Casa do Assento

IPA.00001888
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo
 
Casa unifamiliar maneirista e revivalista. Enquadra-se no contexto da grande casa rural maneirista característica do Entre Douro e Minho com torre revivalista ameada, e terreiro rematado também com merlões.
Número IPA Antigo: PT010308160058
 
Registo visualizado 279 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por 2 núcleos básicos: o corpo principal, mais antigo, e a torre construída posteriormente. Planta centralizada regular de desenvolvimento horizontal, cobertura homogénea em telhado de 4 águas. Fachada principal orientada a O., sem embasamento proeminente, apresenta ao nível do primeiro piso uma entrada para as arrecadações agrícolas através de um átrio suportado por duas colunas. O acesso ao andar nobre realiza-se mediante uma escada de granito que, do exterior, leva a um alpendre que se desenvolve ao longo de quase toda a fachada O.. O corpo que se desenvolve no extremo S. da fachada principal destaca-se pelos dois pináculos que o delimitam ao nível do telhado bem como pela ventana com sino e rematada com cruz latina entre ambos os pináculos. No extremo N. da fachada principal a torre, também ela destacada com 4 pináculos ao nível do telhado. A casa encontra-se intimamente relacionada com um pátio, no centro do qual se ergue uma fonte em granito. Na definição do espaço é também importante o muro de granito ameado à semelhança da torre. A E. existe um pátio que apresenta um pavimento de granito e no centro do qual existe uma outra fonte. O pátio é contornado com pequenos muros revestidos de azulejos, cujas características revelam grande antiguidade, apresentando quase todos padrões diferentes, pelo que se supõe serem oriundos de diversos locais (conventos, igrejas, etc.).

Acessos

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, em destaque no meio envolvente, separado a S. pelo muro ameado do terreiro; a N. por construções anexas à casa e a O. por muro de vedação ao qual se encontra adossada, pela fachada posterior, uma capela e a E. por muro de vedação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação.

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc 17 - edificação da ala residencial; Séc. 19 - construção da torre, colocação dos merlões do pátio; 1991, 8 Agosto - Despacho de classificação do Presidente do IPPC; 2011, 14 setembro - proposta da DRCNorte para arquivamento, atendendo a que devido a obras realizadas pouco mais restou do que as paredes estruturais do edifício, pelo que não tem valor nacional, podendo vir a ser classificado pela autarquia como de IM; 2012, 6 dezembro - publicação em DR, 2ª série, nº 236, o anúncio nº 13755/2012 relativo ao arquivamento do procedimento de classificação da Casa do Assento.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; estrutura mista.

Materiais

Paredes exteriores de granito aparente; janelas com caixilharia de madeira; madeira no revestimento do alpendre da fachada principal; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha; paredes interiores de granito rebocado; pavimentos do interior em lajeado de granito, madeira e tijoleira.

Bibliografia

LINO, Raul, O estilo da casa portuguesa do séc. XVII, in Revista Municipal, nº 16, Lisboa, 1943; MORAIS, Maria Adelaide Pereira de, Guimarães, Terras de Santa Maria, Guimarães, 1978; Guia de Portugal, Entre Douro e Minho, Lisboa, 1986; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Introdução ao Estudo da Casa Nobre, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IPPAR, Procº n.º 89/3(058)

Intervenção Realizada

Observações

Os actuais proprietários impediram a realização de fotografias do imóvel. O Plano Director Municipal de Guimarães classifica a Casa do Assento como imóvel de valor patrimonial a salvaguardar.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login