Passos da Via Sacra de Valinhos e Capela de Santo Estêvão / Cabeço dos Valinhos

IPA.00001875
Portugal, Santarém, Ourém, Fátima
 
A Via-Sacra parte da Rotunda de Santa Teresa e segue pelo caminho que os pastorinhos tomavam para ir de Aljustrel à Cova da Iria. Hoje atribui-se o nome de "Loca do Cabeço" ao sítio onde apareceu, a Lúcia, Francisco e Jacinta, o Anjo, em 1916. Na verdade, a Loca é formação cársica, uma gruta, na qual as três crianças se refugiavam em tempo de chuva.
Número IPA Antigo: PT031421060007
 
Registo visualizado 153 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Via Sacra  Via Sacra e capela  

Descrição

O lugar constitui o ponto de chegada da Via Sacra, sendo marcado por várias esculturas que registam os momentos do encontro dos Pastorinhos com a Virgem e o Anjo de Portugal. Num buraco situado na descida do cabeço em direcção a Fátima, ergue-se um grupo escultórico em pedra, figurando ajoelhados os três pastorinhos e, diante deles sobre um pedestal, a figura de um anjo empunhando uma hóstia e um cálice. A poucos metros, na beira de uma talude, fica uma gruta designada de loca. VIA-SACRA é composta de 14 capelinhas em memória da Paixão do Senhor e uma 15ª correspondente à Ressurreição. Sob o Calvário há uma Capela dedicada a Santo Estêvão. A Via-Sacra parte da Rotunda de Santa Teresa e segue pelo caminho que os pastorinhos tomavam para ir de Aljustrel à Cova da Iria.

Acessos

EN 360

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Isolado. Valinhos é um lugar que liga Aljustrel a Cova da Iria, e para onde os Pastorinhos costumavam levar o rebanho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: Via Sacra

Utilização Actual

Religiosa: Via Sacra

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETOS: António Lino (1956); Ladislau Marec (1959). ESCULTORES: Domingos Soares Branco (1958, 1962); Maria Amélia Carvalheira da Silva (1956, 1958, 1962). PINTOR: Pedro Prokop (1992, 1994).

Cronologia

1916 - os pastorinhos de Fátima recebem as primeiras visitas do Anjo da Paz no local denominado Loca do Anjo; 1917, 19 agosto - local da 4.ª aparição de Nossa Senhora, no lugar de Valinhos, entre as atuais 8.ª e 9.ª estações da Via Sacra; 1956, 12 agosto - inauguração do monumento no local, oferecido pelos católicos húngaros, sendo o projeto do arquiteto António Lino e a escultura de Maria Amélia Carvalheira da Silva; 1958, 12 agosto - inauguração das imagens do Anjo e dos Três Pastorinhos, colocanas na Loca, envolvidos por grade em ferro forjado de Domingos Soares Branco; 1959 - início da construção da Via Sacra e Capela de Santo Estêvão, oferecidos pelos católicos húngaros refugiados no Ocidente, conforme ideia do Padre Elias Kardos e projetadas pelo arquiteto Ladislau Marec; 21 junho - bênção da primeira pedra da Via Sacra; 1962, 11 agosto - bênção da primeira pedra da Capela; 1964, 12 maio - inauguração das 14 capelas da Via Sacra, com baixos-relevos da autoria de Maria Amélia Carvalheira da Silva, sendo as figuras do Calvário de Domingos Soares Branco; 1981, 20 setembro - Despacho de homologação da classificação do conjunto como Imóvel de Interesse Público; 1992, 13 outubro - inauguração da 15ª capela com a presença do Embaixador da Hungria, oferecida pela paróquia húngara de Lajosmizse, que esteve representada no ato da inauguração pelo pároco Padre Asztalos Jósef e por um grupo de paroquianos; os 11 vitrais são da autoria do pintor húngaro Pedro Prokop, representando santos húngaros; 1994 - colocação dos mosaicos no teto da capela representando a Aparição de Nossa Senhora e a entreda da coroa da Hungria pelo rei Santo Estêvão a Nossa Senhora, feitos em Roma, da autoria de Pedro Prokop; 2014, 30 abril - Despacho da diretora-geral da DGPC a considerar o procedimento caducado, dada a ausência de documentos que comprovem a realização da audiência dos interessados.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ABRANTES, Joaquim Roque et. alt., Aljustrel uma Aldeia de Fátima, o Passado e o Presente, Fátima, 1993.; http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1349 [consulta em 19-07-2010]; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74242 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU:DGEMN, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Cecília Matias 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login