Igreja do Senhor Jesus do Outeiro / Igreja do Bom Jesus do Outeiro

IPA.00001842
Portugal, Portalegre, Alter do Chão, Alter do Chão
 
Arquitectura religiosa, barroca, rocócó. Igreja de nave única de planta octogonal antecedida por exonartex formando coro-alto e com capela-mor escalonada e mais baixa. Fachada principal de 3 panos, com remate em frontão triangular pouco destacado, coroado no vértice por torre sineira com cúpula bolbosa, animada de aletas e pináculos nas ilhargas; pórtico de mármore, com frontão curvo bem saliente e janelão axial com molduras recortadas também em mármore. A composição arquitectónica da fachada tipicamente barroca, estende-se ao dinamismo das formas e pormenores decorativos e encontra correspondência na passagem da austeridade do exterior rectângulo da nave ao dinâmico octógono interior, animado pela retabulística plenamente integrada na planta. Mais tardios, do rocócó, são já os silhares de azulejos e os apontamentos de estuque com concheados, orelhões e asas de morcego. Singulariza-se pela originalidade da construção da sua fachada conseguida através da forma de disposição dos elementos arquitectónicos e decorativos que lhe conferem altura e equilíbrio, a par da coerência do programa estético interior. A construção do espaço interno, nomeadamente o coro-alto apresenta semelhanças com a Igreja do Santuário do Senhor dos Aflitos (v. 1214040063 ).
Número IPA Antigo: PT041201010012
 
Registo visualizado 362 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por endonartex, nave octogonal, capela-mor mais baixa com sacristia a S.. Volumes articulados, massas dispostas na vertical; cobertura diferenciada em telhados de duas águas, com corta-fogo envolvente no corpo da capela-mor. Fachada principal a O. de dois registos e três panos delimitados por pilastras de alvenaria munidas de mísulas, pintadas a cor amarela, e por cunhais de mármore, apilastrados, munidos de altas bases e mísulas; no registo inferior embasamento pintado a amarelo forte; pórtico central de mármore, enquadrado por uma pilastra de cada lado, com enrolamentos nas mísulas, sustentando frontão curvo com, aberto, com chave enrolada no tímpano; janelão axial com moldura de mármore recortada, encimada por cornija curva; 2º registo definido por cornija de alvenaria pintada a amarelo a que se soprepõe o remate em frontão triangular, com um fogaréus nos ângulos; no tímpano óculo em quadrifólio ladeado pelo seguimento das pilastras de alvenaria; vértice do frontão coroado por sineira de planta quadrada, constituindo pequeno torreão, rasgado nos quatro lados por sineiras de volta perfeita e nas ilhargas aletas; remate em cornija moldurada com pináculos em forma de urna no coroamento das ilhargas; cobertura em cúpula bolbosa com óculo ovalado nos quatro lados. Fachada S. de pano único rasgada por janela e com remate em cornija moldurada e beirado. Fachada N. adossada , com remate recto igual à fachada S.. Fachada E. com remate em empena. INTERIOR: Espaço diferenciado. Endonartex de planta concâva, de três planos, com coro-alto assente sobre pilares que descarregam no alçado O.; janelão central, três guardas de ferro forjado decoradas com enrolamentos separadas por dois pilares onde descarrega a abóbada da cobertura; pavimento de tijoleira e cobertura em abóbadas de aresta. Sub-coro ocupado pelo vão de entrada, com uma pia de água benta concheada em cada pano e cobertura com abóbada de volta perfeita; um azulejo no lado da Epístola e um painel de azulejos do lado do Evangelho; de cada lado do vão de entrada abre-se uma porta com moldura de granito coroada por frontão triangular ondulado pintado de amarelo; a porta da Epístola dá acesso a vão de escadas que conduzem ao coro-alto e torre sineira; a porta do Evangelho dá para sala de arrumos. Nave com cobertura abobadada rasgada a nível do arranque por uma janela de cada lado com moldura recortada decorada com motivos vegetalistas pintados de amarelo; pavimento de tijoleira. Alçados da Epístola e do Evangelho idênticos: lambril de azulejos azuis e brancos representando três cenas da Paixão de Cristo enquadradas por cercadura de motivos concheados amarelos e roxo; vão de acesso ao púlpito com moldura de granito sobrepujada por frontão triangular pintado de amarelo; púlpito quadrangular com base de mármore e guardas decoradas com motivos concheados e vegetalistas dourados sobre fundo marmoreado verde e beije; segue-se altar lateral, com retábulo de madeira, dourada e pintada a verde, azul e vermelho, com estípites rematadas por mísulas com enrolamentos que sustentam frontão curvo interrompido; segue-se porta rectangular de acesso ao confessionário, com molduras graníticas sobreposta de frontão borromínico, de alvenaria pintada de amarelo, tendo no tímpano, relevo em talha dourada e policroma, do lado da Epístola figura masculina reclinada, do lado do Evangelho São Pedro. Altares colaterais dispostos em chanfro, de talha dourada e policromada, em arco de volta perfeita sobre pilastras munidas de duplsa mísulas e bases apoiadas em aletas que ladeiam as mesas de altar, em urna, também policromas e douradas. Sobre as vergas das portas dos púlpitos, arcos dos retábulos colaterais e ladeando as molduras das janelas da nave trabalhos de estuque, pintados amarelo ocre, de elementos vegetalistas, concheados, asas de morcego e orelhões. Arco triunfal pétreo de volta perfeita, com marcação de chave, assente sobre pilastras munidas de bases e capitéis. Capela-mor rectangular sobreelevada com cobertura em abóbada de aresta e pavimento de tijoleira. Alçados laterais idênticos: porta recta com moldura de pedra calcária sobrepujada por frontão curvo pintado de amarelo; nicho com molduras pétreas, com frontão curvo decorado por chaveta e peitoril por concheado, e interior dividido por prateleira também pétrea; entre a porta e o nicho, painel de azulejos azuis e brancos figurados com cercadura amarela e roxa com concheados e motivos vegetalistas; superiormente, ao centro, rasga-se janela quadrangular, gradeada, com moldura pintada de amarelo; do lado da Epístola porta para a Sacristia e do lado do Evangelho porta de acesso para quintal. Retábulo-mor de madeira dourada e policroma, a preto, castanho, beije e verde; de planta reentrante, com camarim e trono ladeado por par de colunas sustentando entablamento; este é rematado por frontão curvo sobre o qual se distribuem anjos com os símbolos da Paixão de Cristo e armas portuguesas ao centro. Sacristia de planta rectangular, com cobertura em abóbada de aresta e pavimento de tijoleira. Alçado O. cego, alçado E. com nicho marmóreo com vestígios de policromia, com volutas laterais, cabeça de anjo sobre o arco de volta perfeita e pináculos de cada lado do frontão curvo; no alçado S. lavabo pétreo com mascarão central e remate com frontão curvo interrompido.

