Ermida de Nossa Senhora do Pilar

IPA.00001846
Portugal, Portalegre, Gavião, Belver
 
Arquitectura religiosa, seiscentista. Capela de características rurais de finais do séc. 17.
Número IPA Antigo: PT041209020004
 
Registo visualizado 827 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planimetria longitudinal de nave única, volumes articulados da torre campanário e da sacristia; massas dispostas na vertical, correspondência com o interior. Fachada principal em empena, de pano único rasgado por portal de verga recta moldurada ladeado por duas janelas quadrangulares e sobreposto de um pequeno nicho e de óculo reentrante; cunhais de cantaria e no lado esquerdo a torre quadrangular e esguia, com cunhais nos ângulos rematados por pináculos cúbicos piramidais e cobertura em corochéu facetado muito apontado, com 4 janelões sineiros de volta perfeita. A fachada apresenta na moldura do óculo esgrafitos no reboco a cal de teor vegetalista e na zona da cornija da empena uma inscrição em letras capitais (Padre nosso ave maria por quem mandou fazer esta ermida / Heitor). Na fachada lateral direita o corpo da sacristia rasgado 2 janelas e uma porta na face dianteira semi-encoberta por um muro mais baixo. Interior: cobertura em abóbada de berço cujo arco toral apoiado em semi-colunas delimita a zona do altar-mor em cuja parede fronteira se vê uma janela entaipada; junto à entrada principal 2 maciços de pedra. Intradorso da abóbada decorado pinturas a fresco *1.

Acessos

CM 1010 à saída de Belver direcção Areia. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,496344; long.: -7,955180

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993

Enquadramento

Rural. Fora da povoação, a meio de uma encosta compreendida por socalcos, suportados por muros de alvenaria seca ou argamassada de granito, envolvida por vegetação onde predominam as oliveiras, azinheiras e vinhas que parcialmente a encobrem.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17, finais - mandada construir por D. António Álvares Heitor, vigário de Belver; 1986, 03 janeiro - o imóvel é classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2.

Dados Técnicos

Materiais

Estruturas: paramentos de alvenaria mista (tijolo, granito aparelhado e pedra rusticada), arcos, colunas, abóbada, vãos em alvenaria de tijolo rebocada excepto janelas da entrada e da capela-mor com vergas e ombreiras em granito. Coberturas: telhado de 2 águas (reconstruido) na nave e de 3 águas na sacristia. Revestimento; reboco a cal esgrafitado, na fachada principal. Pavimento: tijoleira na zona do adro, em terra batida na nave.

Bibliografia

CARDOSO, Padre Luís, Dicionário Geográfico de Portugal, Lisboa, 1758-59; COSTA, Alexandre de Carvalho, Gavião, suas Freguesias Rurais e alguns Lugares, Gavião, 1982; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de portalegre, vol. I, Lisboa, 1940; ROBIO, António Manuel, A vila de Gavião e a sua Antiguidade in O Distrito de Portalegre, 8 Março 1969.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS; GAT de Abrantes

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Intervenção Realizada

1994 - reconstrução do telhado da nave em duas águas segundo o primitivo; tratamento da envolvência.

Observações

*1 - tinha retábulo-mor entretanto desaparecido; *2 - a DGP vai promover a afectação do imóvel à Câmara Municipal de Gavião.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992

Actualização

Sousa Macedo 1997 / 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login