Casa nobre Vaz de Carvalho / Colégio de Santo António

IPA.00017605
Portugal, Castelo Branco, Fundão, União das freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo
 
Arquitectura residencial, setecentista. Casa senhorial de planta rectangular com dois pisos, definidos por friso, e fachadas simétricas, circunscritas por cunhais apilastrados e remates em friso, cornija e beiral, rasgadas por vãos rectilíneos moldurados, no piso superior em sacada; fachada principal possui a pedra de armas do prorpietário. A distribuição interior é assegurada por escadaria central e corredores.
Número IPA Antigo: PT020504170259
 
Registo visualizado 221 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular de massa simples, de disposição horizontal, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Edifício de dois andares definidos por friso, com as fachadas rebocadas e pintadas de branco, cunhais apilastrados e remates em friso, cornija e beiral triplo. Vãos rectilíneos com molduras de cantaria, superiormente mais largas. Fachada principal virada a NO., tendo seis portas de duas folhas em alumínio e um janelão, no primeiro piso, surgindo, no superior, seis janelas de sacada com guarda de ferro forjado; no centro, pedra de armas em granito e inscrição. Fachada lateral esquerda virada a NE., com porta em alumínio no primeiro piso e janela e postigo, no segundo; remate em beiral duplo. Fachada lateral direita virada a SO. com seis janelas gradeadas no primeiro piso e, superiormente, cinco de sacada com guarda em ferro forjado. INTERIOR com distribuição por escadaria central e corredores, sendo as dependências separadas por arcos abatidos. Pavimento em tijoleira e tecto de madeira plana.

Acessos

Rua da Cale, n.º 54 e Rua Padre Francisco Bento. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,136195; long.: -7,501010

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 686/2018 da Câmara Municipal da Covilhã, DR, 2.ª sérir, n.º 144/2018 de 27 julho 2018

Enquadramento

Urbano, flanqueada por habitação a NE.. Na fachada SO., existe um pequeno jardim protegido por muro de cantaria, pilares e guardas metálicas, possuindo várias árvores, surgindo proeminente uma palmeira. Próximo, localiza-se o Chafariz das Oito Bicas (v. PT020504170072), a Capela de São Francisco (v. PT020504170067).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - data provável de construção; 1970 - funcionou no edifício o Colégio de Santo António; 2018, 26 janeiro - publicação da abertura do processo de classificação do Edifício, em Edital n.º 107/2018 da Câmara Municipal do Fundão, DR, 2.ª série, n.º 19/2018.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito na estrutura, cunhais, modinaturas, muro do jardim, frisos, cornijas, sacadas, pavimentos; madeira nas portas, caixilhos, coberturas; ferro; telha de meia cana; vidro simples; alumínio.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietário; arrendatários

Intervenção Realizada

Arrendatários: 2000 - restauro dos espaços comerciais no primeiro piso.

Observações

*1 - apenas foi possível o acesso ao interior das zonas comerciais.

Autor e Data

Luís Castro e Cláudia Alves 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login