Igreja Paroquial de Aboim da Nóbrega / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00001889
Portugal, Braga, Vila Verde, Aboim da Nóbrega e Gondomar
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e neoclássica. Igreja paroquial com planta longitudinal composta por alpendre nave única e capela-mor em eixo e torre, capela e sacristias adossadas lateralmente. Fachadas em empenas, portal de arco de volta inteira sobrepujado por janelão. Decoração interior com tectos barrocos, em caixotões com caixilhos de talha dourada envolvendo pinturas, e azulejos e retábulos de talha polícroma neoclássicos. Bom exemplar de igreja maneirista com talha polícroma de boa qualidade; Os tectos da nave e capela-mor são obra de excelência; A capela lateral de São Miguel é uma obra maneirista com referências à tratadística assumindo-se como um exemplar notório; O púlpito maneirista, o arcaz da sacristia, os anjos tocheiros e o órgão de tubos do coro-alto, são peças de grande qualidade estética devendo ter saído das mãos de artistas conceituados; Algumas das imagens, de entre as quais se salienta a padroeira Nossa Senhora da Assunção, são peças de grande valor e qualidade.
Número IPA Antigo: PT010313010014
 
Registo visualizado 1099 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por alpendre, nave única e capela-mor rectangulares, em eixo, e torre sineira quadrangular, capela rectangular e sacristias adossados lateralmente. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 3, 2 e 1 águas. Alpendre sustentado por 8 colunas sobre murete com bancos corridos, interrompido por 3 aberturas. Pavimento em pedra, cobertura exterior em telhado de 3 águas e interior em caixotão de madeira. Fachadas com pilastras nos cunhais encimados por pináculos e cruz latina sobre acrotério nas empenas. Fachada principal com portal de arco de volta inteira decorado com caneluras assentes em bases decoradas com motivos geométricos, sobrepujado por cruzes de Malta e janelão rectangular. Fachadas laterais com porta de arco de volta inteira, com cruz de Malta, e janelão rectangular para iluminação da nave e 2 janelões rectangulares para iluminação da capela-mor. Adossados à direita, torre sineira, capela com 2 vãos rectangulares e sacristia com pequenas aberturas para iluminação. No lado oposto, sacristia com porta e 2 janelos rectangulares. Interior com faixa granítica e lambril de azulejos estampilhados azuis e brancos, coro-alto sobre trave de madeira, com balaustrada de madeira e janelão, tendo do lado direito órgão de tubos; sub-coro com guarda-vento tendo à direita pia baptismal e à esquerda escada de pedra de acesso ao coro-alto e pia de água benta sobre coluna. Colateralmente 2 confessionários, 2 janelões rectangulares e 2 portas, 1 púlpito com base quadrada, decorada com óvulos e pontas de diamante, datada de 1692, assente em mísula com espirais e folhas de acanto, com balaustres em pau preto e altar em talha polícroma; No lado da Epístola capela com entrada gradeada por arco de volta inteira assente em pilastras, com altar em talha polícroma, de invocação de São Miguel, sobre 2 degraus em pedra, tendo embutida à esquerda lápide de granito com inscrição; abóbada em caixotões de pedra, assente em cornija dupla. Pavimento da igreja em madeira e tecto de perfil curvo, em caixotões pintados com caixilhos em talha dourada, assente em mísula de talha dourada com folhagens e querubins. Arco triunfal, de arco pleno assente em pilastras, ladeado por 2 altares postos de ângulo. Capela-mor com lambril de azulejos estampilhados azuis e amarelos, 2 janelas e 2 portas rectangulares para as sacristias. Retábulo-mor sobrelevado por 3 degraus em pedra, ladeado por 2 anjos tocheiros em talha polícroma com tela central ladeada pelas imagens de Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora das Dores. Pavimento em madeira e tecto em caixotões de madeira pintada com caixilhos de talha assente em mísulas de talha dourada com folhagens e querubins. Sacristia com pequeno lavabo em granito e arcaz em pau preto.

Acessos

Lugar da Igreja

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, na parte N. da povoação, num espaço aplanado e relvado definido pelo caminho que liga à freguesia de Covas, campos de cultivo e alguns edifícios, o qual integra chafariz, coreto e cruzeiro.

Descrição Complementar

A torre sineira é coroada por pináculos, coruchéu e cruz, com dois registos separados por cornija saliente, tendo no 1º porta de acesso e óculos losangolos, sendo o da fachada anterior sobrepujado por cruz de Malta e no 2º quatro sineiras em vão de arco pleno. A inscrição da capela de São Miguel diz: "ESTA CAPELA MÂDOV FAZER / IMO SOARES VIBAS FIDAL / GO Q FOI DE S MAGDe E / CAVALEIRO PROFESO DA / ORDE DE NOSO SOR IE / SVXPO A D 1647". O arco triunfal é ladeado por 2 altares de talha polícroma, o do lado do Evangelho de invocação de Nossa Senhora do Rosário e o do lado da Epístola de invocação do Sagrado Coração de Jesus.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - Construção da igreja; 1647 - construção da capela lateral, de invocação a São Miguel, pelo Fidalgo João Soares Vibas *1, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo; 1692 - construção do púlpito; séc. 19 - colocação de azulejos e retábulos de talha.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, pavimentos, base do púlpito e pias; azulejos nas paredes; madeira no para-vento, portas, balaustradas, soalhos, tectos e altares; ferro nas grades da capela lateral e das janelas; cobertura exterior em telha; tijoleira no pavimento da sacristia.

Bibliografia

VIEIRA, José Augusto, Minho Pitoresco, Lisboa, 1886; História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga - I - Concelho de Vila Verde, 1963, p. 15 - 22; Tesouros Artísticos de Portugal, 1976, p. 51.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1960 - Restauro do telhado e pavimento.

Observações

A igreja matriz de Aboim da Nóbrega foi em tempos remotos mosteiro de freiras bentas (VIEIRA 1886, p. 387). Aboim da Nóbrega foi couto, Comenda da Ordem Militar de Malta. Recebeu foral em 1513 por mercê do rei D. Manuel I. O concelho de Aboim da Nóbrega teve juiz ordinário, procurador, meirinho e escrivão da Câmara; Foi extinto em 1853. *1 - João Soares Vibas, nascido no Casal do Eixo, em Aboim, foi Capitão-Mor das naus da Índia, recebendo de Filipe IV o título de Conde d'Anóbrega.

Autor e Data

João Santos e António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login