Ermida de Nossa Senhora da Guia

IPA.00001829
Portugal, Leiria, Pombal, União das freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca
 
Capela maneirista e barroca, com alpendrada envolvente e várias portas exteriores de acesso à nave e capela-mor. Os motivos esculpidos polícromos no arco triunfal, frontão da porta da sacristia, púlpito e base do retábulo, de cariz popularizante, são idênticos aos do púlpito da Igreja de Maceira (Leiria), construído em finais do séc. 19.
Número IPA Antigo: PT021015160009
 
Registo visualizado 457 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelos rectângulos decrescentes da nave e capela-mor, a que se adossa o corpo poligonal da sacristia. Um alpendre assente em colunas toscanas e pilares prismáticos, rasgado a O., S. e E., com escadas de acesso, acompanha em planta as reentrâncias das paredes da igreja, rodeando-a em todo o seu perímetro. Volumes articulados com coberturas diferenciadas: telhado de 2 águas sobre a nave e capela-mor, facetado sobre a sacristia. 5 portas de vão rectangular, uma a O., as outras 4 no eixo N. S., 2 na nave 2 na capela-mor, estabelecem o acesso ao interior. Fachada principal orientada, rematada por frontão angular, com cruz no vértice; cunhais rematados por pináculos em todas as esquinas das paredes exteriores. INTERIOR: sobre a porta principal, um coro-alto em madeira assente em pilares prismáticos; a nave coberta por tecto de madeira de 5 planos com caixotões pintados abre para a capela-mor por arco triunfal assente em pilastras; um tecto em abóbada de berço com caixotões remata a capela-mor.

Acessos

EN. 189, Leiria / Figueira da Foz, no Lugar da Guia

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano. Situa-se junto a um cruzamento de estradas, com uma praça do outro lado da estrada, rodeada por construções incaracterísticas.

Descrição Complementar

Motivos escultóricos polícromos no púlpito, nas aduelas do arco triunfal, no frontão da porta da sacristia e na base do retábulo da capela-mor; alusões eucarísticas pelos temas representados (parras, uvas, pelicano) à mistura com motivos barroquizantes (acantos, margaridas, rostos de anjos alados), estes motivos, de grande impacto decorativo, revelam uma fonte artística próxima do púlpito existente na Igreja da Maceira, realizado em finais do séc. 19 (Costa, 1900). Os capitéis dos pilares em que assenta o coro-alto devem ter sido realizados na mesma campanha decorativa. O retábulo em talha dourada do altar-mor pertence ao período da talha nacional; no trono a imagem setecentista de Nossa Senhora da Guia.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1678 - data de construção assinalada na verga da porta, com inscrição referindo que a igreja foi construída com esmolas dos fiéis; séc. 17, último quartel - retábulo do altar-mor; séc. 19, finais - campanha decorativa e escultórica.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra, telha cerâmica.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal", Vol. V, Lisboa, 1955; COSTA, Pe. João Pereira da, Breve Memória da Egreja Parochial de Maceira, no concelho de Leiria, Typographia Leiriense, Leiria, 1900.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Antes de 1976 - Destruição de torre sineira em frente à porta principal; 1979 - prevista a construção de torre sineira em betão no adro da capela e a colocação de cancelas em ferro nas entradas do alpendre; estas obras não chegam a realizar-se; em seu lugar foi colocada uma sineta abaixo da empena da fachada principal.

Observações

*1: DOF: ... situada à beira da EN. nº 189 de Leiria à Figueira da Foz.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login