Acessos

Rua do Senhor Jesus do Outeiro. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,201368, long.: -7,658588

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-CL/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Urbano, harmónico, adossada a casas particulares de volumetria mais baixa, voltado para rua calcetada com trânsito automóvel e pequeno largo fronteiro.

Descrição Complementar

AZULEJARIA: no alçado O., à direita do vão de entrada, azulejo azul e branco representando almas do purgatório com as iniciais P. N. A. M.; do lado oposto painel azulejar representando Cristo Crucificado. A decoração azulejar do lambril da nave que tem como temática a Paixão de Cristo apresenta, respectivamente, da entrada para a capela-mor, do lado da Epístola: "Jesus perante o Sumo Sacerdote", "Jesus entrega-se aos seus inimigos" e "Jesus no Horto"; do lado do Evangelho: "Jesus é condenado à morte", "Caminho de Calvário" e "Crucificação de Jesus". Na capela-mor dois painéis azulejares, do lado da Epístola "O Pentecostes", do lado do Evangelho "A Assunção". EPIGRAFIA: no alçado O. à direita do vão da entrada, placa com a inscrição: " Igreja construída no ano de 1748 / restaurada entre os anos de 1987-1997 / Confraria fundada a 13 de Maio de 1855 / Reestruturada em 7 de Julho de 1987 / aprovada por D. Augusto César, / bispo desta diocese, no dia 18-12-1996 / Alter do Chão, 2-12-1997";

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1748 - construção da igreja segundo inscrição no inetrior; séc. 18, final - colocação dos azulejos do lambril (KEIL, 1943); séc. 19, início - algumas modificações no edifício ( KEIL, 1943); 1991, 23 janeiro - proposta de classificação pela Confraria do Senhor Jesus do Outeiro; 26 abril - Despacho de abertura do processo de classificação pelo presidente do IPPC; 2009, 22 dezembro - proposta da DRCAlentejo de classificação como Imóvel de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção; 2010, 25 outubro - proposta da DRCAlentejo a propor a classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção; 2011, 23 fevereiro - parecer favorável à proposta da DRCAlentejo pelo Conselho Nacional de Cultura; 2011, 25 outubro - publicação do projecto de decisão relativo à classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respectiva Zona Especial de Proteção, em Anúncio n.º 15400/2011, DR, 2.º série, n.º 205.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada; mármore nos cunhais e nos emolduramentos das portas e janelas; cobertura de telha; pedra calcária nos emolduramentos da nave a capela-mor, madeira nos retábulos; azulejos nos lambris da nave e capela-mor; tijoleira nos pavimentos e alvenaria nas coberturas.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Vol. 1, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1987-1997: obras de restauro.

Observações

Autor e Data

Helena Mantas e Marta Gama 2001 / Rosário Gordalina 2004

Actualização

 
 
 
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