Ermida de Santa Ana

IPA.00001877
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de nave única e capela-mor cupulada; exterior de características barrocas presentes na fachada recortada por volutas e no perfil da cobertura dinamizada por pináculos em remate dos telhados e sineira. A capela-mor é mais elevada que a nave, sinal provável de que a esta correspondera uma antiga galilé.
Número IPA Antigo: PT031401130057
 
Registo visualizado 372 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave rectangular e capela-mor quadrada, justapostas, sacristia adossada a N.; volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado de duas e três águas, com beirais; pequena sineira do lado direito, pináculos piramidais sobre acrotérios nos remates dos telhados e da sineira. Fachada principal virada a O., com um só pano, delimitado por cunhais apilastrados, coroado por frontão de enrolamentos, interrompido para receber acrotério centrado por cruz; aletas unem o frontão às pilastras laterais; no eixo da fachada abre-se portal de verga recta arquitravada e dos lados pequenas janelas rectangulares; sobre o portal painel de azulejo azul e branco (14x18), figurando a "Apresentação no Templo da Virgem". Interior: nave única com cobertura em madeira abrindo para a capela-mor, coberta por cúpula sobre pendentes, por arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas; silhar de azulejos de padrão pombalino na nave; retábulo em madeira pintada, tardo-barroco, com a imagem polícroma de Santa Ana com a Virgem e o Menino ao colo.

Acessos

Largo de Santa Ana

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, planalto. Integrada na malha urbana, abrindo a fachada para um pequeno largo fronteiro, com o qual comunica por escadaria, a fachada lateral direita para via de circulação e a lateral esquerda para zona ajardinada; flanqueada por habitação de dois pisos, do lado nascente (v. PT0314010096). Fachada posterior adossada ao edifício do "Jornal de Abrantes" situado na Rua Actor Taborda, no seguimento do Antigo Convento da Esperança (v. PT031401130013).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1496, 17 Junho - fundação da capela; séc. 16, inícios - construção da actual capela, certamente no local de uma anterior, mencionada num documento de 1353; 1576 - as freiras franciscanas vindas da ermida de Nossa Senhora da Ribeira, estabelecem-se aqui aguardando a edificação do vizinho convento da Esperança; 1734 - obras promovidas pelo cónego da Sé da Guarda, para se poder celebrar missa no local; construção da nave e da nova fachada, utilizando talvez uma antiga alpendrada; pintura do painel de azulejos da fachada principal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave), estrutura mista (capela-mor).

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada, com embasamento, molduras, vergas e ombreiras exteriores assinaladas a amarelo ocre, no interior a azul; azulejo; cobertura exterior em telha cerâmica, interior em madeira e alvenaria rebocada; tijoleira em pavimentos.

Bibliografia

CAMPOS, Eduardo, Toponímia Abrantina, Abrantes, 1989; CARDOSO, Luís, Dicionário Geográfico de Portugal, I, 1747; FERNANDES, José D. Santa-Rita, Abrantes Cidade, Abrantes, 1966; MORATO, António Manuel, Memória Histórica da Notável Vila de Abrantes, Abrantes, 1990; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. III, Lisboa, 1949; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71561 [consultado em 14 julho 2016]

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMAbrantes: 1864 - arranjo do largo diante da ermida com caiação e reboco de muros; calcetamento do adro e colocação de gradeamento de ferro em seu redor.

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

Cecília Matias 2006
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login