Igreja Paroquial de Aldeia Nova / Igreja de Santa Maria Madalena

IPA.00018142
Portugal, Guarda, Almeida, União das freguesias de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova
 
Igreja paroquial setecentista, de planta retangular composta por nave e capela-mor, mais estreita, sacristia e campanário, sendo este de dupla sineira em arco de volta perfeita. A fachada principal termina em empena coroada por cruz latina, e é rasgada por portal em arco de volta perfeita e as laterais são rasgadas por porta travessa; fachada posterior cega e terminada em empena, também coroada por cruz latina. Interior simples, sem retábulos, com púlpito do lado da Epístola e arco triunfal de volta perfeita sobre impostas salientes, percorrido por lambril de azulejos industriais, pavimento em tijoleira e cobertura em madeira. Igreja profundamente alterada no interior, tendo-lhe sido removidos todos os elementos de talha.
Número IPA Antigo: PT020902020156
 
Registo visualizado 119 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, tendo adossado, à fachada lateral esquerda sacristia retangular, e à fachada lateral direita, corpo do campanário, com acesso por escada exterior, de granito, com guarda de ferro forjado. Cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas em alvenaria de pedra de granito aparente, com as juntas preenchidas a argamassa de cimento, pintadas de branco, rematadas por cornija também pintada de branco. Fachada principal virada a SO.,terminada em empena, coroada no vértice central por cruz latina com braços rematados em folha de trevo, sobre acrotério, e nos laterais por pináculos piramidais, com remate boleado. É rasgada por porta em arco de volta perfeita. A fachada lateral esquerda adossa sacristia de planta retangular. Fachada lateral direita rasgada na nave, por porta travessa e janela, ambas de verga reta e na capela-mor por janela, também de verga reta. Fachada posterior em empena cega, coroada por cruz latina e pináculos semelhantes aos da fachada principal. Campanário rasgado por dupla sineira em arco de volta perfeita, albergando sinos, rematada por cornija reta, sobreposta por pequeno frontão triangular. Sob as sineiras apresenta a data 1765 inscrita. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridos por lambril de azulejos industriais policromos, decorados com motivos geométricos e florais, pavimento em tijoleira e granito com alcatifa, cobertura em masseira, de madeira. Á entrada do lado da epístola, apresenta pia batismal, em granito, de secção circular, assente sobre base quadrangular, seguida do mesmo lado por púlpito de bacia retangular em cantaria de granito, assente sobre mísula, com guarda em balaustrada de madeira, acedido por escada de granito protegia por guarda em balaustrada de madeira. Porta travessa ladeada por pia de água benta. Arco triunfal em arco abatido assente sobre impostas salientes, com juntas pintadas de branco. Ladeiam o arco triunfal duas mesas de altar e duas mísulas com imaginária. Capela-mor elevada por um degrau, percorrida por lambril de azulejos, com cobertura em gesso intercalado por traves de madeira à vista, com altar simples em granito, integrando sacrário também em granito, com remate denticulado, encimado por Cristo crucificado. No centro, mesa de altar em granito.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Ergue-se em plataforma elevada e vencida por escadaria, no limete NE da freguesia, onde se encontram várias vias. A envolvente é marcada na sua maioria, por grandes áreas agricolas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1320 - surge referida no rol das igrejas; séc. 18 - provável data de reconstrução da igreja, tendo nesta altura três altares, o principal dedicado a Santa Maria Madalena, e dois colaterais dedicados a Nossa Senhora do Rosário e a Santo Estevão; estava a cargo de um abade de apresentação ordinária com uma renda média de 150 mil reis; 1765 - data gravada no campanário, correspondendo possivelmente à construção do campanário.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes (igreja); sistema estrutural autónomo (campanário)

Materiais

Estrutura em cantaria de granito à vista; pavimento ladrilho cerâmico; lambril com azulejos industriais; tetos de madeira; portas e grades de ferro; pias, base do púlpito, altar e ambão em cantaria de granito; cornija de betão; cobertura com telha cerâmica.

Bibliografia

SOALHEIRO, João (coord.) - Foz Côa. Inventário e Memória, Porto, 2000; http://www.cm-almeida.pt/tudosobrealmeida/freguesias/Paginas/FreguesiadeAldeiaNova.aspx, 21 de outubro 2013.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese da Guarda: Departamento do Património Cultural

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - substituição de materais anteriores, colocação de azulejos nas paredes e pavimento.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login