Igreja de Nossa Senhora do Carmo

IPA.00001809
Portugal, Leiria, Alcobaça, Aljubarrota
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja de nave única e capela-mor com cobertura em madeira disposta em 3 planos.
Número IPA Antigo: PT031001110051
 
Registo visualizado 151 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal orientada a SO., composta por nave única e capela-mor; adossamento da sacristia. Volumes articulados. Exterior: frontispício de pano único contornado por cunhais de cantaria, em empena triangular, sobrepujado por cruz trilobada e ladeada por 2 pináculos; entre 2 janelas de arco abatido e gradeadas, pórtico com verga recortada; frontão aberto por óculo; patim com um lance de escadas a cada lado com guarda plena rasgada por pequeno nicho quadrangular, gradeado, sobre o qual se distingue uma cartela com inscrição da fundação da capela; fachada ladeada por esbarros, tendo à direita duas inscrições. Fachada SE., ressalto do corpo da nave em relação ao corpo (mais baixo) da capela-mor; 2 janelas rectas gradeadas. Fachada NE. em empena triangular, cega. Fachada NO., adossamento da sacristia; sineira com arco alteado. INTERIOR: nave única com pavimento lageado e cobertura em madeira disposta a 3 planos, iluminada por 3 janelas e óculo; rodapé de azulejos policromados. Arco triunfal de volta perfeita abre para a capela-mor, de pavimento, revestimento e cobertura idênticos aos da nave. Retábulo em madeira, pintado com motivos geométricos e vegetalistas; tela representando Nossa Senhora do Carmo.

Acessos

Lugar de Chiqueda, Rua Principal

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Isolado, implantação destacada. Contornado pela estrada principal, localiza-se sobranceira ao rio, com patim elevado sobre escada de dois lances.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: ao centro, na guarda - "O CAPITAM MANUEL JOZE FERREIROS, CAVALEIRO PROFESSO NA ORDEM DE CHRISTO, / NATURAL DESTE LUGAR, MORADOR NA CIDADE DA BATALHA, MANDOV / FAZER ESTA CAPELA PARA NOSSA SENHORA DO CARMO, ANNO, 1800." A ladear a fachada principal - "OBRAS DE RESTAURO FEITAS / PELA COMISSÃO DE FESTAS / DE 1971 A 1973 COM A / AJUDA DO POVO DA TERRA." e "25-03-2001 / INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE RESTAURO/ DA CAPELA / COMPARTICIPARAM NO SEU RESTAURO / CÂMARA MUNICIPAL ALCOBAÇA, JUNTA DE FREGUESIA / PRAZERES, PARÓQUIA DE ALJUBARROTA E O / POVO DESTE LUGAR / A TODOS BEM HAJAM,"

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1800 - construção da igreja, como consta na inscrição da lápide colocada no muro do patim; 1971 - 1973 - obras feitas pela Comissão de Festas; 2001, 25 março - inauguração das obras de restauro comparticipadas pela Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de Freguesia e o povo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; cobertura em telha (exterior) e madeira (interior); reboco a cal, azulejos; pavimento lajeado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMAlcobaça

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAlcobaça

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1971 / 1972 / 1973 - obras de restauro feitas pela Comissão de Festas, com ajuda do povo (consta na lápide); 2001 - obras de restauro da capela: substituição do telhado, pinturas exteriores, tratamento da envolvente.

Observações

Inventário da CMAlcobaça n.º 13042.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1995 / Alex Bernardo (CMAlcobaça) 2006

Actualização

Cecília Matias 2010
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login