Ermida de Nossa Senhora da Graça

IPA.00001810
Portugal, Leiria, Alcobaça, Aljubarrota
 
Igreja quinhentista de planta longitudinal; nave única e capela-mor com cobertura de madeira a 3 planos.
Número IPA Antigo: PT031001130036
 
Registo visualizado 121 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta de volume simples disposto longitudinalmente, de corpos diferenciados composto por nave e capela-mor mais baixa e estreita e com corpo da sacristia adossado a N; cobertura diferenciada em telhados de 2 águas na nave e capela-mor e da sacristia e outras dependências e alpendre em 3 águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco nas partes novas, com embasamento marcado a cor cinza e em alvenaria de pedra à vista marcando as dimensões da antiga capela; remates em beirada dupla nas fachadas laterais. Frontispício em empena chanfrada sobre a qual se ergue a sineira em arco de volta perfeita rematado por cruz latina; o alpendre assente em colunas cilíndricas ergue-se frente ao portal principal de vão recto; janelão em cruz grega encima o alpendre. Fachada lateral esquerda ligada à via pública, apresenta uma rampa de acesso para pessoas de mobilidade reduzida; abrem a fachada diversos vãos de iluminação de moldura rectangular em cantaria e vãos de acesso também em cantaria e rectangulares. Fachada lateral direita com vãos de moldura rectangular, em cantaria, separado da via pública por alto passeio estreito que se prolonga por toda a fachada. Fachada posterior de 3 registos, apresenta no primeiro um vão de moldura rectangular, no segundo janelas bífidas e no terceiro o relógio de mostrador translúcido; remate em empena simples firmada por cruz no vértice. INTERIOR: nave única rebocado e pintado de branco com friso de azulejos em azul e branco de produção industrial; pavimento lajeado em mármore e cobertura em madeira de três planos do lado da Epístola um confessionário e do lado oposto uma porta lateral de acesso ao exterior e à sacristia; coro alto contracurvado resguardado por balaustrada em madeira: arco triunfal de volta perfeita assente em impostas salientes, sobrepujado por cruz grega em azulejos azuis e brancos com a representação de Cristo, acede à capela-mor por 3 degraus com pavimento igual ao da nave e paredes rebocadas e pintadas de branco; do lado da Epístola um vão ilumina o espaço sagrado; ao centro a mesa de altar tendo ao lado atril, ambos em mármore. Na parede testeira um nicho em concha ladeado por dois pilares, guardando a imagem da padroeira; a ladear o nicho duas mísulas contendo imagens; sobre o nicho uma grande cruz com a imagem de Cristo crucificado. Do lado da Epístola um vão circular guarda o Sacrário.

Acessos

Lugar de Ataíja de Cima. Rua da Senhora da Graça

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado. Rodeado pela via pública e cercada por casario, tem no lado posterior um espaço de estacionamento para o Pároco e do lado do frontíspicio um pequeno adro em calçada à portuguesa em calcário branco e rosa; junto à entrada da capela dois vasos e uma inscrição informativa; ao fundo do átrio encontra-se um cruzeiro de base quadrangular e fuste circular, liso, com remate em cruz latina, ao lado uma rocha com uma placa informativa seguida do nicho que se encontrava no altar-mor antes das obras. Espalham-se pelo adro mais alguns elementos como uma pedra de mó e alguns tanques servindo de floreiras.

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: Junto ao portal principal - "REMODELAÇÃO / 13-12-2003 / INAUGURAÇÃO E BENÇÃO / PELO / BISPO DA DIOCESE / DE / LEIRIA - FÁTIMA / D. SERAFIM DE SOUSA FERREIRA E SILVA / O PÁROCO - P. RAMIRO PEREIRA PORTELA." Ao fundo do adro: "LARGO / N. S. DA GRAÇA / REMODELAÇÃO FEITA PELA C. M. DE ALCOBAÇA / E JUNTA DE F. DE S. VICENTE / INAUGURADO PELO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA / DR. JOSÉ GONÇALVES SAPINHO, SENDO / PRESIDENTE DA JUNTA AMILCAR RAIMUNDO / 13 DE DEZEMBRO DE 2003"

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção da Ermida

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; revestimento de reboco a cal, azulejos; pavimento lajeado e de madeira; cobertura de telha sobre vigamento de madeira.

Bibliografia

O Couseiro - Memórias do Bispado de Leiria, clérigo anónimo, s.d.; SEQUEIRA, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Selecções do Reader's Digest, Lisboa, 1976

Documentação Gráfica

CMA

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: DGPU

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Paróquia: Séc. 20 - colocação do relógio no frontispício; alpendre retirado da fachada SO. fazendo-se a entrada lateral no lado oposto; revestimento a azulejo dos muros da nave; década de 90 - reparações gerais; construção do sacrário; 2003 - obras gerais: alteração do exterior e interior; CMA: 2003 - remodelação do largo de Nossa Senhora da Graça

Observações

No Couseiro consta que a ermida não tinha sino. A construção da entrada lateral no lado oposto deve-se ao facto de pretender facilitar a circulação pela estrada que contorna o edifício. Existiu neste local um convento de frades. *: Descrição antes das obras - "Planta longitudinal composta pelos rectângulos justapostos da nave e capela-mor, alpendre de planta quadrangular adossado a O.; cobertura diferenciada a 2 águas, de 3 águas sobre o alpendre; fachada principal de pano único, orientada a NO. em empena triangular; sob o relógio colocado no óculo, abre-se uma porta com ombreiras constituídas por 3 colunelos em que assenta um arco abatido; sineira sobrepujada por cruz latina; fachada SO. de pano único, corpos diferenciados da nave e capela-mor (esta mais baixa), 3 janelas rectas abrem ao mesmo nível, uma mais pequena abre para a cave (sacristia e capela mortuária); fachada SE. cega, em empena triangular; fachada NE., saliência de pequeno alpendre com degraus, janela recta. INTERIOR de nave única com coro-alto de balaustrada sustentado por 2 pilares de planta quadrangular; pavimento em tacos de madeira; muros revestidos a meia altura de azulejos polícromos de padrão geométrico; cobertura de madeira em 3 planos; uma janela ilumina o pequeno vão que serve de confessionário, outra ilumina a nave. Arco triunfal em asa de cesto. Capela-mor iluminada por uma janela a SO.; do lado oposto a porta que dá acesso à cave (sacristia e capela-mortuária); altar-mor constituído por pequeno nicho com a imagem do orago, ao lado o sacrário. Pavimento lajeado diferenciado em relação à nave, cobertura idêntica à da nave." É urgente retirar o nicho antigo do local onde se encontra.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1995 / Cecília Matias 2010

Actualização

2010
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login