Fonte de Baixo / Fonte da Amoreira

IPA.00018662
Portugal, Bragança, Bragança, Baçal
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Fonte de mergulho constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura em alvenaria de granito e xisto, rebocados, com cobertura curva, rasgado frontalmente por arco de volta perfeita e interiormente com tanque ocupando todo o espaço.
Número IPA Antigo: PT010402040078
 
Registo visualizado 49 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura de alvenaria de granito e xisto, parcialmente rebocados, com cobertura curva, e dois ressaltos nas bases das faces laterais. A face frontal, virada sensivelmente a S., é rasgada por arco em alvenaria de xisto rebocada, que acompanha o perfil da fonte. As faces laterais têm bases ressaltadas e o arranque da cobertura. A fachada posterior é cega, acompanhando o recorte da cobertura e os ressaltos laterais, sendo visível a integração de canalização moderna. O INTERIOR é de planta rectangular, em alvenaria de pedra parcialmente rebocada, com cobertura em abóbada de berço sobre um friso; ao meio da parede fundeira apresenta cano com torneira, apoiado em ferro disposto transversalmente. Um tanque rectangular ocupa todo o interior. Separado da fonte, encontra-se em frente da mesma, um tanque rectangular, mais largo, constituído por lajes de granito, o qual recebe água a partir da fonte por tubo apoiado no bordo.

Acessos

Largo Fernando A. R. Tomás. VWGS84 (graus decimais): lat.: 41,852593; long.: -6,722273

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, à entrada da povoação, no meio de um cruzamento entre a estrada nacional de acesso à aldeia e as vias estruturantes da mesma, em frente da Escola Primária, que se ergue a NO.; a NE. ergue-se o edifício da Junta de Freguesia.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - provável época de construção da fonte.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de xisto e granito; reboco de cimento; tanque com lajes de cantaria de granito; elemento de sustentação da torneira em ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - obras de beneficiação.

Observações

M ESTUDO

Autor e Data

Manuel Apóstolo 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login