Fonte de Baixo

IPA.00018793
Portugal, Bragança, Bragança, União das freguesias de São Julião de Palácios e Deilão
 
Arquitectura infraestrutural, quinhentista. Fonte de mergulho constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura em alvenaria de xisto e cobertura curva, com dois ressaltos nas bases das faces laterais. Face frontal rasgada por arco de volta perfeita e interior com tanque ocupando todo o espaço, coberto por abóbada de berço.
Número IPA Antigo: PT010402430216
 
Registo visualizado 83 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura de alvenaria de xisto, de juntas cimentadas, com cobertura curva e dois ressaltos nas bases das faces laterais. A face frontal vira-se a SO., terminando em empena curva adaptada ao perfil da cobertura, e é rasgada por arco de volta perfeita em cantaria de granito, com chanfro. As faces laterais têm bases ressaltadas e o arranque da cobertura e a posterior é plana, acompanhando o recorte da cobertura e os ressaltos laterais. O INTERIOR é de planta rectangular, em alvenaria de pedra parcialmente rebocada, com cobertura em abóbada de berço e vestígios de pintura mural figurativa, representando a figura de São Paulo na face direita entre inscrição datada de 1572. Um tanque rectangular ocupa todo o interior.

Acessos

Num largo, junto de um eixo de circulação. VWGS84 (graus decimais): lat.: 41,491610; long.: -6,361308

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, no interior da povoação, num pequeno largo junto a uma das vias secundárias da mesma, mas que conduz à Igreja Paroquial (v. PT010402430211). O largo, sensivelmente rebaixado em relação aos campos situados a N. e à estrada, é circundado a N. por um muro em alvenaria de granito e acedido a S. por vários degraus; possui pavimentado a paralelos. Sobre os ressaltos laterais da fonte existem vasos de flores. A E. a fonte é ladeada por um espelho de água de planta irregular adossado ao muro, encimado por um monumento aos combatentes no ultramar e por marco chafariz em ferro; a O. existem dois bancos de madeira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1572 - data integrada em inscrição presente na pintura mural do interior; 2008, 23 Agosto - inauguração do largo pelo presidente da Câmara Eng. Jorge Nunes e pelo Presidente da J. F. Elias Vara, após obras de valorização.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes; pintura a fresco.

Materiais

Estrutura em alvenaria de xisto; arco de granito; grades de ferro.

Bibliografia

http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=40720, 29 Agosto 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2005 - Obras gerais de beneficiação; CMBragança: 2008 - obras de valorização do largo.

Observações

É provável que a estrutura exterior de xisto estivesse originalmente rebocada e caiada.

Autor e Data

Manuel Apóstolo 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login