunhais em cantaria, remates em cornija, tendo, nas laterais, portas travessas de verga recta. Capela de linhas sóbrias, com portal de moldura recortada, que segue o esquema decorativo das fahcadas de várias capelas coevas, em empena truncada por sineira, que, no entanto, apresenta solução de alteamento sobre a cornija, podendo corresponder a reforma posterior. Cunhal na fachada lateral direita, a dividir os corpos da nave e capela-mor. No interior, conserva cobertura pintada em "trompe l'oeil" e retábulo-mor de talha dourada, com estrutura maneirista seguindo o esquema da tratadística de Vignola, com o remate em tabela, ladeado por quarteirões e aletas. Elementos da Paixão de Cristo a decorar uma das arquivoltas do altar-mor. Púlpito no lado do Evangelho, em cantaria, com guarda plena e retábulo-mor de talha dourada e pintada maneirista.
Número IPA Antigo: PT010404010035
 
Registo visualizado 398 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, de volumes articulados e cobertura homogénea em telhado de duas águas, que se prolonga em aba na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinzento, excepto a principal, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo e juntas argamassadas, com embasamento e cunhais do mesmo material e rematada em cornija. Fachada principal voltada a O., em dupla empena truncada por seineira em arco de volta perfeita, assente em pilastras e rematada por cruz latina, flanqueada por pináculos; possui cunhais apilastrados, também encimados por pináculos, e é rasgada por portal de verga recta com moldura recortada, decorada com duas linhas paralelas incisas; sobre o portal, estreitíssimafresta jacente de arejamento, sem correspondência actual no interior; porta de duas folhas de madeira almofadada e pintada de verde. Fachada lateral esquerda virada a N., com porta de verga recta na nave e, na sacristia, com cunhais perpianhos e juntas pintadas de branco, uma janela com moldura em cantaria. Fachada lateral direita virada a S., com porta de verga recta moldurada e janelão em arco abatido; a capela-mor é definida pela existência de um contraforte, rasgado por janela rectilínea. Fachada posterior em empena cega, com cunhais perpianhos. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com pavimento em lajes graníticas e tecto pintado a azul. No lado do Evangelho, púlpito quadrado, granítico, assente em coluna toscana, com guarda plena e acesso por escadas de cinco degraus no lado direito. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras, dotado de grade em ferro pintado de preto. Capela-mor com paredes e pavimento semelhantes aos da nave, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira pintada em "trompe l'oeil", com a imagem de Nossa Senhora da Assunção enquadrada por festões, acantos e volutas, cornijas e fragmentos de frontão. Retábulo-mor de talha dourada e pintada de azul, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas torsas assentes em plintos paralelepipédicos com decoração fitomórfica, tendo, no eixo central, pequeno nicho, onde se enquadra peanha com a imagem do orado, e, nos laterais, painéis semicirculares a enquadrar mísulas com imagionária; remate em friso de acantos e querubins, cornija e tabela rectangular vertical, flanqueada por quarteirões, painéis rectangulares e aletas; altar em forma de urna com decoração fitomórfica. No lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia, com lavabo em cantaria.

Acessos

A 250 m. da Igreja Paroquial, tomar caminho rural para SE., em direcção ao cemitério

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 39 521, DG, 1.ª série, n.º 21 de 30 janeiro 1954 (altar-mor de talha dourada do séc. 17)

Enquadramento

Rural, isolada e destacada, tendo o muro do cemitério a prolongar a fachada a S.. Circundada pela via e algumas casas dispersas, recebeu lajeado granítico em frente à fachada principal. Para O., estendem-se campos de cultivo e, em segundo plano, o casario da aldeia. A E. e muito próximo da capela, uma torre de electricidade constitui elemento destoante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17, meados - época provável de construção; 1758 - referida nas Memórias Paroquiais como "ermida de Nossa Senhora da Assunção a qual capela está fora do povo dois tiros de espingarda (…) e a ela concorrem romeiros no dia da sua festa a quinze de Agosto" (PINTADO, p. 46); era do padroado do Ordinário e tinha bens que rendiam 20$000 réis por ano; séc. 18, 2.ª metade - pintura da cobertura da capela-mor; 1911 - auto de Arrolamento refere a capela como sendo dedicada a Nossa Senhora de Trena, tendo "altar em obra de talha simples dourado, onde é venerada a imagem de Nossa Senhora da Assunção dentro de um nicho envidraçado, havendo mais dois retábulos laterais onde se encontram dois castiçais de madeira com feitio de imagens" (PINTADO, p. 47); possuía 1:231$330 réis em títulos que rendiam o juro anual de 61$567; 1933, 15 Maio - em carta da Junta para a Câmara, foi referido que se estava a reconstruir da Capela do Cemitério; 1996 - cumpria funções de capela mortuária.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em granito, parcialmente rebocada; cunhais, modinaturas, cornija, embasamento, cruz, sineira, púlpito e pavimento em cantaria de granito; cobertura da capela-mor, guarda do púlpito, portas e retábulo de madeira; janelas em vidro simples; coberturas em telha cerâmica; grades das janelas com ferro fundido.

Bibliografia

SMITH, Roberto C., A talha em Portugal, Lisboa, 1963; CARVALHO, Isabel Ruth Barrosa de Paula e PEREIRA, Maria da Assunção Queirós, Inventário do Património Artístico-Religios do Concelho de Freixo de Espada à Cinta, in II Edição do Programa Nacional de Bolsas de Investigação para Jovens Historiadores e Antropólogos, Trás-os-Montes e Alto Douro, vol. 2, Porto, 1996; PINTADO, Francisco António, De Freixo a Freixo de Espada-à-Cinta, As Freguesias: Fornos, Lagoaça, Ligares, Mazouco, Poiares, vol. 2, Freixo de Espada-à-Cinta, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

JFF: 1937 - pintura das paredes exteriores da capela; Proprietário: 1999 - restauro do altar; nova instalação eléctrica; séc. 20, final - douramento do retábulo-mor.

Observações

Autor e Data

Ernesto Jana 1991 / Miguel Rodrigues e Alexandra Cerveira 2003

Actualização

Paula Noé 1997
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login