Capela de Santo António

IPA.00017929
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Velha
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, com coberturas internas diferenciadas, de madeira em masseira, escassamente iluminada por uma fresta rasgada na fachada lateral direita, a iluminar a zona da capela-mor. Fachada principal em empena, com cruz no vértice, rasgada por portal em arco de volta perfeita. Fachadas com cunhais em cantaria no corpo da nave e remates em beirada simples. Interior com púlpito no lado do Evangelho, em cantaria e circular, tendo guarda plena, de execução seiscentista. Arco triunfal de volta perfeita. Na capela-mor, simples altar e nicho em arco de volta perfeita.
Número IPA Antigo: PT020505110134
 
Registo visualizado 511 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita, de volumes articulados e disposição horizontal das massas, de corpos escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinzento, flanqueadas, no corpo da nave, por cunhais em cantaria, reamtadas em beirada simples. Fachada principal em empena, truncada por plinto paralelepipédico, emoldurado e com a data incisa "1940", sobrepujado por cruz grega de hastes simples; é rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura simples de cantaria, protegido por porta de duas folhas de madeira. O conjunto é encimado por painel de azulejos, de 4x3, composto por tema figurativo a representar o orago com o Menino no braço, em monocromia, azul sobre fundo branco, rodeado por moldura contracurva de concheados e flores; sob este azulejo com a inscrição "RESTAURO 1976". Fachada lateral esquerda cega, sendo a oposta rasgada por portal semelhante ao axial, no corpo da nave, e por pequena fresta no da capela-mor. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por faixa pintada de cinza, com pavimento em ladrilho cerâmico vermelho e cobertura de madeira de pinho, em masseira, assente em pequeno friso, tudo pintado de bege. No lado do Evangelho, púlpito de cantaria, circular, assente em bacia com o mesmo perfil e em coluna do tipo balaústre, com guarda plena em cantaria; apresenta a bacia e a coluna ornadas por elementos fitomórficos e a guarda com pequenos círculos. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, de arestas biseladas. Capela-mor com paredes, pavimento e cobertura semelhantes aos da nave, com nicho em cantaria de granito, em arco de volta perfeita, rematado por cruz latina do mesmo material. Mesa de altar em cantaria de granito, assente em dois pilares tronco-piramidais *1

Acessos

Rua de Santo António

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, siolado, rodeada de campos de cultivo, inserida em pequeno adro, pavimentado a paralelos de granito. O caminho que surge por detrás da capela encontra-se sobre a antiga via romana, que ligava a Alpedrinha. Nas proximidades, o Poço do Prelado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável construção do edifício; 1712 - o Padre Carvalho da Costa refere a ermida; 1758 - referenciada, apenas, nas Memórias Paroquiais; 1940 - data no plinto da cruz; 1943 - 1950 - funcionou como escola; 1976 - colocação de azulejo e restauro da capela.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e tijolo, rebocada e pintada; modinaturas, cruz, arco triunfal e púlpito em cantaria de granito; tecto em madeira de pinho; cobertura exterior em telha lusa, assente em estrutura metálica, pintada com zarcão; pavimento em ladrilho cerâmico; fresta com vidro simples; azulejo industrial.

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portugueza..., 2.ª ed., tomo II, Braga, 1868 [1.ª ed. de 1712]; Capela de Santo António está como nova, in Reconquista, 1 Novembro 2002.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Memórias Paroquiais (vol. 30, n.º 263, fl. 1969-1974)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMIN: 2002 / 2003 - intervenção na capela, com renovação de rebocos e pintura, coberturas, obras de carpintaria, colocação de portas e nova instalação eléctrica; assentamento da cobertura em estrutura metálica pintada a zarcão e colocação de telha lusa; interior com forro de pinho.

Observações

*1 - capela-mor encontrava-se encerrada, possuindo um quadro e o púlpito tinha escada de madeira.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login